Como Escolher um Relógio Para Combinar Com o Estilo de Sua Roupa

01/10/2015 4 Comentários por

relogio_combinando_estilo_roupa

Parece um assunto simples, mas não é bem assim, constantemente recebo perguntas dos leitores do Canal Masculino a respeito de como combinar o relógio de acordo com o estilo de roupa escolhida. Alguns tentam burlar as regras e inserir qualquer peça no meio do look, outros simplesmente não conseguem se acertar a relação entre o estilo do relógio e o traje. No fim das contas basta ter bom senso e seguir essas dicas básicas que cobrem os 5 casos mais comuns quando o assunto é relógio masculino:

Caso 1 – Relógios de couro com mostrador clássico

A combinação de pulseira de couro com o mostrador clássico gera peças elegantes e discretas, ideais para serem usadas com ternos, costumes e smokings. Em casamentos, ou qualquer tipo de evento formal, a preferência é pelos de pulseira preta (combinando com cinto e sapato, claro), já no trabalho os de pulseira marrom são muito bem aceitos e ficam bem com trajes azul marinho, bege, cinza claro ou marrom, por exemplo.

Complicações como fases da lua, cronógrafo, calendário perpétuo, etc. são bem vindas, desde que não deixem o mostrador muito poluído.

Veja um exemplo abaixo.

Casamento formal no campo

…….

Caso 2 – Relógios de pulseira metal com mostrador clássico

Seleção de relógios para usar com traje formal no trabalho

São muito usados para ambiente de trabalho, a pulseira deixa o modelo mais versátil, permitindo a combinação com roupas mais casuais, mas ainda tem aquele apelo elegante com um toque arrojado trazido pelo metal, então dá para usar com algo mais sério.  Não são considerados ideais para acompanhar o smoking ou ternos em eventos formais, apesar de muita gente ignorar essa regra, sobretudo quando se tratam de modelos clássicos e consagrados de marcas como Rolex e Omega.

Veja dois exemplos de look para trabalho:

Color Pants - Trabalho Casual

Muito colorido para você? Este outro vai na contramão e investe no “total black”…

Look All Black Terno

…….

Caso 3 – Relógios de pulseira de couro ou metal com mostrador esportivo

O mostrador pode mudar completamente o estilo de um relógio, tenha ele a pulseira de couro ou metal. O design esportivo e mais agressivo cai bem em looks casuais, desde os comportados com blazer e camisa, até os mais descolados, com camiseta e jaqueta de couro, por exemplo.

Veja um exemplo:

Top-Sider com combinação neutra

…….

Relógios com pulseira de borracha ou silicone

Estes são claramente esportivos, mais adequados para acompanhar uma polo ou camisa xadrez sobreposta por uma parka de sarja ou um casaco de moletom com camiseta. Alguns modelos ainda conseguem compor um look mais arrumadinho, mas são raros, a grande maioria parece acessório de esportista mesmo, principalmente os com mostrador digital.

Deste tipo temos alguns modelos mais cool, como o Gucci digital (acima, a esquerda), o os super esportivos  como o G-Shock da Casio (último a direita).

Veja um exemplo:

Look casual com toque esportivo 2

…….

Relógios com pulseira de plástico ou lona colorida

Seleção de relógios com pulseira de de nylon e plástico

Coloridos e modernos, os relógios masculinos ou unissex com pulseira de nylon, lona, plástico ou silicone fazem a festa de quem curte um visual descolado, portanto encaixam-se em composições completamente casuais, principalmente as voltadas para momentos de lazer e descontração. São amigos dos jeans desbotados, das camisetas com estampas pop, sneakers arrojados e acessórios do momento, como pulseiras e colares.

Nesta categoria entram os modelos da Swatch, da Timex e alguns exemplares da Lacoste e da Adidas.

Veja um exemplo:

Passeio de Primavera

…….

Encarando de um outra maneira poderíamos classificar de acordo com o tipo de roupa ou seu propósito:

  • Trabalho formal e eventos black-tie, black-tie opcional ou semi formal = pulseira de couro com mostrador clássico;
  • Trabalho semi formal ou casual elegante = pulseira de aço com mostrador clássico;
  • Trabalho casual, lazer, baladas = pulseira de aço ou couro com mostrador esportivo e arrojado;
  • Lazer, esporte e passeio ao ar livre = pulseira de silicone ou borracha;
  • Passeio, encontros, shows, praia = pulseira colorida de nylon, lona ou plástico.

Dicas finais

Os relógios mais formais da lista devem ser evitados com roupas muito casuais, afinal não tem muito sentido usar bermuda e camiseta com um relógio clássico com pulseira de couro, por outro lado, qualquer coisa abaixo do clássico com pulseira de aço não deve acompanhar um terno, não é muito aconselhável vestir um traje social portando um relógio com cara de academia no pulso.

Há quem misture tudo? Sim, tem gente que consegue misturar os estilos e ainda fazer algo bacana, mas na maioria das vezes essa pessoa toma o cuidado de não ferir nenhum dress code, sobretudo no trabalho e em eventos solenes. Se você está começando agora a se aventurar “nessa área”, aconselho ir com calma. ; )

Está com dúvidas sobre os tipos de dress codes? Clique aqui para entender melhor.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Como Escolher um Relógio Para Combinar Com o Estilo de Sua Roupa”

  1. Bruno says:

    Existem os relógios de madeira também. São casuais mas bem diferentes

  2. Mauricio P Jesus says:

    Muito bom artigo
    Esclareceu muitas dúvidas minhas

  3. Barutti says:

    Gostei bastante. Sou colecionador e admirador de relógios, principalmente os automáticos, e ao meu entender até que venho combinando acertadamente.

  4. Roger says:

    Adorei a matéria. Eu sinceramente cometi por muito tempo o erro de utilizar relógios esportivos em meu trabalho com uma roupa mais social. Já tem um tempo que parei de cometer esse erro e passei a utilizar mais comumente os de pulseira de metal.
    Abraços.

Deixe um comentário