O blazer de sarja masculino está entre as peças que eu acredito que todo homem deveria ter no guarda-roupa. Equilibrado entre o rústico e o sofisticado, ele dá conta do tempo de outono – que pode ser bem variado, embora não seja extremo – se saindo bem nos dias amenos e protegendo se rolar um frio de fim de tarde.
Como a sarja é feita de algodão, uma fibra orgânica que “respira” bem e pode ser encontrada em diversas gramaturas, você pode buscar um blazer que se adeque melhor ao clima de sua cidade, desde que esse clima não se assemelhe ao Saara.
Outra vantagem dessa peça é que seu estilo permite criar um look que serve para trabalho, passeio ou ambos, sempre com uma pegada despojada e cool.
…….
Os tipos mais comuns de blazer de sarja
Cropped – um pouco mais curto do que o normal, ele é bem casual e ajuda os baixinhos a parecerem mais altos, pois alonga as pernas.
Bolso patch – os bolsos costurados dão um toque mais rústico e aproximam a peça dos blazers clássicos e jaquetões esportivos. Basicamente são um pedaço de tecido afixados na parte de fora do blazer
Bolso beson e flap – são originais do paletó, mas também podem ser encontrados em blazers e dão um ar mais formal a peça. O beson é liso e deixa a silhueta mais limpa, já o flap tem as abas estilosas que agradam a muitos homens, ambos são embutidos.
Sarja X algodão – alguns blazers são feitos de sarja com variações na gramatura do tecido (mais leve ou mais pesada), outros são de algodão bem leve, com trama diferente da sarja, mas com visual muito semelhante, por este motivo não faremos distinção aqui e trataremos tudo como sarja.
Obs: O blazer também pode ser encontrado em tecido tipo anarruga (seersucker), linho, lã fria, veludo, lã grossa, entre outros, mas aqui falaremos somente sobre os de sarja, por serem mais adequados para a meia estação.
Blazer de Sarja Masculino: 10 Dicas Para Usá-lo no Outono
1 – Para o ambiente de trabalho
Para o trabalho, uma gravata de malha ou tricô e cores sóbrias podem dar o tom da ocasião, mesmo com peças você está bem vestido e com aparência profissional.
…….
2 – Blazer de sarja masculino com color chino
Lembra daquela color chino que você comprou em 2014? SE você acha que ela chama muita atenção, experimente usá-la com um blazer de sarja marinho, a cor fria e escura torna o look mais equilibrado. Para não deixar o dorso muito apagado, invista em uma camisa ou camiseta branca para iluminá-lo.
…….
3 – Blazer de sarja masculino para o dia e para a noite
Apesar de ser uma peça mais descontraída e casual, prefira as cores claras durante o dia, podendo até combinar a peça com uma calça branca, off white ou cinza. Para noite verde escuro, marinho e vinho funcionam muito bem.
…….
4 – Com camisa casual por fora da calça
O blazer de sarja masculino é tão “relax” que você pode usá-lo com uma camisa casual por fora da calça sem parecer desleixado, apenas certifique-se que a camisa não é mais longa que o casaco, sobretudo na parte de trás.
…….
5 – Blazer de sarja masculino na combinação em layering
O look em camadas não é exclusividade de jaquetas ou casacos, este tipo de blazer também comporta uma produção com layers que podem ser compostos por camisas, camisetas, coletes, cardigãs, malhas ou até uma jaqueta leve.
…….
6 – Fazendo duo com a camisa jeans
Camisas jeans ou de chambray combinam bem com o blazer de sarja masculino, pois ambas as peças tem seu “que” rústico, mas as vezes é melhor não exagerar, nesse caso é melhor equilibrar o visual com uma calça sofisticada (foto) ou um calçado ligeiramente mas sério.
…….
7 – O estilo navy e o blazer de sarja
O navy e a sarja andam de mãos dadas, logo, é de se esperar que aquela sua camiseta listrada e seu blazer se encontrem de vez em quando. Pode ter certeza que o combo vai ficar ótimo!
…….
8 – Suba de nível em um passe de mágica!
Olha aquela combinação básica de camiseta e jeans ganhando novo fôlego por causa do blazer de sarja masculino. É fácil entender porque ele faz tanto sucesso!
…….
9 – Escolha um cor que se destaca, mas busque o equilíbrio
Cores sóbrias apenas? Não necessariamente, o blazer pode ser em um tom mais vibrante, basta acompanhá-lo de itens em tons neutros para equilibrar o look.
…….
10 – Modelos diferentões
Peças com detalhes interessantes como abotoamento cruzado, pespontos visíveis (em cor diferente do tecido) ou bolsos cargo também podem valer a pena, só fique atento aos problemas que isso pode te trazer se você estiver muito acima do peso ou for muito baixo, pois muitos desses elementos costumam trazer mais volume para a silhueta e deixar o corpo ligeiramente mais achatado ou simplesmente deixar o visual muito poluído.
…….
Galeria de inspirações
…….
Nota do autor
Com a vantagem de ser uma roupa versátil – talvez a mais versátil versão do blazer – você pode adicioná-la a sua indumentária independentemente de seu estilo, seja ele rocker, prep, alternativo ou até mesmo streetwear, basta escolher o modelo e a cor certa, além disso, os complementos (calça, camisa, acessórios) ajudarão a dar o tom da combinação e imprimir sua personalidade.
Excelente artigo Ricardo. Aproveitando o assunto, o que você acha dos blazers de moletom?
Acho ótimos, mas são ainda mais casuais que os de sarja, então é preciso tomar cuidado na hora de combinar e escolher bem a ocasião para usá-los.
Abs.
Matéria bem vinda Ricardo, tenho blazer de sarja e é muito bom, é incrível como substituir uma jaqueta num look básico por um blazer de sarja eleva o look e atrai elogios!