Cortes de Cabelo Masculinos Para 2016: Tendências e Inspirações

01/02/2016 4 Comentários por

cortes-cabelos-masculinos-2016-classico2

Com a preocupação cada vez maior dos homens quanto a imagem, estar por dentro das tendências de cortes de cabelo masculinos para 2016 deve figurar entre as prioridades, principalmente para aqueles que buscam inspirações para atualizar o visual. Neste post mostrarei o que surgiu de novo, o que continua agradando e o que está perdendo força.

Antes, três dicas

  • não adianta ter um corte moderno se ele não combina com o formato de seu rosto, então, antes de qualquer coisa, consulte este outro post aqui;
  • Também vale respeitar o seu tipo de cabelo, não insista em um corte para cabelos lisos se os seus são cacheados;
  • Quando encontrar o corte que te agrada, pesquise a respeito da manutenção para mantê-lo impecável, se você acha que pode dar muito trabalho, escolha outro.

Cortes de cabelo masculinos em baixa

cortes-cabelos-masculinos-2016-coque

Estar em baixa não quer dizer que você não deve usar, apenas que não estão sendo tão procurados quanto antes, aliás esta é uma questão bem peculiar, muitos sites quiseram sair na frente e publicar tendências de cortes para 2016 ainda ainda em 2015, durante os meses de outubro e novembro, nessa época o coque samurai estava em alta, mas quando o calor do verão chegou, muitos decidiram por uma opção mais fresca e adequada para a estação, hoje, a maioria desses artigos está defasado, principalmente depois que o Wesley Safadão adotou o coque no final do ano e muita gente não gostou da comparação! 🙂

O undercut ainda é bastante pedido, mas o corte com as áreas curta e longa claramente demarcadas está se tornando raro e, cada vez mais, dando espaço para o degradê feito com a máquina. Até a metade de 2015 ainda podíamos ver muito daquele undercut que pegou durante 2014, mas aos poucos noto que estão se tornando mais raros, abrindo espaço para a versão atualizada.

…….

Cortes de cabelos masculinos para 2016: Tendências

Cortes de cabelos masculinos para 2016: Tendências

Muito volume em cima está agradando alguns, o militarismo do “reco” ou crew cut faz a cabeça daqueles que preferem o visual mais arrumadinho e fácil de cuidar, enquanto o corte repartido para o lado é uma opção para quem cultiva um look clássico.

Nos cortes com máquina temos como novidade o volume progressivo que cria um penteado mais natural e a risca feita na lateral. Na verdade estes dois cortes já haviam aparecido no ano anterior, mas ainda não haviam conquistado espaço.

Muita gente gostou de ter cabelos longos graças ao coque que os exigia dessa maneira e agora estão cultivando a cabeleira, ora solta, ora presa com um rabo de cavalo.

Outro estilo que ganhou espaço foi o afro dread, deixando de ser um tipo de cabelo reservado a algumas tribos urbanas e ganhando muito do cenário jovem atual, principalmente entre o pessoal mais descolado e alternativo.

…….

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Pompadour

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Pompadour

Ganhou o público brasileiro em 2015 e continua seguindo firme e forte, com um significativo crescimento nos últimos 6 meses. Consiste em um corte com laterais baixas e um topete volumoso mantido com muita pomada e paciência. Pode destacar muito a testa, portanto pode ser uma opção ruim para quem essa parte muito grande.

Indicado para: aqueles que tem cabelos lisos

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Clássico repartido para o lado ou “side part”

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Clássico repartido para o lado ou "side part"

Está por aí desde sempre, mas passou a ser valorizado nos últimos tempos e o motivo não é segredo: o corte funciona bem na maioria dos rostos (basta adaptar o volume) e confere um look alinhado para seu “usuário”. Ideal também para ambiente de trabalho.

Indicado para: quem tem cabelos lisos ou ondulados

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Risca de máquina ou “razor part”

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Risca de máquina ou "razor part"

A risca feita pela máquina deixa o corte com uma cara mais clássica, sobretudo se você o mantém bem controlado com algum produto para estilização, mas há quem tenha o cabelo mais bagunçado e consiga um resultado tão bom quanto, só que mais descontraído.

Indicado para: quem tem cabelos ondulados, lisos, cacheados ou crespos.

