Como Usar Estampa de Poá em Looks Masculinos

A estampa clássica esta cada vez mais presente no guarda roupas masculino, aprenda a usá-la!

0

Como Usar Estampa de Poá em Looks Masculinos

Talvez você seja do tipo que relaciona estampa de poá (ou polka dots em lingua inglesa) com roupas femininas e eu não te culpo por isso, já que nos anos 50 elas eram onipresentes nas imagens das pin-ups e até hoje seja usado o padrão de bolinhas em muitos objetos retrô que representam essa época, mas depois que as micro estampas tomaram conta do guarda roupas masculino o cenário se tornou propício para uma maior aceitação e simpatia pela estampa de poá entre os homens.

Uma característica marcante deste padrão é a capacidade que ele tem de deixar a roupa mais descontraída e descolada, mesmo que seja um item de vestuário formal, como uma gravata ou uma camisa social, além disso ela se torna um elemento visual que atraí o olhar e pode tirar o look do tédio.

História da estampa de poá

Antes da febre das polka dots nos EUA nos anos 50 a moda já havia se rendido ao padrão nos anos 20, quando a Miss América de 1926 foi fotografada usando um maiô de poá e mais tarde, em 1928, Walt Disney usaria as simpáticas bolinhas no vestido da Minnie Mouse. Nos anos 30 vestidos com o padrão foram grande sucesso, nos 40 a música “Polka Dots e Moonbeans” de Frank Sinatra mostrava o quanto a América já havia sido dominada!

Contudo sua origem é incerta. Em 1857, já havia uma publicação de moda utilizando o termo polka dots em suas páginas, provavelmente inspirada na polka, a dança polonesa que tanto sucesso fazia na Europa e EUA na época. Talvez os movimentos circulares executados pelos bailarinos tenham inspirado o nome.

Estampa de poá para homens

Até os anos 60 a estampa de poá era predominantemente feminina, com algumas raras exceções, mas acredito que foi nos anos 80, com todos seus exageros, que os homens passaram a considerar que usar uma peça coberta de pequenas bolinhas não era uma afronta a sua masculinidade. Camisas, camisetas e gravatas cobertas de poá podem ser vistas em alguns dos clássicos oitentistas da Sessão da Tarde e em clipes de bandas da época, aliás Robert Smith, líder do The Cure, pode ser visto em diversos momentos usando essa camisa aqui:

Robert Smith - The Cure com camisa de polka dots

Hoje, além de evocar o passado, sobretudo quando usada em tamanhos maiores e vistosos, a estampa de poá cobre diversas peças de vestuário masculino, sejam elas casuais ou formais. Gravatas com pequenos pontos hoje são tão básicas quanto as de micro padrão e fazem o mesmo sucesso nos ambientes formais, camisas de poá podem ser combinadas com ternos ou com jeans, fazendo bonito nas dois casos, o padrão não só conquistou o público masculino como pode ser usado em quase todas as ocasiões.

Pois, poá ou polka dots?

Como Usar Estampa de Poá em Looks Masculinos

Os franceses chamam a estampa de “petit-pois” (pronuncia-se peti poá) que significa pequenos pontos, no Brasil acabamos por chamar apenas de “poá” com a escrita aportuguesada para facilitar. Raramente alguém chama de “polka dots” em terras tupiniquins, o termo é mais aceito em países de língua inglesa.

Como usar estampa de poá em looks masculinos

Algumas regras básicas

  • Quanto maior o ponto, mais casual se torna a roupa ou acessório;
  • A estampa sempre vai deixar o look mais descontraído, mesmo quando bem discreta ou em peças formais;
  • Utilizar outros padrões pode deixar o combo poluído, pense bem antes de misturar tudo;
  • Pontos grandes chamam mais atenção e marcam mais a lembrança, logo não é uma boa usar essa peça o tempo todo.

Veja algumas sugestões de uso:

Estampa de poá combinada a outros padrões

Para combinar a estampa de poá com outro padrão, como no exemplo da foto acima, onde temos a gravata de pequenos pontos bem espaçados, o melhor é contrastar o visual com um padrão diferente e mais denso, neste caso foi escolhido o xadrez vichy, perfeito para uso com blazer ou costume.

