Quando a discussão é underdressed X overdressed, talvez o ponto principal seja analisar a ocasião para conseguir indicar o que é melhor ou mais adequado, mas eu diria que em uma avaliação as cegas é sempre melhor estar overdressed, desde que isso não signifique estar vestido de uma maneira extravagante.
Cenário 1 – Festa na praia
Você foi convidado para uma comemoração entre amigos com o pé na areia, todo mundo vai com uma roupa confortável e simples, mas você resolve ir de chino, mocassim e camisa social por dentro das calças.
Nesse caso você, apesar de elegante e casual, está levemente overdressed para um evento tão despojado, ninguém vai se sentir ofendido, mas dá para baixar um pouco a bola, trocar a camisa social por uma de linho, o mocassim por tênis de lona, uma sandália de couro estilosa ou docksides, e as calças, que não estão tão fora de contexto assim, podem ser substituídas por uma bermuda bem cortada de algodão, linho ou sarja, caso deseje.
Por outro lado, aquele cara que foi de bermuda cargo velha ou bermuda para água, camiseta de surf shop e chinelo sem graça vai parecer que era apenas alguém que ia passando e resolveu entrar de bicão.
Como você pode ver, quando confrontados os dois “estilos”, o overdressed vence desde que não flerte com o ridículo.
Atenção – se for um casamento na praia é melhor dar uma olhada nestas dicas do que vestir, pois existem algumas pegadinhas em relação ao local.
Cenário 2 – Festa de formatura
Essa é uma das ocasiões que mais preocupam nossos leitores, pois a celebração envolve público jovem e há quem pense que isso é carta branca para relaxar o visual, mas está errado.
Hoje é comum encontrar pessoas vestidas de maneira totalmente casual em festas de formatura, mas o próprio ambiente não comporta esse tipo de roupa. A comemoração que tem lugar em salões de festa e clubes não é um local para camisetas e jeans desgastado. Por excelência a formatura é uma ocasião formal, mesmo que todo mundo tente furar o dress code, então você pode separar seu terno, não é porque a maioria dos brasileiros é desleixada que você deve ser também, nem quando o convite diz que o dress code é casual, pois o “casual formatura” não é o “casual churrasco”, então escolha um belo blazer, uma camisa casual e jeans escuros e discretos combinados com um sapato bacana.
Para dicas e ideias de roupas para formatura, dê uma lida neste texto.
Não nivele por baixo!
Se você vai a algum evento onde é sabido que as pessoas estarão inadequadamente vestidas, seja por problemas monetários, classe social ou simples descaso – esse último marca registrada do brasileiro médio – sempre tente estar um pouco acima da média, só não fique espalhafatoso, não seja o cara que vai ser motivo de conversa durante toda a noite.
Muitos leitores expressam a preocupação do que vestir em uma ocasião onde já adivinharam que ninguém vai se preocupar com roupa. Minha resposta é sempre a mesma: se os outros não se preocupam e você sim, não abra mão de suas convicções, não é crime querer ser alguém bem vestido e elegante, desde que você não se torne um pavão, ninguém vai te criticar por isso.
Entrevistas de emprego
Esse raciocínio também vale para entrevistas de emprego, sempre vale mais estar vestido acima das expectativas do entrevistador do que aparecer usando roupas muito abaixo do dress code da empresa. Para não errar é melhor fazer antecipadamente uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho e tentar se vestir sempre um pouquinho melhor, se possível.
Ricardo…sem palavras para agradecer e elogiar esse texto.
Eu era um desses leitores na dúvida e te agradeço pelas orientações e pela informação de qualidade que tu sempre traz para os leitores.
Parabéns pelo trabalho.
Forte abraço
Obrigado Leandro!
Abs.
Minha filha vai se casar no verão/outubro! As 16:30 na igreja e logo após será a festa no buffet, já entrando a noite. Ficaria deselegante os padrinhos irem todos de total black/ terno,camisa,gravata??
Liria,
total black formal não é uma boa escolha para casamentos, ainda mais no verão, o traje é muito pesado e quente e em nada espelha a alegria de uma celebração de casamento.
Abs.
Olá Ricardo. Tudo bem?
Perfeito post! Você explicou e exemplificou amplamente o conceito da palavra equilíbrio (tão difícil para nós iniciantes).
Só uma dúvida específica; quando você diz “sandália estilosa”, se refere apenas aquela parecida com um chinelo (porém de couro, conforme a foto no “cenário 1”) ou você também gosta daquelas fechadas e com fivela conforme o exemplo:
https://www.zara.com/es/es/sandalia-cruzada-p12724002.html?v1=18861034&v2=1282860
Obrigado.
Abraço.
Quando a sandália é discreta, como esse exemplo que você enviou, eu acho que dá para usar numa boa.
Abs.