Este look é uma boa inspiração para quem gosta de misturar texturas e padrões de forma a enriquecer visualmente a combinação de roupas. A parte mais bacana é que mesmo assim o resultado não é poluído, muito pelo contrário, no fim das contas temos um combo elegante e casual, altamente indicado para ambiente de trabalho.
Por que funciona?
Temos dois tipos de xadrez – o que já deixaria alguns um pouco receosos – o blazer espinha de peixe e a bela textura do jeans escuro, tudo equilibrado e em harmonia, com a atenção do observador focada no lugar certo que é no tórax e, consequentemente, no rosto.
A combinação dos 2 tipos de xadrez é simples e qualquer um pode fazer igual: o da camisa é marinho (neutro), fechado e pequeno enquanto o da gravata tem cores fortes, maior espaçamento e quadrados grandes, lembrando uma espécie de tartan. O link entre as duas peças está no azul presente em ambas e isso também vale para o lenço no bolso.
O calçado caramelo está em concordância com a casualidade do combo, se destacando sem, no entanto, roubar a atenção, fazendo um bom contraste com o jeans. O cinto é marrom, mas como se trata de uma combinação informal dá para escapar da rima com o calçado e ainda estar bem elegante, adicionando ainda um toque descolado.
Também vale destacar o caimento das peças, todas acertadas sem estarem justas demais, isso é fundamental em um traje desse estilo.
Experimente…
adicionar um chapéu trilby de feltro escuro, ele vai dar um toque sofisticado. Também é possível usar um bota moc toe neste mesmo tom para os dias de inverno.
Não seria a mesma coisa se…
trocássemos a camisa xadrez por uma lisa, chamaríamos pouca atenção para o dorso e perderíamos essa bela combinação de texturas e padrões. Outra coisa que não se encaixa bem aqui é uma calça clara, seja ela de jeans ou sarja, a opção pela escura foi perfeita.
Resumindo:
- Dá para reunir texturas e padrões sem poluir o visual;
- Para combinar dois tipos de xadrez certifique-se que eles tem diferenças marcantes, principalmente no tamanho do padrão;
- Traje elegante = roupas acertadas, mas não apertadas;
- Padrões vistosos devem jogar a atenção para o tórax e o rosto;
- Se o visual está casual é possível deixar de combinar o sapato e o cinto, mas eles tem que manter o estilo do restante das peças;
- Um chapéu cai bem nesse tipo de combinação, pense a respeito;
- Eliminar uma peça xadrez, sobretudo a camisa, vai tirar atenção do dorso.