……..

Sobrepondo para tirar a atenção

Se você tem problemas com roupas estampadas, pois acha que elas chamam muita atenção, sobreponha a estampa de poá com um blazer, cardigã ou jaqueta, o padrão aparecendo por baixo dá um resultado visual bacana e moderno mas não monopoliza o olhar.

…….

Seja em fundo claro ou fundo escuro, o importante é que ter pontos pequenos e discretos. Cores sóbrias e em concordância com as demais peças (tom sobre tom é uma boa) também ajudam se você a montar um combo discreto e classudo.

…….

Poá em looks urbanos

Geralmente este tipo de combinação abusa de estampas camufladas, xadrez, grafismos e listras, mas as polka dots também são um elemento que pode agregar um tom despojado e adequado a vibe urbana. Na foto acima vemos o pontilhado em uma malha, mas ela também funciona muito bem em bermudas, bonés e até nos tênis.

…….

Nos acessórios e nos detalhes

Outra maneira de trazer os petit-pois para o outfit é usá-lo em peças ou acessórios que surjam com detalhes no resultado final. A estampa é ótima para criar pontos focais e valorizar certas partes do corpo, como o tórax (com lenços) e o rosto (usando gravatas ou cachecóis).

…….

Estampa de poá em tons claros

Na moda masculina é muito comum encontrar este tipo de estampa com fundo escuro, principalmente o marinho, mas os tons claros também podem render combos incríveis, como neste caso, abusando dos tons outonais em um look leve e despojado, ideal para meia estação ou verão.

…….

Camiseta de poá

A camiseta de poá é tão simples de usar quanto as versões lisas ou listradas: adicione um jeans bacana, um tênis básico e capriche nos acessórios, é difícil errar!

…….

Estampa de poá na parte de baixo

Como eu disse a estampa pode estar em qualquer peça, mas quando falamos de calças e bermudas a coisa muda um pouco de figura, o item se torna casual demais e o tamanho da estampa pode agravar isso ainda mais. Para não correr o risco de ficar muito circense opte por uma blusa, camiseta ou camisa lisa e em tom neutro, os tênis de lona também são um bom complemento.

…….

Com jeans na parte de cima

O jeans usado acima da cintura sempre deixa a combinação mais casual, portanto o uso de uma estampa maior e até mais espaçada na gravata se torna possível, mesmo que a ideia seja sobrepor tudo isso com um blazer ou casaco mais sério.

…….

Poá + poá no mesmo look

Muita gente deve se perguntar se pode usar poá em duas peças do mesmo combo. Sim, é possível, mas você tem que combinar estampas de pesos diferentes. Por exemplo: pontos pequenos em fundo claro e pontos grandes em fundo escuro, como na foto.

…….

Estampa de poá no look rocker

Um visual mais radical pode fazer uso da estampa se você souber dosá-la com outras peças com estilo rocker, como uma jaqueta de couro e um jeans destroyed. Como já dito acima, muitos roqueiros dos anos 80 eram simpatizantes do poá.

…….

Wishlist

Roupas com estampa de poá que valem o investimento*:

  • Camisa marinho com pontos brancos;
  • Camisa jeans com pontos brancos;
  • Gravata preta tradicional ou borboleta com essa estampa;
  • Meias com petit-pois (social e casual);
  • Camiseta escura com pontos claros;
  • Bermuda com pontos bem pequenos;
  • Tênis com poá mais destacados;
  • Cachecol em tons da estação com pontos fazendo tom sobre tom.
  • Em uma próxima ocasião daremos dicas de onde comprar boas peças com polka dots.

Cuidado para não confundir…

Existe um tecido muito usado para ternos masculinos chamado “olho de perdiz” que pode parecer uma estampa de pontos ínfimos, mas na verdade essas pequenas bolinhas brancas estão na trama e nem são perceptíveis de uma certa distância criando a ilusão de ótica de que se trata de um tecido plano.

Galeria de inspirações

Última dica:

A estampa de poá está aí desde sempre, é um clássico que não deve sofrer com os modismos, então você sabe que quando compra uma peça assim não correrá o risco de parar de usá-la tão cedo, ou seja, trata-se de um bom investimento.

Deixe uma resposta