5 Peças Básicas e Elegantes Que Todo Homem Deve Ter

28/08/2016 5 Comentários por

5 Peças Básicas e Elegantes Que Todo Homem Deve Ter

Maneira de se vestir é algo muito pessoal, mas muita gente usa isso de desculpa para colocar qualquer coisa que vê pela frente ou chutar o dress code para o alto, mesmo quando o protocolo nem pede algo muito formal. Abaixo você encontrará uma lista com 5 peças que tornam o homem apto a frequentar ambientes mais requintados sem deixar de ser casual, nem precisar de um terno:

1 – Jeans escuro

roupa-todo-homem-deve-ter-jeans

Todo mundo tem pelo menos um jeans no guarda roupas, mas aquela calça toda rasgada não serve para qualquer ocasião, tem horas que você precisa de algo mais discreto. A escolha perfeita é o jeans escuro. Se for cru e básico, melhor, você poderá usá-lo em qualquer ocasião, se tiver um pouco de lavagem, tudo bem, ainda será uma peça sóbria o suficiente para acompanhá-lo no trabalho (casual) ou lazer.

Dica: a peça neutra permite combinação com qualquer outra roupa, seja casual ou formal. Dá para usar com uma camiseta básica branca e um tênis de lona ou uma camisa social e um sapato casual. Se você é do tipo indeciso e mete o pé pelas mãos na hora de combinar roupas esse item é ideal, vai te poupar muita queima de neurônio. 🙂

Quanto vai gastar?

O jeans é a peça mais fácil de encontrar e com melhor custo benefício, a partir de 100 reais já é possível adquirir um denim básico.

…….

2 – Blazer marinho de lã fria

roupa-todo-homem-deve-ter-blazer-marinho

Atualmente é fundamental ter pelo menos uma roupa “adulta” em um dos seus cabides, sobretudo se você faz o estilo extra casual com um armário abarrotado de camisetas e bermudas. O blazer marinho é um coringa, funciona tanto de dia como a noite e dá um ar mais elegante até aos looks mais casuais.

Dica: você também pode investir em uma peça de sarja ou algodão, ela não é tão formal, mas já é um belo upgrade visual.

Quanto vai gastar?

Um blazer razoável sai por uns 300 reais se você abrir mão da lã fria e da grife, o que significa que vai encontrá-lo em uma grande rede tipo Renner ou C&A, se procurar por algo de lã fria vai desembolsar acima de 600 reais, a menos que aproveite alguma promoção ou bazar, o que não é má ideia.

…….

3 – Camisa social branca

roupa-todo-homem-deve-ter-camisa-social-branca

É difícil encontrar uma mulher que não suspire ao ver um cara vestindo uma camisa branca perfeita, é impressionante como ela valoriza seu usuário, transmitindo uma imagem de elegância, limpeza e sofisticação.

Dica: As de algodão simples são frescas e leves, as de oxford, tecido mais encorpado caem melhor e parecem mais luxuosas, mas ambas marcam pontos positivos e servem para aqueles momentos quando o que importa é passar uma boa imagem.

Quanto vai gastar?

Se procurar com paciência pode achar uma camisa social branca de algodão por algo entre 150 e 200 reais, mas a maioria supera esse valor, ou seja, você tem que ter paciência e persistência para economizar uns trocados!

…….

4 – Gravata neutra (de preferência preta, marinho ou cinza)

roupa-todo-homem-deve-ter-camisa-gravata

Muitos homens não se acertam com a gravata: reclamam que o acessório aperta, atrapalha e causa desconforto no calor, mas a verdade é que ela é um item essencial para dar aquele acabamento final no look, ainda mais em ambiente profissional. Se você não é fã do acessório tenha pelo menos uma preta para ocasiões em que ela é imprescindível.

Dica: não reserve a gravata apenas para trabalho, as vezes é uma boa mostrar-se um cara elegante e adicioná-la até a looks casuais, mas que merecem um toque a mais. Evite combinações com camisas pretas, nem sempre dá certo, prefira um combo com contraste.

Quanto vai gastar?

