Maneiras de Usar Terno ou Costume Para Qualquer Ocasião

03/08/2016 Sem comentários por

terno-costume-casual-tenis-malha-skate

O terno ou costume é, tradicionalmente, um traje extremamente formal que simboliza seriedade e poder, por isso sua ampla aceitação no ambiente corporativo, mas como as regras estão aí para serem quebradas, mesmo este bastião do guarda roupas masculino teve sua sobriedade amenizada e modernizada, saindo da mesa de trabalho e invadindo ambientes mais tolerantes e despojados. Neste post mostraremos maneiras de usar terno, da mais formal e tradicional a mais casualmente jovem, veja abaixo:

1 – Traje Social ou Passeio Completo

Costume em combinação clássica

É a combinação mais tradicional com terno ou costume, geralmente em trajes na cor preta, marinho ou chumbo, acompanhados por camisa social branca ou bem clara, gravata sóbria, sapato social de amarrar – pode ser um derby como na foto, mas a preferência é pelo oxford – e um cinto combinando. Para quem trabalha em grandes corporações ou escritórios de advocacia é quase obrigatório, mas também é inescapável em casamentos e formaturas, exceto quando os noivos ou formandos escolhem um dress code mais informal ou fazem a cerimônia a céu aberto. Durante o dia as cores do costume podem ficar mais claras, sendo aceito o traje cinza médio, por exemplo.

Aceita improvisos e adaptações? – Alguns, mas não abuse! Para trabalho camisas listradas, com xadrez miúdo e micro estampas estão dentro, sapatos tipo loafer, sem cadarço podem complementar, apesar de não serem tão elegantes e um pouco mais casuais.

Acessórios – lenços brancos de algodão ou linho para o bolso, abotoaduras, prendedores de gravata, relógios clássicos com pulseira de couro.

Exemplos e inspirações:

Atenção – para eventos formais é quase obrigatório o calçado preto, para trabalho o sapato marrom pode fazer par com o terno marinho.

…….

2 – Traje Esporte Fino ou Passeio

Costume cinza com camisa chambrê e sapato double monk strap

Trata-se de uma versão menos exigente do traje social, a gravata fica em casa, a camisa de algodão lisa ou de listras discretas ganha alguns botões abertos, o relógio pode ser levemente esportivo, mas ainda elegante. É o tipo de roupa para um jantar em um restaurante chic, um coquetel, uma festa bacana ou mesmo para um ambiente de trabalho que não exija o traje social completo mas que precise de uma certa pompa.

Aceita improvisos ou adaptações? – Sim, A versão que nós montamos do dress code ganhou alguns detalhes que a deixam ainda mais casual como a camisa de chambrê com o colarinho americano (em vez do colarinho tradicional em camisa de algodão), o lenço bem colorido e o sapato double monk strap. Em ambientes mais liberais dá para encaixar uma camisa xadrez e um mocassim, por exemplo.

Acessórios – óculos de sol arrojados, relógios com pulseira de aço e toque esportivo, lenços de bolso coloridos, pulseiras discretas em alguns casos.

Dicas para criar seu próprio visual casual:

  • Cores ajudam a criar um look descontraído;
  • Sobreposições são uma maneira de quebrar o sisudo traje formal, experimente malhas, coletes e cardigãs;
  • Nem só de tênis vivem os descolados, sapatos casuais com cadarços e solas coloridas o ajudam a dar um ar descontraído;
  • Se o traje é casual o cinto se torna optativo, mas a calça tem que estar com o caimento perfeito para que você possa deixar o acessório em casa;
  • Lenços e cachecóis e echarpes valem para qualquer situação, pode abusar deles;
  • Pulseiras e relógios ajudam a compor o estilo e se tornam mais aceitáveis conforme você vai deixando o combo mais casual;
  • Se a mudança é muito radical, vá fazendo o downgrade aos poucos, tirando uma coisa aqui, adicionando outra ali, até ficar a vontade.

Exemplos e inspirações:

Atenção – se trocar o sapato por um tênis o look vira casual automaticamente, então se essa é sua ideia esteja preparado para ostentar um traje completamente informal.

