Dica: Bico Redondo ou Quadrado, Qual Sapato é Melhor Comprar?

15/11/2015 29 Comentários por

sapato_brogue_bico_redondo_oxford

É quase certo que você já ficou parado em frente a vitrine de uma loja de sapatos, pronto para comprar algo para acompanhar uma roupa mais alinhada, e bateu aquela dúvida: é melhor levar o de bico redondo ou o de bico quadrado?

Na verdade muita gente tem o seu preferido e escolhe seus pares sem se preocupar se há certo ou errado, melhor ou pior, mas é bom avisar que não é bem por aí, nem tudo que está a venda contempla o bom gosto, muito do que é produzido visa atender aquele cara não liga para a imagem ou simplesmente não se atualiza sobre moda desde 1997, mas tem grana no bolso e um casamento para ir no fim de semana.

Redondo – A escolha certa

sapato_brogue_bico_redondo_monk_strap

O sapato de bico redondo, seja ele casual ou social,  é a melhor escolha, pois é versátil, suas linha sinuosas nunca saem de moda (nem quando os de bico quadrado atingiram seu auge, nos anos 90), e além de tudo tem um apelo clássico e elegante. O design suave também ajuda na composição de looks, interferindo bem menos no visual e garantindo harmonia no traje – isso conta muito!

…….

Pontudo/Arredondado – Também pode

sapato_oxford_whole_cut_arredondadoExistem os de bico não tão arredondado, mas que possuem um acabamento suave e elegante. Eram muito usados com roupas formais, mas estão surgindo alguns modelos casuais bem interessantes. O design também segue o caminho das linhas suaves e elegantes que não interferem no look.

sapato_brogue_bico_redondo_comparacaoNa comparação entre os dois é possível notar que os bicos estão cada vez mais próximos e os efeito do calçado nos pés também.

…….

Quadrado – Mau negócio

sapato_bico_quadrado

Os de bico quadrado, daqueles que parecem cortados por uma guilhotina, são os mais ultrapassados. Fazem parte de uma daquelas febres dos anos 90 que, por algum motivo, chegaram até o século XXI e se mantém graças aos homens que insistem em não se atualizar (no Brasil e EUA, na Europa quase não existem!). O modelo em si não tem nada que deponha a favor: seu design geralmente é bem grosseiro, deixa os pés curtos e desproporcionais, encolhendo a silhueta, tem um visual defasado e não lembra em nada os modelos clássicos e consagrados.

…….

Alguns homens mais resistentes estão migrando aos poucos para o modelo intermediário (que no fim das contas é considerado por muitos como sendo também redondo ou chamado de “arredondado” pelos vendedores) pois consegue ser um pouco mais anguloso, mas não chega a parecer um caixote de engraxate, ainda assim, se você me perguntar o que acho melhor eu apontaria a primeira opção da lista sem pestanejar!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

29 Responses to “Dica: Bico Redondo ou Quadrado, Qual Sapato é Melhor Comprar?”

  1. Sandro L. Schlindwein says:

    Matéria muito informativa. De lamentar somente que sapatos como esses que ilustram a matéria não serem (praticamente) encontrados no Brasil (excluindo-se o de bico quadrado, claro).

  2. Philippe Pinheiro says:

    Eu tenho um sapato marrom café com bico pontudo, é adequado?

  3. WILSON SOUZA says:

    De fato encontrar um modelo oxford em lojas populares não é fácil, existem muitos sapatos sociais até bonitos, mas não oxford no modelo clássico com solado de couro para se usar com smoking ou terno (me refiro nas lojas populares), porém encontrei uma raridade por um ótimo custo benefício na Di Pollini por R$318,00 – agora só preciso de mais R$318,00 para voltar lá e comprar o mesmo modelo na cor marrom.

    • Ricardo says:

      Wilson,
      As lojas realmente populares (uma loja que vende calçados a 318 reais não pode ser considerada popular, por exemplo) só vendem loafers com bico quadrado, infelizmente é o que agrada o povão, pois a maioria dos brasileiros não liga para modelos de sapatos nem se importa em aprender um pouco mais sobre eles.
      Abs.

