O cinto é um acessório que, usado de maneira correta, pode ser um grande incremento ao visual masculino, mas a maioria dos homens se prende aos modelos tradicionais em couro marrom ou preto, deixando os coloridos de lado, seja por medo de cores mais fortes, preguiça de pensar em novas combinações ou simples preconceito. Neste post esperamos inspirar nossos leitores a usar mais o acessório nos mais diversos tons e matizes.

Os cintos coloridos geralmente são em cordão (cadarço) ou lona, mas também é possível encontrar modelos em couro tingido, couro ecológico e até vinil. Tanto o material quanto as cores o transformam em uma peça adequada para looks casuais e não é aconselhável tentar encaixá-lo em um traje formal, pois o ambiente a ser frequentado provavelmente não comporta este tipo de liberdade de estilo. veja alguns exemplos de cintos aos quais estamos nos referindo:






Veja agora alguns exemplos de como usar:
Caso 1 – Contraste ousado
Confrontar cores contrastantes como essas é bastante ousado, mas não agrada a todos, existem combinações deste tipo um pouco mais comportadas, mas ainda assim vão chamar a atenção. Veja outro exemplo:
Se este não é o seu perfil a próxima opção poderá agradar…
…….
Caso 2 – Cores sóbrias
Aqui vamos na contramão da sugestão anterior, deixando a ousadia de lado e apostando nos tons neutros com apenas um toque de azul mais vibrante no meio de tudo. Sóbrio e sofisticado, dá menos margem a erro!
…….
Caso 3 – Só cores frias
Trabalhar com cores frias é uma ótima opção para quem quer variedade com uma certa “discrição”. Os tons de azul e verde são os que funcionam melhor neste caso e estão mais presentes nas peças masculinas.
…….
Caso 4 – Tom sobre tom com a camisa + calça neutra.
Aqui temos 3 opções: combinar com o calçado, com a calça ou com a camisa. Mas qual é a correta? Neste caso (look casual) não há, fique com o melhor resultado visual! Aqui o ton sur ton com a camisa funcionou maravilhosamente bem.
…….
Caso 5 – Roupa colorida, acessório neutro
Mas e se você já tem peças de cores fortes o cinto também tem que se destacar? Melhor não. Cinza, marinho, preto, branco ou bege podem ser uma boa maneira de manter a discrição se você já tem outros pontos focais no look.
…….
Caso 6 – Um toque de vermelho
Um look composto por cores frias pode pedir um tom mais vivo para não ficar muito quadrado, neste caso o vermelho está entre as melhores opções, ainda mais quando aparece apenas como um detalhe do cinto.
…….
Caso 7 – Rimando com uma cor da camisa
Uma maneira fácil de combinar é emprestar a cor existente em outra peça de roupa. No exemplo acima o detalhe vermelho da camisa se repete no cinto colorido de cadarço. Fácil, não?
…….
Caso 8 – Jogando tudo no cinto
É mais arriscado, mas se você se sente a vontade, aposte tudo no cinto, entretanto esse recurso tem algumas contra indicações, veja nosso próximo tópico.
…….
Tome cuidado!
- Antes de sair por aí com um cinto chamativo avalie se o lugar que você vai frequentar é adequado para este tipo de roupa;
- Se você tem alguns (ou muitos!) quilos a mais, não arrisque, fique nos tons neutros ou no tom sobre tom, o acessório em uma cor forte chamará atenção para sua barriga e quadris e talvez isso não seja uma boa idéia;
- Quem é muito alto pode fatiar a silhueta, ou seja, usar cores completamente diferentes em cada peça, incluindo aí o cinto, pois altura não é o problema;
- Quem é baixo pode alongar a silhueta usando peças em tons próximos, criando um efeito “monobloco” e a ilusão de ótica de ser mais alto do que realmente é;
- Cintos estampados (xadrez, listras) não são proibitivos, mas é melhor usá-los com peças lisas para não pesar demais e criar poluição visual;
- Fivelas grandes tem o mesmo poder de chamar a atenção para sua barriga que um cinto de cor forte, então se você está gordinho, evite! Aliás, não use fivela grande nunca, dificilmente fica elegante;
- Alguns cintos, como os casuais de couro, desgastam-se criando uma pátina que acaba ficando até bonita, por outro lado, algumas vezes o cinto fica com cara de acabado, neste caso o melhor é comprar um novo.

Opinião do autor
Como sempre digo, um bom acessório pode mudar a cara de seu look, emprestar mais estilo e chamar a atenção de uma maneira positiva. Não tenha medo de apostar em cores nem em acessórios como o cinto que é uma peça indispensável, seja no traje casual ou no social.
Muito bom esse post. Valeu, Ricardo!!
Os sapatos tem que necessariamente combinar com o cinto,num traje esportivo ou informal?
Em looks casuais não, você pode usar um cinto marrom e um sapato preto, não tem problema.
Abs.
Excelente! Algumas opções mostradas são de babar, pena que nao tem referência de marca!
Guilherme,
a maioria nem tem disponibilidade de venda para o Brasil, o jeito é garimpar nas lojas e encontrar os mais bacanas.
Abs.
Ótima matéria. Sempre é bom saber como usa um cinto em um look do dia a dia. É possível encontrar uma variedade de cintos coloridos e de dupla face em lojas como Riachuelo, C&A, Marisa e Renner.
2 aquisições nos cintos que pretendo na próxima viagem é esse o da Gucci(preto/vermelho) e o da Hermés(marrom).Não tenho nenhum cinto no momento que me ajude..
O que acha?
Aprova?
O da Gucci eu acho bacana, o Hermés também é bonito, mas tem gente demais usando e nem todos são verdadeiros, quando começa essa onda de massificação de um produto tão exclusivo eu prefiro passar longe.
Abs.
Aprendo muito aqui.
Um abraço!