Botas Lace To Toe: Conheça um Pouco Mais Sobre Elas

0

Botas lace to toe

Botas lace to toe não são muito citadas nos sites de moda masculina, e mesmo os veículos especializados em calçados preferem focar nos modelos mais populares.

Como você já ouviu o bastante sobre chelsea boots nos últimos anos, acho que já é hora de partir para algo novo, mesmo que não seja uma tendência que vai tomar conta das vitrines.

Se você soltou um “ahn?” na hora que leu o título deste artigo, não precisa se sentir diminuído por não saber do que se trata, pois o termo não é muito difundido, aliás não se trata realmente de um modelo de bota específico, mas de um detalhe no calçado que dá a ele um visual diferente e fácil de identificar.

Bota lace to toe – Principal característica

Botas lace to toe - detalhe do bico do calçado

Quando digo que não há um modelo específico, estou falando a verdade, podemos ter uma bota similar a um coturno ou mesmo uma work boot com amarração lace to toe, basta que os ilhoses onde passam o cadarço comecem mais próximos do bico do pé.

Hiking boots com amarração lace to toe

Para você ter uma ideia de como o conceito de lace to toe é mais comum do que imagina, quase todas as hiking boots (botas de trilha ou botas de caminhada) são lace to toe. Também é comum encontrar esse tipo de característica nas work boots, já que as botas lace to toe geralmente são muito resistentes e encorpadas, ou seja, apropriadas para trabalho pesado!

É importante frisar que não há uma medida padrão para o avanço do cadarço sobre o peito do pé, as vezes ele vai apenas um pouco além dos cadarços normais, em outras quase chega ao extremo da bota, por este motivo raramente você verá uma lace to toe com o cap toe (ponteira de couro), pois nem há espaço para ele.

Bota Lace to toe – Estilos e modelos

Bota lace to toe Barcelona Design

Nem toda bota que traz essa característica é totalmente rústica, algumas delas podem ser usadas em ambiente urbano com uma roupa mais arrumadinha, sem problema nenhum, esse modelo da Barcelona Design (foto acima) é um bom exemplo.

Outro estilo que se beneficia deste visual é o rocker, pois a cara pesadona de uma work boot ou um coturno tipo lace to toe casa completamente com jeans e jaquetas de couro, aliás, os fãs do motociclismo são outros que adoram um calçado como o modelo Kiev da Black Boots (foto abaixo).

Botas lace to toe da Black Boots

Também podemos dizer que a galera aficionada pelo estilo vintage é outra que não dispensa uma bota assim, principalmente as que tem o kilt saindo por baixo do cadarço. Sem nenhuma serventia, essa “segunda língua” é apenas uma franja que acaba decorando a ponta do calçado e trazendo um charme especial a ele.

As tais das monkey boots…

Monkey Boots

São botas com origem militar inspiradas nos calçados de pugilismo, foram usadas como padrão pelo exército tchecoslovaco na Segunda Guerra, por serem baratas e muito resistentes. Nos anos 60 viraram trend entre os mods (mais sobre eles aqui), migrando para outras tribos como punks, skinheads e finalmente chegando aos estudantes ingleses. Hoje os japoneses são um dos maiores consumidores desse modelo.

Além da amarração mais alongada até a ponta, como já mostrado acima, as monkey boots trazem uma costura lateral em formato de M (ou de ondas) que ajuda a identificar o modelo. No mais, sola grossa e tratorada e cabedal forte são itens mais do que esperados em uma bota que já foi usada pelo exército. O cano não é tão alto, ela geralmente tem a altura de uma chukka boot.

Para que serve a amarração maior?

Hiking Boots - Botas lace to toe

Com um cadarço que se estende por uma área maior é possível ter uma bota que assenta melhor, com menos pressão no calcanhar e nos dedos, mantendo a parte central melhor ajustada ao pé, mesmo sem estar tão apertada.

Onde usar a bota lace to toe?

Homens usando botas lace to toe

O melhor é usá-las em ocasiões casuais ou em locais que não peçam um dress code muito rígido, principalmente os modelos feitos para caminhada, com solas de cores claras, cadarços coloridos e outros detalhes que dão ao item uma cara bem aventuresca.

Botas lace to toe testadas no dia a dia

Os modelos citados acima das marcas Barcelona Design e Black Boots me foram enviados para teste e ambas se saíram muito bem. É interessante notar como botas encorpadas assim pode ser confortáveis, mesmo para mim que costumo fazer muita coisa a pé e caminho bastante, embora nenhuma das duas seja realmente uma hiking boot.

A Kiev da Black Boots tem uma cara mais bruta, é quase impossível não pensar nela com um dark denim, camiseta e jaqueta trucker. Com um pouco mais de criatividade você pode pareá-la com chinos, camisa de chambray e um blazer bem casual, emprestando um ar mais rústico para o look smart casual.

Já a lace to toe da Barcelona Design tem um visual mais sofisticado, ela não fica deslocada em um look mais arrumadinho para trabalho, por exemplo, principalmente a preta.

