5 Maneiras de Usar o Blazer Masculino no Inverno

15/06/2015 2 Comentários por

blazers_looks_inverno_destUma coisa bacana do inverno é que a estação dá a oportunidade a quem mora em lugares frios de usar blazers de lã ou veludo que, além de elegantes, criam um visual diferente e aquecem muito mais. Mesmo assim, caso você more em localidades mais quentes, é possível montar qualquer um dos looks abaixo usando peças feitas de lã fria, mas com padrões como o Príncipe de Gales ou espinha de peixe e cores típicas do inverno como o chumbo, verde musgo, marrom e uva, mantendo o espírito da temporada.

Os looks abaixo são da Ralph Lauren e merecem comentários a respeito das soluções encontradas para dar estilo a combinação:

blazers_looks_inverno_ft01

A escolha do jeans super estonado é bem ousada e faz um contraste interessante com o blazer Príncipe de Gales, mas a calça pode chamar atenção demais! A solução aqui foi adicionar um suéter de tricô em um tom vivo e forte para atrair o olhar. O sapato loafer dá o tom de fim de semana do look, então guarde-o para uma viagem ou passeio, o combo é casual demais para trabalho.

…….

blazers_looks_inverno_ft02

Indo em outra direção temos este “smart casual. A camisa, a gravata, o tricô comportado e o jeans escuro básico indicam uma ocasião um pouco mais formal, mas o tênis dá uma amenizada. É um ótimo look para uma ida ao cinema ou ambiente de trabalho bem descontraído, entretanto uma reunião pode pedir um calçado mais alinhado, como um oxford marrom, por exemplo. O versátil blazer espinha de peixe é um clássico e merece estar no guarda roupas de qualquer homem.

…….

blazers_looks_inverno_ft03

Visual que trabalha muito bem a cor marrom sem se tornar enjoativo, utilizando diversos tons de maneira harmoniosa e elegante. A sobreposição de peças está perfeita com o blazer de lã por cima de um casaco (ou colete) de nylon sobrepondo o suéter com gola pescador que destaca o rosto. A calça de veludo é confortável e adequada a estação, mas pode ser trocada por uma sarja se o tempo não estiver tão frio. A bota estilo “hicking” dá um ar descolado e aventureiro ideal para quem quer mostrar estilo e criatividade.

…….

blazers_looks_inverno_ft04

Mais um look confortável e quente, com uma bela combinação de azuis na camisa de chambray e o suéter, contrastando com o blazer e a calça. Para arrematar de uma maneira diferente chegam o colete de camurça (sobrepondo o blazer) e o cachecol, ambos jogando mais volume na parte de cima. O loafer marrom deixa claro que o foco está na parte de cima, mas que não houve descuido na hora de combinar o calçado.

…….

blazers_looks_inverno_ft05

A opção mais “dark” entre as cinco faz uso do elegante blazer de veludo, como a peça é quente só mesmo quem mora em lugares com um inverno bem definido consegue usá-la, mas não há nada que te impeça de trocá-lo por um de lã fria ou sarja leve. O tom sobre tom do xadrez da camisa com a blusa de tricô ficou discreto e classudo, ainda mais quando sofre a adição da calça verde musgo, transformando este combo no mais invernal dos cinco apresentados. O couro marrom dos sapatos e da pasta fecha com cahve de ouro este look masculino para inverno.

…….

Dicas complementares:

Para gordinhos – evite coletes e jaquetas de nylon forradas que fazem muito volume, prefira as mais secas. Nos tricôs, tome cuidado com os de pontos muito abertos ou com o “cable knit”, o padrão em forma de “corda” que tende a aumentar a silhueta.

Para baixinhos – pense em calças que tenham tons próximos aos do blazer para criar uma silhueta mais uniforme e use acessórios que chamem atenção para o seu rosto como cachecóis e óculos de sol.

Para os muito altos – aproveite as combinações contrastantes para fatiar sua silhueta e abuse do volume na parte de cima, só tome cuidado com os calçados muito parrudos, eles podem acrescentar alguns centímetros indesejados.

Dicas gerais:

– Não se prenda a tecidos, se sua região é quente (mas não muito) invista em sarja, linho e algodão em vez de veludo e lã. Se a temperatura não permite muitas sobreposições, exclua as malhas e não tenha medo de trocar camisas por camisetas;

– Dê seus toques, insira elementos que fazem parte de seu repertório, como um lenço no bolso, pulseiras, anéis, uma touca discreta ou até um relógio diferente;

– Experimente as mesmas combinações com outras cores, mas mantenha-se nos tons invernais ou terrosos, eles vão dar o tom do look;

– Use os calçados para deixar o visual mai sério ou mais descontraído. Vai para o trabalho? Então um derby de couro ou camurça pode ser uma melhor opção. O destino é uma balada? Pode ser que um tênis de couro ou lona caia como uma luva.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “5 Maneiras de Usar o Blazer Masculino no Inverno”

  1. guilherme says:

    Boa tarde Ricardo,

    Nestes looks de inverno quais seriam as melhores opções de meia?

    abc

    obs – ótimo resumo! congrats

Deixe um comentário