A Estética Steampunk e a Moda Masculina

02/05/2015 3 Comentários por

estetica_steampunk_ft01

Se você nunca ouviu falar em Steampunk, certamente já viu (e muito) roupas, acessórios e objetos baseados neste subgênero da literatura. O termo, que usa a palavra steam (vapor)  em referência à revolução industrial, tem origem no final dos anos 80 como uma variante do cyberpunk e pode ser bastante visto na mídia sem que percebamos tão facilmente.

O steampunk mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis improváveis com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.

estetica_steampunk_ft05

A ficção steampunk foca na tecnologia real e teórica da era vitoriana (1837-1901), incluindo os tais motores a vapor e aparelhos mecânicos. Muitas das importantes obras do gênero são ambientadas nesta era e os principais autores são: Júlio Verne, H.G Wells, Mark Twain e Mary Shelley, entre outros. Cada um deles escreveu obras apresentando tecnologia avançada e ambientada no séc. XIX e início do XX.

Com muitos fãs ao redor do mundo, os steamers se caracterizam pelo uso de uma moda retrô vitoriana produzida com materiais como cobre, couro, engrenagens e penas, tanto em vestimentas, quanto em objetos. Ainda chapéus, relógios de bolso e corsets para as mulheres são peças obrigatórias na indumentária steampunk. Muitas vezes roupas e objetos contemporâneos, como o computador, são transformados esteticamente em máquinas do século XIX.

estetica_steampunk_ft02

E na moda steampunk, já que o período vitoriano abarca mais 120 anos de transformações na vida e cultura dos cidadãos, é possível mesclar padrões de diversas épocas para se chegar a um visual único. O importante é expressar a personalidade de quem usa. Porém, mesmo com sua diversificação, para os homens os padrões-base seriam: exploradores, caçadores, militares, aristocratas, cientistas, médicos, mecânicos, operários, piratas aéreos, engenheiros, espiões etc.

Assim, encontramos principalmente: calças de cortes retos, camisas de botão, colete, casaco e sobretudos. Para a cabeça, a tradicional cartola, boinas ferroviárias, quepes, barretes ou capacetes. Nos calçados, sapatos tradicionais, botas militares de couro envernizado, pele ou de borracha vulcanizada com o cano em comprimentos variados (desde as mais baixas até as de montaria que chegam quase aos joelhos).

estetica_steampunk_ft12

Já nos acessórios as possibilidades são infinitas, sempre predominando o estilo retrofuturista com engrenagens ou mecanismos de relógios, estes, preferencialmente, de bolso. Máscaras, óculos antigos como os “Goggles” (óculos modificados com conjuntos de múltiplas lentes, monoculares, binoculares, com diversas funções e mecanizações complexas), lunetas à vapor e braços mecânicos. Por fim, armas de proteção, sem falar em anéis, pulseiras e colares, entre muitos outros. A regra é que eles devem passar a noção de funcionalidade, utilidade, beleza e diversão.

Quem quiser conhecer mais sobre o estilo pode assistir a alguns filmes emblemáticos como a Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, João e Maria: Caçadores de Bruxas, James West, Capitão Sky e o Mundo do Amanhã, A Liga Extraordinária e Van Helsing, entre muitos outros. Já na música, um dos maiores nomes é a banda americana Abney Park cujo vídeo você vê abaixo:

Veja mais na galeria de fotos abaixo:

É importante lembrar que a estética steampunk não fica restrita aos aficionados pelo tema; roupas, relógios (entre outros acessórios) e objetos de decoração por vezes se beneficiam do charme desse estilo para criar um visual com aspecto retrofuturista.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto pode visitar o site do SteamCast e assistir os vídeos a respeito ou acessar o site do Conselho Steampunk.

Como a maioria das roupas e acessórios são feitos artesanalmente dá para encontrar muitos itens a venda no Etsy, basta fazer uma busca por steampunk.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Editora de moda e beleza masculina, procura novos produtos, novas marcas e traz dicas de estilo para o homem moderno.

3 Responses to “A Estética Steampunk e a Moda Masculina”

  1. frank kiliel says:

    faltou mencionar também o jogo bioshock infinite que também tem essa pegada

  2. Alan Wünsch says:

    Muito bom o post, gosto muito do seu estilo de escrita Barbara, muito clara e concisa ,entretanto sem deixar as nuances do conteúdo de lado.

Deixe um comentário