Peças Masculinas Que Eu Quero Bem Longe do Meu Guarda-Roupas

03/11/2015 26 Comentários por

mens-wardrobe-design

Provavelmente alguns dos leitores deste site já devem ter se perguntado se eu, por escrever a respeito de moda masculina, gosto de tudo que está aí nesse mundão fashion de meu Deus. A resposta é não! Claro! Na verdade sou até meio chato a respeito disso! Ainda assim existem itens que não uso por não combinarem comigo, mas que sei serem estimados pelos leitores, ganhando espaço em diversas publicações do site, outros em compensação, não tem nem como falar a respeito, eu podia até aproveitar o hype de alguns deles para ganhar uns views, mas não estaria sendo honesto com vocês, dentre eles estão os itens da lista abaixo, roupas que não entrariam no meu guarda-roupas simplesmente por não fazerem sentido nenhum para mim! Veja quais são:

Crocs

jason-crocs

Da união de um escorredor de macarrão e de um balde de plástico nasceu um dos maiores equívocos da indústria calçadista. Você pode até dizer que é confortável, prático ou até funcional, mas não há um só predicado que compense a feiura e falta de estilo deste chinelo. Prefiro nossas Havaianas e, ainda assim, só na praia ou da porta de casa para dentro.

…….

Calça saruel

calca-saruel-escrota

Bem que tentaram, mas não conseguiram emplacar essa peça entre os homens. O problema é que além de fazer parecer que você está usando fralda geriátrica – o que já seria o suficiente para sua extinção –  a calça saruel encurta as pernas e alonga demais o dorso, ou seja, não favorece ninguém, os altos ficam parecendo uma linguiça, os baixos parecem ainda mais mais baixos e os gordinhos ganham mais alguns quilos e destaque para a barriga.

Com a chegada das calças jogger o pessoal tentou reviver a saruel versão jogger, mas também não funcionou. Quem sabe na próxima eles acertam?

…….

Camiseta cropped

camiseta-cropped-feia-pra-burro

Lembra quando as camisetas cropped faziam sucesso nos anos 80? Não? Nem eu, apesar de ter um monte de gente dizendo que este tipo de t-shirt fez a cabeça dos homens no passado e que aqueles que a criticam hoje são pessoas preconceituosas. Para mim, a verdade é que se trata de uma peça que peca pela falta de elegância e bom gosto, inadequada para quase todos os ambientes e tipos físicos.

…….

Camiseta oversized

camiseta_masculina_oversized_parecendo_camisola

Paixão dos hipsters, modernos e alternativos, a camiseta oversized, tem o mesmo efeito da calça saruel, alongando o dorso e encurtando as pernas. Quem é magro e razoavelmente encorpado ainda consegue um resultado razoável, mas quantas pessoas se enquadram nessa descrição?

…….

Sapatênis Osklen

osklen_riva_sapatenis_feio_do_inferno

Perdoe-me se você tem um desses no seu armário e acha o máximo, mas eu não aguento mais ver esse calçado por aí, seja o original ou uma das milhões de imitações e falsificações do mercado. Não sei quando ou porque esse sapatênis se tornou peça desejo, mas levando em consideração seu salgado preço (alguns chegam a custar quase 500 reais) acho que o público masculino poderia estar usando algo com mais qualidade e estilo. Vai ter que comer muito arroz com feijão para conseguir roubar o lugar do meu Converse de de 99 reais.

…….

Bucket hats

justin-bieber-bucket-hat

Olha a foto. É o Justin Bieber usando um bucket hat. Preciso dizer algo mais? Não… mas vou dizer: toda vez que eu vejo um desses tenho a impressão de que alguém estava usando um fedora de pano e pegou uma chuva daquelas no meio do caminho. O bucket hat é um chapéu que parece que está derretendo!

…….

Pochete

pochete-money-belt-eurotrip

De tempos em tempos aparece um estilista achando que pode reinventar a roda, uma roda quadrada neste caso, pois que a pochete já mostrou sua inutilidade em um mundo onde é possível andar por aí com uma bolsa estilosa e não um acessório que faz parecer que o fígado que foi parar no lado errado do seu corpo (o de fora!). Quero uma pochete tanto quanto quero uma hérnia!

…….

Polo rugby

polo-rugby-exagerada-cafona

A camisa se chama polo, mas foi criada por um tenista (Rene Lacoste), e ainda tem um versão rugby! Provavelmente não há uma peça de vestuário com maior crise de identidade! Mas a história conta que seu nome veio devido a inspiração nos suéteres dos jogadores de polo, isso explica muita coisa, só não me faz entender porque ainda há quem insista no espalhafatoso modelo rugby com seus brasões, faixas, números, letras, bandeiras, logotipos, insígnias  e tudo mais o que for possível costurar na peça. Em um mundo onde todo mundo vive dizendo que “menos é mais” a polo rugby parece uma verdadeira afronta!

…….

Camiseta/camisa transparente

dr_rey_camiseta_transparente

O Dr. Rey adora uma camiseta transparente, e dado seu histórico de mau gosto isso já diz muita coisa sobre esse tipo de indumentária! Não consigo imaginar um local onde o uso de uma roupa como essa seja socialmente aceitável, aliás, não consigo imaginar o porquê de vestir algo assim, exceto uma necessidade incomensurável de mostrar os músculos a quem não pediu para ver.

…….

Poncho

poncho_masculino

Mais fácil do que ressaltar suas características positivas é esconder seu corpo todo de uma vez. Talvez essa seja a lógica dessa roupa.