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Corte militar, “reco” ou “crew cut”

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Corte militar, "reco" ou "crew cut"

A moda inverno 2016 já mostra que o militarismo mais uma vez dará as caras nas vitrines e araras das lojas, então pode não ser uma surpresa que os cortes baixos, com influencia militar estejam voltando com força, contrastando com as tendências de madeixas longas e bagunçadas. Dentro dessa onda chegam dois tipos de corte, um um pouco mais longo em cima e outro bem baixo e quase igualado. Vai ganhar essa briga o que privilegiar o formato do seu rosto.

Indicado para: todo tipo de cabelo.

Tipos de cortes de cabelo masculinos para 2016: Comprido

Tipos de cortes de cabelo masculinos para 2016: Comprido

A galera que deixou o cabelo crescer por causa do coque gostou da brincadeira e acabou adotando a cabeleira, muitas vezes prendendo a parte da frente puxada para trás com um rabo de cavalo, estilo Thor, e por falar nele, o ator Chris Hemsworth pode ser apontado com um dos responsáveis por essa onda de mechas longas entre os homens. Antes de optar por este tipo de visual, lembre-se que dá trabalho ter os fios nesse comprimento, não é tão prático como o crew cut, por exemplo.

Indicado para: cabelos lisos ou ondulados. Quem tem cabelo cacheado também pode usá-los longos, mas vão demorar muito mais para chegar ao comprimento ideal.

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Bagunçado ou “messy hair”

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Bagunçado ou "messy hair"

É um corte bem democrático, pois seu estilo permite adaptação para quem tem cabelo liso ou cacheado é só dar uma olhada nos exemplos para constatar isso. Mesmo assim necessita de uma pomada ou cera para dar acabamento e manter os fios sob controle, ainda que pareçam arrumados de maneira displicente.

Indicado para: cabelos lisos, ondulados ou cacheados.

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Afro Dread

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Afro Dread

Tem laterais curtas, mas ganha bastante volume em cima, possibilitando a formação de pequenos dreads que dão uma cara toda moderninha para o corte. Tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, principalmente pelo ar descolado e atual que empresta ao look.

Indicado para: quem tem cabelos crespos

Cortes de cabelo masculinos para 2016: O Cesar

Cortes de cabelo masculinos para 2016: O Cesar

Curto e controlado, lembra os cortes de cabelo dos imperadores romanos, daí o nome. Para quem quer algo não tão rígido pode passar um pouco de pomada ou cera e dar uma leve bagunçada. Não é o tipo que dá trabalho, mas necessita de idas constantes ao barbeiro para que não ganhe volume excessivo e quem é oriental tem que tomar cuidado para não ficar com o cabelo espetado.

Indicado para: cabelos lisos, ondulados e crespos.

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Black power com cachos torcidos

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Black power com cachos torcidos

Tirou o black power comum dos cortes preferidos de alguns homens mais alternativos por ter um estilo despojado e divertido, que faz com que as pessoas pareçam mais simpáticas, não concorda? É o tipo de corte que necessita de paciência (assim como o afro dread) pois demora para atingir o tamanho ideal para torcer os cachos, mas é extremamente marcante.

Indicado para: quem tem cabelos crespos

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Franja longa

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Franja longa

Teve o pessoal que enjoou do topetão do pompadour e simplesmente adaptou o corte para deixar a franja caída. A vantagem aqui é que  se seu cabelo é comportado (sem frizz ou fios soltos) você não vai precisar passar uma cera, mas se surgir uma festa formal , por exemplo, dá para assentá-lo com algum produto para estilização e jogá-lo para trás!

Indicado para: cabelos lisos ou ondulados fáceis de controlar.

…….

Cortes de cabelo masculinos para 2016: Inspirações

…….

Dica final para escolher o corte de cabelo ideal

Antes de sair por aí metendo a tesoura na cabeleira, escolha um profissional competente para cuidar do corte, converse com ele a respeito de sua escolha e veja se ele tem alguma sugestão ou acha que algo te impedirá de ter o corte desejado. Também é uma boa ideia saber o que é necessário para manter o corte: pomadas, ceras, shampoos, condicionadores, métodos de secagem, etc.

Leia também:

Destaques, Galerias de Fotos, Grooming, Multimídia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Cortes de Cabelo Masculinos Para 2016: Tendências e Inspirações”

  1. Rodrigo says:

    Gostaria de ver mais opções de corte de cabelo para quem tem cabelo cacheado. Quase todas as opções de corte são para cabelo liso ou crespo.

  2. Rafael Paixão says:

    Ricardo, gostaria de ver opções de estilos para calvos e magros.
    Abs.

Deixe um comentário