…….

3 – Terno ou Costume com Tênis e Camiseta

Costume com camiseta e tênis

Na verdade esta é uma versão bem mais permissiva do traje conhecido como “esporte” que consiste em blazer, jeans escuro, camisa social e sapato casual. Aqui nós preferimos manter o costume (paletó e calça) dando a ele uma leitura muito mais moderna e jovem que está sendo cada vez mais aceita pelos homens como opção de traje para passeio. Em cores escuras este look pode ser usado para uma balada ou encontro, nos tons do exemplo acima ela funciona muito bem de dia, mas não é muito indicada para trabalho, pois poucos ambientes estão receptivos para algo com esse perfil, ou seja, por aqui ou você está de traje social completo ou está de jeans e camiseta.

Aceita improvisos ou adaptações? – Sim, muitos! A camiseta pode dar lugar a uma polo ou uma henley; o tênis pode ser cano alto de couro, baixo de lona, só não vale calçado de academia; dá para adicionar um cinto em tressê de couro ou cordão.

Acessórios – echarpes e cachecóis para o frio, relógios com pulseira de lona (tipo NATO), pulseiras náuticas para o dia ou com estilo rocker para a noite, óculos com design moderno e armações ou lentes coloridas.

Inspirações e exemplos:

Atenção – mesmo estando casual, a intenção aqui é fazer um combo com certa sofisticação, então cuidado com excessos como camisetas com estampas espalhafatosas, joias demais, cores berrantes, além de peças com caimento ruim, a casualidade do traje não é tão permissiva assim.

…….

Maneiras de usar terno: livres de fórmulas

Esses caras deram adeus ao dress code, conceitos e regras para criar um visual pessoal e, muitas vezes, ousado:

 

3 maneiras de usar terno

Tudo ultra consevador, mas o sujeito optou por colocar essas meias e dar um toque divertido ao look. Claro que isso se trata de uma produção para um editorial de moda levemente exagerada, mas uma meia colorida pode ser um toque de estilo o visual formal.

3 maneiras de usar o terno

Já que a camiseta deixou o combo casual o cara resolveu investir em um costume de cor forte. Vai chamar muita atenção, mas quem é seguro de seu estilo não se importa muito com isso!

3 maneiras de usar o terno

Como os tênis deixaram o look casual a opção de usar a camisa por fora, mesmo com a gravata acompanhando, não parece tão estranha assim. É claro que esse tipo de look vai funcionar melhor com quem é bem jovem e descolado.

3 maneiras de usar o terno

Podia ser um esporte fino, mas o autor do look preferiu introduzir uma blusa ou camiseta de manga longa ao invés da camisa, a combinação perdeu alguns pontos de formalidade, mas não perdeu em estilo, principalmente por conta do lenço vermelho no bolso e o belo sapato tipo loafer.

3 maneiras de usar o terno

Boa escolha para uso noturno, descolado e discreto. Não é algo que você usaria em um casamento, mas pode considerar para uma balada, jantar casual ou encontro.

3 maneiras de usar o terno

E aquela regra que manda combinar ternos e costumes pretos apenas com sapatos pretos? Bem, a partir do momento que você exclui a gravata já está abrindo precedente para a quebra de alguns protocolos, neste caso, felizmente, deu certo!

terno-costume-formal-casual-exemplos-02

A camisa de chambrê e a gravata com xadrez vichy tricolor não são exatamente os itens mais indicados para um traje formal, mas o downgrade pode ser bem-vindo em locais que exigem terno, mas não são tão conservadores.

3 maneiras de usar o terno

O belo terno vinho ganhou uma pegada moderna com a camisa preta, pode pensar em algo parecido para você, mas guarde para eventos noturnos.

Nota do autor:

Agora que você já tem a base para usar o terno com liberdade e criatividade basta pensar em seus próprios looks, só esteja sempre atento ao dress code, quando ele é exigido, é bacana inovar, mas em algumas ocasiões a etiqueta pede que sigamos as regras.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Maneiras de Usar Terno ou Costume Para Qualquer Ocasião”

Deixe um comentário