Nunca usei um poncho e não pretendo fazer isso nem a pedido do próprio Papa, mas de vez em quando, em dias frios, costumo atualizar o Canal Masculino enrolado em um cobertor. Será que isso conta?

…….

Macacão ou jardineira

macacao_jardineiraÉ difícil querer uma peça que não tem relação com nada que seja realmente bacana e quando penso em macacões e jardineira só consigo imaginar pessoas fazendo trabalho braçal pesado, o que justifica o uso de uma roupa que tem lá suas vantagens nesse caso, mas zera elegância e estilo. Sei que muito do que usamos hoje veio da roupa usada por trabalhadores e também sei algumas delas até que tentaram fazer a transição para o guarda-roupas casual, mas não conseguiram

…….

Acho que nem é necessário dizer que este post reflete minha opinião pessoal e que se você curte algum destes itens listados acima e se sente confortável com eles não tem nada demais, seja feliz! Só me prometa que não vai aparecer com um desses em uma entrevista de emprego, ok? : )

Leia também:

Destaques, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

26 Responses to “Peças Masculinas Que Eu Quero Bem Longe do Meu Guarda-Roupas”

  1. Gedeon says:

    Apenas o post sobre moda mais sensato que já li na vida!

  2. Tiago Mendes says:

    Discordo do Poncho por ser algo ligado a cultura de alguns lugares, principalmente nas regiões frias. Eu tenho um que era mais utilizado quando ia para sítios e ou fazendas.

  3. Frederico says:

    Crocs e calça saruel são os piores, com certeza.

    Adorei o post.

  4. Coutomaia says:

    Apoiado 100%! Sem mais!

  5. roberto says:

    tem peças que , é criticada , mas eu deixo no meu armário e uso, mas tem peça que eu não tenho , nem usaria

  6. WILSON SOUZA says:

    Quando comecei a ler e vi o primeiro item (crocs), pensei ‘este é o pior’! Ai veio o segundo item, falei “Não! Este é o pior!” A partir dai a competição ficou acirrada kkkkkkkkkkkkkkk.
    É bom saber que não sou o único a ter repulsa por estas peças.
    *Confesso que já tive o momento vergonha alheia com a pólo e a polchete, mas eu era apenas um adolescente vai, da um desconto.

  7. Beatriz says:

    Adooooro esse site e ri horas com a lista dos piores. Assino embaixo, todos os itens descritos poderiam ser varridos do mapa. Parabéns pelas postagens!

  8. ANTONIO says:

    Me identifiquei com todos os itens… Acima de todos o tenis Osklen!
    Assino embaixo hahahahaha

  9. Evaldo Maciel (Dinho) says:

    Poncho é um mito, quero um no meu guarda roupas, vai ser muito legal de usar nas festas a fantasia. 😛

  10. Vanderley Mendes says:

    Ricardo,
    Você realmente conseguiu criar um TOP 10 incontestável do mau gosto. Ah, são onze! Pois é. Difícil mesmo é saber qual é o pior.

  11. Evaldo Maciel (Dinho) says:

    Relutei para perguntar, mas o problemas são os sapatênis no geral, ou o Osklen que é o ruim?
    Tenho só um, Fascar ganhei de presente e até que gosto dele, mas prefiro all star.
    Meu estagiário já veio trabalhar com dois Osklen diferentes, um cinza, e hoje apareceu com um vermelho que achei horrível. Vi um Lacoste sábado no shopping que gostei, mas após esse post fica sem jeito para comprar.

  12. Gustavo says:

    olha eu gosto muito do seu site e consequentemente da sua opinião.. mas vem cá, que tal você fazer alguns posts sobre algo que você tem aí no guarda-roupas, seja velho, seja batido ou seja novo. mostre pra nós o que você mesmo tem de melhor kkk

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      já me pediram isso antes, o problema é que para fazer um post assim eu teria que fotografar as peças e tratar as imagens para ter algo com o mínimo de qualidade, o que é bem trabalhoso e vai demorar bastante.
      Abs.

  13. Thiago says:

    Ricardo,

    confesso que nunca “engoli” crocs e calça saruel… não faz sentido… abraço! e parabéns pelo Post.

  14. Alessandro Borges says:

    Rapaz! Achei seu site a poucos dias. Invisto muito tempo lendo suas opiniões e em quase tudo tem minha aprovação. Ótimo!

  15. Andrey Venâncio says:

    Ricardo
    Quando vc se refere ao sapatênis da Osklen, específico da marca ou de um modo geral?
    Porque adquiri um sapatênis da Democrata e gostei do design e o conforto.
    Usar dockside aqui no litoral (sou de Itajaí-SC) sem meia é pedir pra ter problemas com chulé hahahahaha
    Abraços

    • Ricardo says:

      Andrey,
      me refiro principalmente ao Osklen Riva, mas não sou muito fã de sapatênis de um modo geral.

      Quanto ao problema do chulé, nem todo mundo tem esse problema e para quem tem é bom lembrar que existem produtos para combater isso!

      Abs.

  16. Márcio says:

    Gostei do post, porém queria saber por que considera os sapatênis Osklen uma peça a não ser usada? Esse tipo de sapatenis baixo é muito confortavel e discreto, eu particularmente gosto bastante. Obg.

    • Ricardo says:

      Márcio,
      se você gosta, use-o a vontade, não tem nenhum problema nisso, a galera só precisa parar de tratá-lo como se fosse um sapato Prada. É só um tênis e nem é dos mais bonitos.
      Abs.

  17. Hugo says:

    PoXa! Adorava o Macacão. Mas não tenho como não concordar com você, Ricardo!

Deixe um comentário