10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

21/09/2016 Sem comentários por

look-camiseta-basica-masculina-14

Hoje em dia temos listas fashion de todos os tipos: lista das roupas essenciais, das peças das estação, dos sapatos obrigatórios, das maiores tendências do ano, até do que não usar de jeito nenhum. Este post é sobre um item que está acima das listas e das fórmulas de tão versátil: a camiseta básica masculina, aquela companheira simples e barata que se encaixa em todos os looks de uma maneira ou outra.

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

É interessante notar que nem sempre a camiseta básica esteve tão em alta, há coisa de uns 10 anos as estampadas tomaram de assalto a moda masculina e muita gente chegou a encostar as t-shirts cinza mescla ou brancas, favorecendo modelos onde o silk-screen dominava. Também tivemos a época das camisetas manchadas e a onda deflagrada pela Abercrombie com os modelos que ostentavam letras feitas com aplicação de tecido, uma verdadeira praga.

Como eu acredito que você não se deixa levar tão facilmente por essas tendências que vem e vão, preparei esse guia para tirar duvidas sobre o uso da camiseta – se é que você tem algum – ou te encorajar a usar a peça de novas maneiras:

Como usar a camiseta básica do jeito certo

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

Não precisa de pós-doutorado para usar uma camiseta básica, ela combina com qualquer cor e sua simplicidade não faz com que a peça brigue com as outras roupas, em outras palavras ela é ótima quando se quer dar destaque a uma jaqueta ou calça, pois não disputa a atenção do observador, mesmo assim recebo algumas dúvidas dos leitores que podem ser úteis:

1 – Por dentro ou por fora da calça?

Geralmente por fora, mas alguns looks com estilo mais sério e alinhado podem comportar a camiseta usada por dentro, só tomo cuidado para não ficar muito coxinha.

2 – Pode usar por baixo da camisa social?

Pode, principalmente se você é daqueles que suam muito e tem medo de manchar a camisa, mas cuidado para não deixar a t-shirt aparecendo, se não vai usar gravata e pretende abrir alguns botões opte pela gola V cavada, já falamos sobre isso aqui. A camiseta aparecendo por baixo da roupa social dá um ar um pouco desleixado e pouco profissional.

3 – Com camisa casual, como usar?

Neste caso você tem mais liberdade: pode fechar a camisa e deixar apenas alguns botões abertos ou pode ser com ela completamente aberta, principalmente as com padrão xadrez que contrastam bem com a simplicidade da camiseta lisa.

4 – Camiseta com cardigã, pode?

Outra combinação bacana e relax, ideal para momentos de lazer, já para trabalho nem tanto, é bom estar atento ao dress code da empresa antes de juntar as duas peças.

5 – Camiseta com casaco fica bacana?

 

Combinação com trench coat para o inverno

Fica, e muito! Já fizemos um post sobre isso, basta clicar aqui para saber tudo a respeito.

6 – Mostrando o cinto ou toda por fora da calça?

Muita gente deixa a parte da frente da camiseta por dentro da calça para mostrar o detalhe do cinto, o objetivo é claro: deixar todo o look a vista, mas se você não se sente bem usando assim, não precisa, não existe uma regra para isso.

7 – Camiseta no trabalho é uma boa?

A camisa sempre tem uma aparência mais profissional e se eu puder escolher entre as duas, sem dúvidas apostarei na camisa, mesmo em ambientes mais descontraídos e liberais, afinal nunca se sabe com quem a gente vai ter que tratar.

8 – Quais são as melhores cores?

Branca, preta, marinho e cinza-mescla são praticamente a prova de erros. Para usar por baixo das camisas sociais, as brancas e as na cor cinza são a melhor escolha, pois aparecem menos caso o tecido que as sobrepõe seja levemente transparente.

9 – Quais são os melhores tecidos?

Se você fugir da malha de algodão tradicional elas já não se tornam tão básicas assim, mas dá para abrir uma exceção para o flamê, o algodão canelado e o pima cotton. Tem também os tecidos híbridos, quando o algodão recebe a mescla de alguma fibra que o deixa mais macio, confortável ou fresco. Todas são bem-vindas!

10 – Pode usar uma camiseta básica no primeiro encontro?

Pode, mas capriche nas demais peças, escolha uma calça com caimento bacana, um bom sapato e algo para complementar, muitas vezes a terceira peça faz a diferença, como uma jaqueta arrojada ou um blazer sofisticado.

…….

Dicas de estilo adicionais

No Normcore e no Athleisure

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

Mas as modinhas passam e a camiseta básica está aí, mais forte do que nunca em parte graças ao fôlego renovado trazido por duas tendências mais recentes: o normcore e o athleisure. As duas tem em comum prezar pela simplicidade e conforto nos momentos de lazer; a primeira pega roupas descontraídas como moletons, calças jogger e jaquetas simples para montar combinações descoladas, a segunda mistura peças voltadas para exercícios físicos com a indumentária do dia a dia para dar um toque esportivo ao look urbano. Fica difícil não montar um look com camiseta nos dois casos, não é?

…….

Camiseta + costume

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

Outra tendência que vem se consolidando é a de usar o costume com t-shirt e sapato social ou até um tênis clássico. A desconstrução do traje social masculino como algo imutável está a cada dia ganhando mais adeptos, o costume já não precisa vir apenas acompanhado de camisa e gravata se o ambiente e a ocasião permitirem.

Já falamos disso aqui e aqui.

 …….

Na combinação com camadas

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

O visual masculino pode ganhar um charme adicional se você souber coordenar bem as camadas de roupas acima da cintura, casacos, jaquetas, blazers, malhas, coletes e camisas ajudam a incrementar o combo que pode ter como base uma t-shirt.

…….

Camiseta no look descolado

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

Outra vantagem da t-shirt básica é poder tirar e por qualquer peça sobre ela a qualquer momento, você pode criar um combo com camisa xadrez e usá-la amarrada na cintura se estiver muito calor ou mesmo se achar que assim é mais bacana, se a temperatura cair você não vai passar frio, mas para isso você tem que optar por um look descolado, como esse da foto, o mesmo recurso não funcionaria com um blazer, por exemplo.

…….

Use acessórios para dar um upgrade no visual

10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo

Apesar de todas a vantagens da camiseta, ela tem um contra: sua presença pode deixar o look muito simples. O solução aqui é fácil, basta usar acessórios para deixar o combo mais elaborado, valendo de óculos de sol apropriados para seu rosto e seu estilo, até o lenço de bolso no blazer.

…….

Abaixo mais algumas fotos para inspiração:

Você também pode visitar nosso perfil no Polyvore, tem muita coisa bacana por lá usando t-shirts básicas.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “10 Dicas Para Usar a Camiseta Básica do Jeito Certo”

Deixe um comentário