Dica: Como Combinar Duas Peças Com Padrões de Xadrez Parecidos

08/08/2014 Sem comentários por

look_certo_alfaiataria_xadrezEssa bela combinação de peças de alfaiataria realmente vale uma menção não só pela habilidade de misturar roupas sobrias e criar um look com um toque de casualidade, mas pela ousadia de misturar dois padrões de xadrez que, em teoria, não deveriam estar juntos!

Já cansamos de dizer aqui, e vamos continuar repetindo, que para uma combinação segura de dois xadrezes, o ideal é ter uma peça com o padrão maior e outra menor, desta maneira fica mais fácil para o cérebro separar a informação e tudo parece mais organizado e harmônico.

Então como o look da foto parece tão correto se na calça em alfaiataria e na camisa o desenho é quase do mesmo tamanho?

Neste ponto devemos acrescentar um adendo a regra do xadrez:

Padrões parecidos podem funcionar se estiverem separados o suficiente e combinados com peças lisas ou com outras estampas mais discretas, além disso, o fato de serem pequenos e do mesmo tamanho, mas com cores contrastantes, também ajuda. Olha uma quebra de paradigma surgindo aí!

Mas assim como existe maestria na composição, também há um problema: se retirarmos o blazer o combo não se sustenta! A maneira como foi concebido torna necessária a presença da peça para que seja mantida a harmonia do traje, algo não muito prático em cidades como São Paulo (e não só nela), com seu tempo que pode variar de frio e chuvoso em uma hora, para quente e ensolarado poucos momentos depois. Esse tipo de constatação só nos faz concluir que o melhor momento para tentar algo deste tipo é a noite, quando as variações de temperatura são bem menos intensas.

Se você quiser experimentar a combinação dois modelos de xadrez assim não precisa ficar preso ao look com pegada mais formal, uma jaqueta, seja ela de couro ou sarja, cardigã e uma malha podem muito bem funcionar da mesma maneira. Para se ter uma melhor ideia do que é possível fazer nesse sentido, é uma boa pegar um site como o Polyvore e montar algumas combinações experimentais para exercitar um pouco.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Dica: Como Combinar Duas Peças Com Padrões de Xadrez Parecidos”

Deixe um comentário