Se for uma gravata em tecido sintético dá para encontrar exemplares de 30 ou 40 reais em qualquer fast-fashion por aí, já as de seda raramente saem por menos de 120 reais, mas são mais bem feitas e tem um caimento imponente.

…….

5 – Sapato casual

roupa-todo-homem-deve-ter-sapato-casual

Os tênis são seus grandes amigos, mas por mais bacanas que eles sejam não conseguem se comparar a um bom par de sapatos quando julgamos o quesito estilo, e nem precisa ser um modelo super formal, os casuais já são um upgrade e tanto no seu visual, além disso você pode optar por um charmoso monk-strap ou um oxford de camurça com sola colorida e até cadarços contrastando, desde que sua indumentária comporte este tipo de calçado.

Dica: os sapatos atuais são muito confortáveis, existem modelos com sola acolchoada que dão uma sensação de conforto maior, mesmo que você tenha que fazer uma longa caminhada.

Quanto vai gastar?

Entre 200 e 300 reais já dá para encontrar bons calçados em qualquer shopping e está bem abaixo daquele seu tênis de corrida que custou 500 reais e só serve para academia. Existem sapatos por aí por 150 reais, mas antes de comprar verifique o material e o acabamento, também vale prová-los para ver se são confortáveis.

…….

Mas eu preciso usar isso tudo junto?

Não amigão, na verdade a ideia aqui é que você comece a fazer um mix dessas peças no seu dia a dia, mas a foto no início deste post prova que elas funcionam sim todas juntas. Como já foi dito, tratam-se de itens neutros, logo a combinação entre eles é fácil e vai levar a novas

…….

Quer subir de nível?

Adicione a lista um terno (marinho, preto ou chumbo), um sapato social preto e outro marrom, cintos combinando. Aqui você sai do básico casual e ingressa no mundo da roupa formal, mas é bom pensar nela, pois seu uso é fundamental em casamentos, formaturas e em alguns ambientes de trabalho.

…….

Para complementar:

Coletes de alfaiataria – deixam todo mundo mais elegante e tiram seu look do lugar comum;

Bolsa masculina de couro – sai fora das tradicionais mochilas de nylon e acrescenta uma dose extra de estilo;

Relógios clássicos – dê um tempo para o cebolão de plástico com 20 botões e aposte em um de caixa de aço e pulseira de couro;

Pulseiras – se não exagerar elas são uma boa assinatura para a combinação;

Cardigãs e blusas de malha – emprestam cor e textura ao visual sem tirar a elegância, mas precisam de bom caimento;

Meias coloridas – outra maneira de dar um toque pessoal ao outfit, mas só funcionam em ambientes mais decontraídos;

Casacos e jaquetas de couro – podem fazer as vezes do blazer e proteger do frio intenso. Tem coisa melhor?

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

5 Responses to “5 Peças Básicas e Elegantes Que Todo Homem Deve Ter”

  1. WILSON SOUZA says:

    Todas as dicas simplesmente ótimas, apenas gostaria de ressaltar que os cardigãs e malhas são as melhores sacadas para quem quer valorizar o visual sem gastar muito, até mesmo em shoppings é possível encontrar malhas por menos de R$70,00 e que vão ficar perfeitas em qualquer ocasião, no monimo muito melhor que uma blusa de moletom.

    Wilson de Souza / SP

  2. Glauco Rodrigues says:

    Seu site é ótimo Ricardo, tiro daqui excelentes dicas e principalmente me auxilia na mudança de comportamento para me vestir, seja casual ou formalmente. Gostaria de pedir dicas sobre suspensório…Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, abraços!!!

  3. agenir s rodrigues says:

    gostei de todos por isso peço sua ajuda porque eu não sei o que meu filho deve usar numa festa de bodas de prata ele tem 12 anos me da uma dica por favor obrigada.

    • Ricardo says:

      Agenir,
      os garotos menores de 15 anos não são tão cobrados quanto os adultos, um jeans discreto, uma camisa clássica e um sapato social geralmente são suficientes para alguém nessa idade.
      Abs.

Deixe um comentário