Qual é a Diferença Entre Tie Dye e Dip Dye?

09/05/2015 Sem comentários por

dip_dye_camisa_jeans_pb

Mesmo criando efeitos visuais muito diferentes, muita agente não sabe qual é a diferença entre tie dye e dip dye, dois recursos de tingimento muito utilizados na indústria da moda, mas que também fazem sucesso com quem gosta de customizar suas roupas em casa, pois seu método de execução é fácil e está ao alcance de todos.

Dip dye

dip_dye_camiseta_marinho_branca

O dip dye trata-se de uma técnica onde a peça de roupa é mergulhada parcialmente na tinta para fazer o tingimento ou em alguma espécie de alvejante para que haja descoloração do tecido. Há também a mescla dos dois tipos: primeiro a descoloração, depois o tingimento, muitas vezes deixando ainda uma parte do material sem nenhuma cor ou levemente descolorida. Atualmente faz sucesso em camisas e camisetas, mas também pode ser encontrada em calças, bermudas, blazers e até tênis.

Tie Dye

tie_dye_camiseta_mickey_azul_verde

O tie dye fez muito sucesso entre os hippies nos anos 60 e 70, mas a técnica já era utilizada por japoneses no século VI. Os padrões são conseguidos amarrando-se o tecido com barbantes nas partes que não devem ser tingidas, logo depois o material é imerso em tinta. Na Tailândia existe um processo mais complexo e demorado que utiliza uma enorme variedade de cores, mas sempre com o preto como fundo. O uso do tie dye ainda agrada alguns, mas não passa pela fase de popularidade na moda em que se encontra o dip dye, provavelmente por seu efeito ser mais espalhafatoso, não conquistando aqueles que preferem roupas mais discretas.

 Veja mais exemplos do dip dye e do tie dye aplicadas a roupas masculinas:

E tem mais…

Você já deve ter ouvido falar em ombré, principalmente se tem uma namorada ou esposa e ela andou pensando em tingir os cabelos nos últimos 2 ou 3 anos. Neste caso estamos falando de um tipo de dip dye que utiliza o tom sobre tom, ou seja dois tons de uma mesma cor em uma transição suave de uma para a outra. É o dip dye mais comum em jeans, quando a peça não é descolorida até o branco, geralmente com azul mais escuro em cima e um tom mais claro na metade de baixo. Nos cabelos femininos tinge-se metade de loiro com uma transição suave para um castanho, dando a impressão de que os fios foram descoloridos pelo sol.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Qual é a Diferença Entre Tie Dye e Dip Dye?”

Deixe um comentário