Aposte Sempre na Terceira Peça de Roupa

09/05/2016 4 Comentários por

malha-camisa-branca-jeans

Sempre que visualizamos um traje (chame look ou outfit, se preferir) nos concentramos nas peças de roupa, o calçado e os acessórios geralmente ficam em segundo plano, não que eles não importem, muito pelo contrário, mas quando falamos em roupa o que vem a cabeça primeiro são camisas, calças, camisetas, jaquetas, blazers, bermudas e afins, o restante vai surgindo durante o processo de escolha e se adequando.

Seguindo esse raciocínio podemos afirmar que qualquer combinação tem, pelo menos, duas peças: uma calça ou bermuda e uma camisa ou camiseta e a combinação surge a partir da escolha desses itens. A dica aqui é fazer um certo esforço para inserir uma terceira peça e dar um pouco mais de estilo ao conjunto – e quando digo esforço sei da limitação que o clima das regiões quentes do Brasil impõe. Mas veja bem, estou falando de algo bem mais simples do que o “layering” (veja aqui) trata-se apenas de uma peça adicional para sair do lugar comum e mostrar o quanto você se importa com seu visual sem, com isso, exagerar, pode parecer pouco.

Os itens do guarda-roupas masculino mais indicados para isso são camisas, blazers, coletes (alfaiataria ou nylon) e malhas (suéteres ou cardigãs), mas alguns acessórios também podem ajudar muito a valorizar seu look como suspensórios, cachecóis gravatas e chapéus, fazendo as vezes da terceira peça e dando aquele toque especial que ele necessita. Veja abaixo algumas sugestões de como e porque adicionar essas roupas ao seu visual do dia a dia:

Tops

camisa-malha-sueter-3-peca

Malha

Você já usou a mesma combinação de calça e camisa xadrez pela enésima vez? Jogue uma malha em cor contrastante por cima para ressaltar o xadrez e chamar atenção para seu rosto.

…….

blazer-camiseta-3-peca

Blazer ou jaqueta

Combinação de camiseta ou camisa e um jeans ou chino sempre vai fazer sucesso, mas só o blazer te dá elegância suficiente para frequentar ambientes um pouco mais sofisticados.

…….camiseta-camisa-xadrez-3-peca

Camisa

Camiseta básica, jeans básico, bem, nem tanto depois que a camisa xadrez entrou na jogada. Essa é a parte boa dos básicos, são uma tela em branco, o que você adicionar vai funcionar bem e deixar o look mais bacana.

…….

camisa-colete-3-peca

Colete (alfaiataria ou casual)

Seja a camisa xadrez, listrada ou básica, com a chegada do colete ele ganha muito em estilo, aliás o look todo ganha! Lembre-se, neste caso quanto mais padrões ou estampas a camisa tiver, mais casual será o combo, ou seja, se você quer algo mais sério, experimente uma camisa social lisa e um jeans bem escuro ou uma calça de alfaiataria.

…….

Acessórios

camisa-suspensorios-3-peca

Suspensórios

Mais um visual básico que ganhou destaque graças a um terceiro elemento, o par de  suspensórios. Apesar de ser apenas um acessório, sua presença muda a maneira como olhamos para o conjunto, dando um toque clássico em alguns casos e descolado em outros.

…….

camisa-gravata-3-peca

Gravata

A gravata é uma espécie de linha divisória entre a indumentária profissional e a casual, mas mesmo quem não está a caminho do trabalho pode incluir uma gravata no combo, afinal o acessório tem o poder de deixar qualquer uma mais elegante e respeitável.

…….

camiseta-chapeu-3-peca

Chapéu

Nem a bela bota conseguiria tirar essa combinação do básico se não fosse o chapéu Fedora. O complemento faz com que o visual, apesar de simples, ganhe um toque moderno e jovem, capaz de circular por locais onde a informalidade é a regra. Por outro lado também é possível criar algo mais alinhado com peças de alfaiataria, mesmo que seja apenas camisa e calça social.

…….

camisa-cachecol-3-peca

Cachecol ou echarpe

Um acessório pouco explorado pelo brasileiro, mas que pode influenciar muito o look é o cachecol. Os modelos leves, de algodão e outras fibras naturais, que servem mais como ornamento do que para proteger do frio, são ótimos para usar apenas sobre uma camisa ou camiseta, tirando seu look do “arroz com feijão” e também são uma boa maneira de injetar cor em combos neutros demais, dando destaque ao rosto.

…….

Dicas para fazer a terceira peça funcionar melhor

  • Combine texturas como uma camisa jeans sobreposta por um belo casaco de lã ou um cardigã leve;
  • Tente contrastar cores, a combinação vai ficar mais interessante;
  • Use a peça de cima para destacar a peça de baixo, como acontece no caso das camisas estampadas por baixo de malhas lisas;
  • Do tórax para cima tudo que sobressair chama atenção para o rosto e tira atenção da barriga, favorecendo quem não está de bem com a balança. Malhas golas V, cachecóis e chapéus ajudam nesse caso;
  • Eventos sociais que não tem dress code definido podem te deixar confuso quanto ao traje, aqui a terceira peça pode ser muito útil, especialmente gravatas, coletes e blazers combinados com calças e camisas elegantes sem, necessariamente serem formais;
  • Adotar esse estilo de vestir pode ser o primeiro passo para conquistar aquele visual com personalidade que você tanto procura, afinal você tem mais peças para combinar e criar;
  • No caso dos acessórios, invista em materiais naturais, os sintéticos não tem o mesmo apelo visual.

E quem mora em locais onde faz muito calor?

suspensorios-camisa-chambray

O melhor é, obviamente, trabalhar com peças que não façam passar ainda mais calor, veja algumas sugestões:

  • Blazer de linho ou lã fria para ocasiões especiais;
  • Camisa de algodão ou linho para o dia a dia;
  • Echarpe de linho, algodão ou gaze para dias com temperaturas um pouco mais amenas;
  • Chapéu Panamá para proteger do sol,
  • Colete de lã fria para um look mais formal;
  • Suspensórios para o dia a dia.

Obs: as camisas também podem ser de manga curta.

Veja mais exemplos na galeria abaixo:

Atenção:

É bom lembrar que a terceira peça, para ter tal função, deve deixar a mostra as outras duas, ou seja, uma malha ou camisa cobrindo completamente uma camiseta não consegue o efeito visual desejado.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Aposte Sempre na Terceira Peça de Roupa”

  1. Gustavo Barreto says:

    Boa a dica!

    mas os calçados também podem ter função parecida (principalmente quando são coloridos, ou estampados)?

  2. joao fernandes says:

    Ricardo, muito boa matéria.
    Mas como observado nela, e os lugares que não faz frio, BH é um exemplo, quase não faz frio por aqui durante outono inverno. Uso aqui como exemplo um sweater.
    Por favor, sempre que possível, lembre-se de nós pobre mortais que moram em cidades que quase não esfria.
    Parabens
    Abraços

Deixe um comentário