Aposto que sempre que você vê um terno de linho surge automaticamente a dúvida de como e onde usá-lo, não é? Mesmo sendo um tecido cada vez mais popular entre os homens, o linho ainda é mais usado em bermudas e camisas, devido ao receio que muitos tem em vesti-lo no dia a dia ou em alguma ocasião especial. O look dessa semana mostra o terno de linho de uma maneira bem casual, mas versátil.
Por que funciona?
Correndo o risco de me tornar repetitivo, vou afirmar novamente que as fibras naturais são uma ótima escolha para as roupas de verão – aliás, tem um artigo bem completo sobre isso aqui caso você queira saber mais – entretanto, o visual rústico coloca o linho em uma posição delicada quando aplicado em peças de alfaiataria, pois a roupa elegante ganha contornos casuais e uma pegada mais descontraída.
É comum sentir-se um pouco inseguro diante desse tipo de traje, mas é totalmente possível vesti-lo com autoridade se você conseguir vencer o receio, estando também armado de bom senso.
A cor do terno da foto é a mais clássica por remeter a cor neutra do linho cru, ao mesmo tempo torna o conjunto apropriado para o calor devido ao tom claro. A combinação com uma camisa seria mais óbvia, mas a camiseta com listras marinho aumenta a vibe de verão e traz foco para o dorso e o rosto, além de deixar o combo bem descontraído. A escolha por um tênis tipo slip on com lona de mescla azul reforça ainda mais isso.
Onde usar?
É o tipo de traje para um festa em um resort, na praia ou um coquetel a beira de uma piscina. Mesmo um aniversário em um local aberto e fresco comportaria um traje assim. Já no trabalho a coisa muda, só empresas com dress code bem casual apoiariam algo assim, mas não é impossível, aqui em São Paulo temos vários locais que permitem trajes bem casuais, mas que mantenham uma certa elegância.
Experimente…
usar um chapéu estilo Panamá para locais abertos, onde o sol pode incomodar. Também vale testar o mesmo visual, mas com docksides, atraindo ainda mais o clima náutico.
Não seria a mesma coisa se…
trocássemos a camiseta por uma camisa e os tênis por sapatos mais comportados, como Oxfords, pois mudaríamos um pouco o mood do look.
Resumindo:
- Ternos de linho não são muito vistos, porque os homens não estão muito certos de como e onde usá-lo;
- Se não pode usar roupas curtas, aposte sempre em fibras naturais para te deixar fresco;
- O visual rústico do linho na alfaiataria causa um certo contraste de estilos, mas acaba ficando cool;
- É preciso vencer a insegurança para usar algo assim, afinal, estilo e insegurança não andam de mãos dadas;
- A camisa listrada e os tênis slip on aumentam a vibe de verão e casualidade;
- Festas em locais abertos, próximos ao mar e/ou repletos de natureza são uma boa ocasião para usar este traje, já no trabalho fica mais difícil;
- Experimente o chapéu Panamá como complemento e considere docksides como segunda opção de calçado;
- Camisas e sapatos Oxford podem deixar este look mais sério, se tiver essa necessidade, já sabe o que usar.