Na era dos barbões parece que ninguém mais quer ter uma barba com pelos curtos, mas não é bem assim, as fotos das semanas de moda masculina internacionais podem ser um bom termômetro para mostrar que os homens continuam apreciando o rosto barbado, mas estão cientes que existem diversos comprimentos dos fios que podem funcionar melhor para um ou outro.
Vantagens da barba curta
A barba curta tem algumas vantagens que deve ser levadas em conta para quem está deixando a sua crescer e ainda não sabe o comprimento exato que mais agrada ou não tem um tipo definido, veja abaixo:
- barba curta é mais fácil de alcançar, enquanto a longa demora muito mais e nem sempre fica bem em você (o que pode ser frustrante depois de tanta espera!);
- também é mais fácil de cuidar, não precisa pentear e a lavagem é bem mais simples;
- profissionalmente é mais bem aceita do que o visual lenhador, que pode ser exagerado para alguns tipos de trabalho;
- mais fácil de tratar em casa, muitas vezes dispensando as idas ao barbeiro, sobretudo se você é cara habilidoso e tem as ferramentas certas;
- a barba muito longa pode fazer você parecer bem mais velho do que é, isso é mais raro com a barba curta;
- não tem o apelo “machão” do barbão, mas ainda assim pode der um “up” no visual e criar um apelo mais sexy;
- quem está grisalho não corre o risco de ficar com cara de Papai Noel;
- muita gente quer ter barba, mas prefere algo mais discreto, essa é uma boa opção.
3 tipos de barba curta
1 – Barba por fazer
É aquela barba que surge depois de uns 3 dias sem barbear, mas em vez de deixá-la de qualquer jeito você vai apará-la onde estiver sobrando (pescoço, por exemplo) e estilizá-la tirando aqueles fios perdidos logo abaixo da maçã do rosto e dando uma forma definida a ela. Caso não se sinta capaz de fazer isso, procure um barbeiro para dar um trato. Depois mantenha o corte usando aparelho de barbear elétrico ou peça indicação a seu barbeiro de alguma ferramenta que ajude na tarefa.
A parte boa é que se você quiser raspar tudo e depois voltar atrás não vai ter que esperar muito, com uma barba longa é melhor pensar duas vezes antes de chegar perto dela com uma lâmina.
…….
2 – Barba curta sem volume
É aquela barba cujos fios estão um pouco mais longos, mas ela ainda continua próxima ao rosto, sem fazer volume ou alterar o formato dele. Bem cortada e combinada com o corte certo de cabelo pode gerar um visual bem jovial e moderno. Dá para cuidar em casa na maior parte do tempo, mas é bom dar uma passada periódica no profissional para desenhar o pescoço e controlar fios rebeldes.
…….
3 – Barba curta com volume
É a barba que já começa a influenciar o formato do rosto, mas ainda é bem curta e baixa se comparada com os fios longos e cheios que são tendência já há alguns anos. Requer certa habilidade para se manter organizada e fios espetados podem deixar com aspecto desleixado, mas nada que cuidados simples e um barbeiro não resolvam, ainda assim é uma barba que demanda pouco tempo para manutenção.
…….
Nota do autor:
Este artigo não tem o objetivo de estabelecer um tipo de barba como melhor ou mais popular, apenas mostrar que existem alternativas e que elas podem se encaixar mais adequadamente ao seu tipo físico, estilo e posição profissional.
E quem tem uma barba dura e cheia como eu? Dura de nascer e cheia de falhas… Hahahahaha. Falando sério, eu gostaria de ter ao menos uma “curta sem volume”, mas mesmo com 28 anos estou longe disso. Enquanto isso, cabelo na cabeça cresce à vontade. O negócio é se contentar com uma cara lisa e não ter “preocupação” em viver aparando barba.
Pedro Henrique,
estamos no mesmo barco, sempre tive muito cabelo e pouca barba. Infelizmente temos que nos contentar com a cara lisa, pois a opção de ter uma barba toda falhada não conta. : )
Hoje existem implantes e cirurgias para aumentar a quantidade de barba, mas não sei qual é a efetividade dessas intervenções, por isso nunca falei a respeito.
Abs.
Hahahah, essa foi boa, já eu tenho mta barba, mas não tenho paciência de cuidar, daí faço ela todos os dias.