Review: Relógio Casio AE1200, o Casio Royale!

0

Review: Relógio Casio AE1200, o Casio Royale!

Bond Girls, Bond Cars, Bond Watches… sim, até os relógios usados por James Bond se tornaram icônicos, alguns mais do que outros, afinal tenho certeza que você se lembra do Rolex Submariner usado por Sean Connery nos anos 60 ou, mais recentemente, do Omega Seamaster que adornou o pulso de Daniel Craig, mas a lista não para por aí, existem outros modelos fascinantes que serviram como gadgets do agente 007.

Inspirado Por um Bond Watch!

Com a febre dos relógios de quartzo iniciada em 1969 pela Seiko, era mais do que esperado que o MI6 atualizasse sua tecnologia, começando por um Pulsar Led Digital Watch em Viva e Deixe Morrer (1973), passando por uma galeria de Seikos, como o 0674 LC de O Espião Que me Amava (1977) até finalmente chegar ao  G757 Sports 100, um dos meus preferidos.

Pulsar Led Digital Watch em Viva e Deixe Morrer (1973)
O Pulsar Led Digital Watch de 007 – Viva e Deixe Morrer (1973)

Com um design de caixa incomum e o mostrador que parece um painel de controle de uma nave espacial, ele marcou como um dos relógios mais cheios de personalidade a envolver o pulso de James Bond, vivido então pelo britânico Roger Moore.

O Seiko G757 de 007- Octopussy. Que design diferentão!
O Seiko G757 de 007- Octopussy. Que design diferentão!

Estávamos em 1981 e o longa era 007 – Octopussy, mostrando que os anos 80 estavam recebendo os relógios digitais de braços abertos. Nessa época começavam a surgir também os primeiros modelos ana-digi, misturando o dial tradicional com ponteiros e mostrador de cristal líquido.

Qualquer um que assistiu esse filme na época certamente vai admitir que ficou impressionado com o Seiko G757, pois ele parecia diretamente relacionado com os gadgets de um espião, embora essa fosse uma péssima camuflagem para seu usuário! Rsrsrs!

Como Surgiu o Casio AE1200, Também Conhecido Como Casio Royale

Como Surgiu o Relógio Casio AE1200, também conhecido como Casio Royale

Em 2012 a Casio teve uma sacada incrível: lançar um relógio que homenageasse o clássico Bond Watch e mais, deram a ele um ar retrô-tecnológico ainda mais acentuado! O resultado foi um sucesso produzido e amado até hoje, carinhosamente batizado de Casio Royale, fazendo referência ao filme lançado em 2006, Cassino Royale, responsável por trazer de volta o herói às telas.

O visual do Casio AE1200 não poderia ser mais divertido, mesmo que essa característica pareça estranha em um relógio de pulso! Mas é impossível olhar para ele sem colocar um sorriso no rosto.

Características do Casio AE1200

A esquerda o Bond Watch Seiko G757, a direita o Casio AE1200 World Time
A esquerda o Bond Watch Seiko G757, a direita o Casio AE1200 World Time

A caixa se tornou mais simétrica, mas a moldura preta continua lá, envolvendo o dial; os acionadores de metal se projetam para fora dela e deixam o visual robusto; o painel interno que divide o mostrador em telas também é preto, destacando os displays – esses são um espetáculo a parte!

No canto superior esquerdo temos o que parece ser um radar, mas que na verdade é um relógio com ponteiros digitais; ao lado podemos ver o display para a seleção dos fuso-horários com um mapa mundi pixelizado que é uma cereja no topo desse sunday!

Abaixo temos uma janela maior com marcação de hora, minutos e segundos, além da data em um espaço menor, logo acima. Esse display pode se alternar entre hora, cronógrafo, alarme e contagem regressiva… sim, porque um relógio de espião que se preze tem que ter contagem regressiva!

Relógio Casio AE1200 no detalhe

Agradam especialmente os detalhes em volta da janela circular, não só as marcações de tempo de 0 a 60, mas também os relevos que fazem com que ela pareça instalada ali com parafusos.

As inscrições também remetem a um painel de controle e acho meio estranho saber que tem gente que apagando-as com água oxigenada para deixar o dial visualmente mais clean.

Os detalhes do case também contribuem; os botões e os falsos rebites realmente remetem a computadores dos cenários de filmes de espinonagem. Sinceramente, eu não sei como os designers da Casio resistiram a tentação de colocar um botão para acionar um teaser ou um cabo de arpéu nesse relógio.