Inspirações para usar a bota lace to toe

Montei alguns grids com combinações de peças do meu guarda-roupas para mostrar como é possível atingir um bom número de combinações com esse tipo de calçado, usando apenas roupas básicas e práticas.

Grids com a bota lace to toe da Barcelona Design:

Com jaqueta de suede e jeans

Neste primeiro look usei o contraste do azul com o marrom para criar um visual atraente. A jaqueta é de suede (Siberian) e sua textura se combina a da camiseta de cinza mescla (Reserva) para chamar o olhar.

A calça de tom mais claro (Reserva) leva o combo para um lado ainda mais casual, mas a bota ainda se encaixa com perfeição.

Com blazer de sarja e jeans

Com uma mudança na jaqueta para um blazer (Memove) você consegue um visual mais alinhado, embora mantenha um certo ar rústico garantido pela sarja da peça que sobrepõe, além do cinto de lona neutro (acervo).

Arrumadinho com botas lace to toe

Aqui uma proposta diferente, uma roupa mais arrumadinha para trabalho ou um evento mais elegante, nada extremamente sofisticado, mantendo os tecidos de algodão com a mescla no blazer (Zara) e as listras na camisa (Shorts & Co.) mantendo a atenção acima da cintura.

A calça chino slim fit escura (Marfinno) dá um toque discreto e, mais uma vez, me aproveitei do contraste do marrom com azul para deixar o look mais interessante.

Bomber e chinos

Botas são ótimas no inverno, então não podia faltar um combo mais quente. A jaqueta bomber em matelassê (Zara) dá volume na parte de cima, mas não deixa esse volume se acomodar na barriga graças a sua estrutura, assim ela mantém o tecido bem distribuído,  principalmente no peito e ombros.

A chino cinza tem um pouco de elastano, garantindo o conforto, mesmo sendo mais ajustada ao corpo, sua barra com boca mais fina se encaixa perfeitamente nessa bota com design enxuto, sem embolar. Aqui só cores neutras: cinza, preto e o contraste discreto da bota marrom e do tricô marinho leve.

…….

Grids com a bota Kiev da Black Boots

Militar urbano com botas lace to toe

Com uma bota dessas fica difícil não tentar um combo militar, não é? Como eu tenho a minha disposição esse casaco (Vans) não foi difícil conseguir um bom resultado.

A calça jeans cinza (Levi’s) veio para dar um ar mais urbano e neutro, o mesmo vale para a camiseta preta (Reserva). Destaque para o relógio (Casio, G-Shock) em tom similar ao do casaco!

Clássico jeans e trucker

Combinações de cinza com bege e marrom estão em alta na moda masculina e aqui ela funcionou muito bem, trazendo volume para o dorso e evitado que o conjunto ficasse muito sombrio.

A jaqueta de sarja (Renner) estilo trucker é um clássico que sempre combina com uma boa bota, só precisei de uma camiseta simples (Reserva) e jeans escuros para alongar a perna quando combinados com a bota preta, afinal, quem não quer parecer um pouco mais alto, não é?

Jaqueta de suede e gray jeans

Olha a repetição do primeiro look, mas agora com a bota preta da Black Boots! Só precisei trocar o jeans de tom médio por esse denim cinzento (Levi’s) que ficou mais condizente.

Todas as cores nessa imagem são neutras, então nem precisa se preocupar com paleta de cores!

Blazer desestruturado para combinar com as botas lace to toe!

Você deve estar se perguntando se é possível fazer uma combinação mais arrumadinha com uma bota mais bruta como essa, eis a resposta: um blazer de linho e algodão desestruturado (Zara) deixa o look mais alinhado, assim como a calça chino.

Tudo tem uma pegada levemente rústica, mas o caimento ajustado e as peças clássicas não vão decepcionar se você vestir algo assim.

Experimente trocar essa camiseta preta (Reserva) por uma camisa de algodão branca para um resultado mais elegante ou uma polo marinho para uma pegada mais esportiva e chic.

Um toque rocker

Para finalizar não podia faltar um traje com inspiração rocker, nesse caso algo que lembra o grunge dos anos 90, com camisa xadrez (Renner) e black jeans (Levi’s). Dá para eliminar a camiseta e usar a camisa apenas, nesse caso o resultado se aproxima mais de um look lenhador. Nos dois casos dobre as mangas para um efeito mais despojado.

Como dá para perceber, usei um número limitado de peças para simular um guarda-roupas cápsula, pouco do que foi montado escapa do básico para se montar um acervo atemporal e clássico masculino.

Muitos looks podem se livrar do casaco ou jaqueta e ficar apenas com a camiseta ou camisa.

…….

Nota final:

Infelizmente a bota com amarração lace to toe é um pouco rara no Brasil, quem sabe o modelo não acaba se tornando trend lá fora e acaba recebendo mais atenção das marcas nacionais. Por enquanto temos esses dois modelos apresentados que são de boa qualidade, mas gostaria de ver mais opções por aí!

Deixe uma resposta