  4. Luiz Felipe Lopes says:

    Gostei muito da matéria, pois estou precisando de um sapato novo. Porém, já tinha em mente que o bico redondo é muito melhor, mas está muito difícil achar um sapato de bom gosto nas lojas hoje. Principalmente Monk Straps como o que ilustra o início da matéria.

    • Ricardo says:

      Luiz,
      os monk straps são raros ainda no Brasil, mas estão se popularizando aos poucos. Há poucos anos a maioria das pessoas comprava fora do Brasil, agora, com o dolar alto, isso é quase impossível.
      Abs.

  5. DG says:

    Ricado sigo seu canal há algum tempo e acho suas dicas super importantes. Pois bem já que estamos em um ambiente de interação, agora que mudando de sapato para roupa, em específico ternos, gostaria que se possível vc postasse sites que oferecessem qualidade preço e variedade em ternos pois tenho encontrado dificuldade quando se trata de compras de terno. Se vc tiver um site que venda o sapato da primeira imagem dessa postagem poste também, como fez de algumas lojas. Desde já agradeço.

    • Ricardo says:

      DG,
      é muito difícil indicar sites que vendam costumes e ternos pela internet, pois não conheço a qualidade e o atendimento de muitos deles. Para falar a verdade, eu ainda acho que o terno tem que ser comprado da maneira tradicional, fica muito difícil acertar caimento, tamanho e até a cor, já que muitas vezes a foto não condiz com a realidade.

      Há uma loja canadense que fabrica na China chamada Indochino (www.indochino.com) que tem uma proposta bem interessante de customização de ternos, mas os valores (a partir de 400, 500 dólares) passam a não valer a pena com a moeda americana tão alta.

      Não tenho referência para compra do calçado da primeira foto, mas publiquei várias sugestões em um comentário anterior.

      Abs.

  6. DG says:

    Ricardo,

    Mais uma vez sou grato pela sugestão.
    Agora só mais uma pergunta : na pagina do canal Masculino do facebook na foto de capa tem dois bleizeres VC tem indicação de em que loja na internet de encontra-lós ? Desde já agradeço.

    ABS.

    • Ricardo says:

      DG,
      na internet não sei se você encontrará com facilidade, eu tenho um marrom da Richards e um marinho da Zara, ambos de coleções passadas. O problema maior é que as grandes lojas virtuais brasileiras praticamente não trabalham com alfaiataria, sobrando apenas as gringas, mas com o dólar no preço que está as compras fora do país se tornaram proibitivas. Lembrando que esse tipo de peça, assim como o costume, é muito arriscada de comprar pela internet.

      Tente nessas duas:

      http://www.vrsaopaulo.com.br/

      http://www.richards.com.br/category/7309

      Abs.

  7. Leandro Araujo says:

    Ricardo,parabéns o canal masculino sempre inovando em dicas pra nós homens nos vestirmos melhor, só tenho a agradecer por encontrar um site desse nível e melhor acessível… Cara essa dica de sapatos foi the best tenho dois sapatos CNS um preto e um marrom ambos bonitos mas quadrados, e bem no dia que penso em comprar um novo mas sem muitas opções acho esse post “classe A” #partiu CNS buscar um bico redondo…valeu Ricardo ótimos posts que realmente me ajudaram em muito ficar antenado e é claro diferenciado no jeito fe se vestir…Deus abençoe
    #tamojunto
    São Vicente SP

  8. Leandro Araujo says:

    Um ano seguindo #canalmasculino

  9. Luiz Felipe Lopes says:

    Gostaria de informar que visitei uma loja de calçados essa semana e fiquei surpreso ao encontrar brogues e monk straps da Ferracini, e a um preço muito acessível, todos de bico redondo!

  10. Rafael says:

    Cara, você acha que “sapatenis” já tá desgastado?

  11. Helio Junior says:

    Ricardo parabéns pelo blog.
    Estou em precisando comprar um sapato para ser usado com terno, o que você me diz desse modelo https://www.louie.com.br/loja/social/sapato-social-oxford-gayle.
    Teria alguma outra indicação nessa faixa de preço?

Deixe um comentário