Experiência de Uso do Relógio Casio AE1200

Experiência de uso do Casio AE1200

No pulso ele é confortável, graças a sua caixa de resina prateada, se fosse aço haveria um incremento de peso razoável.

O display é protegido por acrílico, então fica claro que não se trata de nenhum G-Shock em termos de resistência, contudo ele traz duas características de seu irmão: a bateria de 10 anos e resistência a 100 metros de profundidade ou 10 ATM.

A pulseira de aço não é a melhor do mercado, mas eu já vi piores em relógios muito mais caros e aqui estamos falando de um que custa o preço de 3 camisetas da Hering. No pulso ela veste surpreendentemente bem e tem furos para micro ajuste.

Quando falo de resistência que fique claro que estou comparando com o G-Shock, que é um tanque de guerra, mas já vi muita gente levando o Casio Royale para trekking, mergulho em águas rasas, toda sorte de esportes radicais e voltando com o relógio intacto.

Eu usei o relógio em casa mesmo e me peguei em vários momentos admirando seu mostrador e seus detalhes singulares. Usei o cronógrafo algumas vezes para serviços simples e o alarme como despertador e como aviso para algum compromisso.

Por incrível que pareça, o múltiplo fuso horário foi bastante útil, já que hoje muitos dos anunciantes do site vem de agências que não estão no Brasil, então conseguia saber se o e-mail que eu estava mandando ia ser respondido no mesmo dia ou ia pegar o Alexei dormindo lá em Vladvostok, sem poder me retornar.

Como Usar Relógio Casio Royale no Cotidiano

Nem preciso dizer que se trata de uma peça completamente casual, ideal para acompanhar um look com camiseta, jeans e tênis.

Entretanto existe outra sugestão: usar o relógio justamente para destoar de uma roupa um pouco mais arrumadinha. Seu jeitão parrudo e seu display cheio de informação ultrassecreta que qualquer um pode ver, podem dar um toque descontraído a um traje com uma camisa casual, chinos e até sapatos em um evento despojado.

No trabalho é possível usá-lo desde que seu ambiente seja bem liberal. Locais que agrupam profissionais criativos costumam ser ideais para esse tipo de relógio, podendo até mesmo ser um bom recurso para começar conversas. Acho até que você já sabe o roteiro: 007 > cinema > cultura pop > música > passatempos > hobbies… e por aí vai.

Existem também versões com pulseira em resina, nesse caso a caixa pode ser toda preta ou preta com a moldura verde, dando uma pegada mais militar a esse Casio. Se optar por algum desses, tenha em mente que são ainda mais casuais e esportivos e podem encaixar melhor em looks com essa pegada.

Como ele é bem descontraído e volumoso, pulseiras de contas ou de couro podem ser uma boa maneira de equilibrar o braço oposto e deixar o visual mais estiloso.

Por falar em couro, tem muita gente que manda fazer pulseira de couro para esse relógio e o resultado fica bem bacana. Procure no Google por Casio AE1200 mods.

Assista ao vídeo com o review ainda mais detalhadado:

 

Dados Técnicos do Casio AE1200

  • Case de resina com 40mm de largura na sua parte mais fina, mas que pode chegar a 42mm se medirmos as guardas dos botões que se projetam para fora;

  • A medida vertical é de 45mm com 12mm de altura, o que resulta em um case mediano que parece maior por causa de seu formato quadrado;

  • A pulseira de aço tem 24mm em sua parte mais larga, mas os encaixes são de 18mm;

  • Backcase de aço inoxidável;

  • Funções de hora, fuso horário, alarme, cronógrafo, contagem regressiva, data (dia, dia da semana e mês). Ele pode alternar entre 4 fusos e guardar 5 alarmes;

  • Display iluminado por luz eficaz acionada pelo botão superior direito.

Conclusão

Um relógio bom e barato, ainda mais se formos considerar a diversão que ele proporciona.

Diferente em seu design, sem medo de ser ousado e com a homenagem na medida certa a fonte de sua inspiração, o Seiko G757, ele pode não ser o estilo de relógio que combina com qualquer um, mas é inegável que quem olha para ele gasta alguns segundos admirando o quão habilidosos os japoneses são em criar e recriar relógios icônicos que parecem vindos do futuro e do passado ao mesmo tempo.

Como eu disse, ele coloca um sorriso no rosto, quantas coisas no mundo são capazes desse feito por tão pouco?

Onde comprar

Se você quiser adquirir esse modelo entre em contato com a Fuji Relógios, nossa parceira que enviou gentilmente essa peça para review. Já adianto que o preço deles está imbatível!

Veja também:

Nosso review do Citizen Promaster Marine NY0040.

Deixe uma resposta