Em janeiro de 2023 aconteceram em Milão e Paris as Fashion Weeks masculinas das temporadas de Outono/Inverno 2023, inaugurando o cronograma de semanas de moda do ano. Muitas pessoas ficam um pouco confusas com esse calendário, uma vez que os desfiles ocorrem com bastante antecedência em relação às estações correspondentes, além de existir a questão da diferença entre o hemisfério norte e o sul.
Desse modo, os eventos realizados no início de 2023 são idealizados para as estações mais frias que ocorrem no final do ano no hemisfério norte. Contudo, essas tendências podem aparecer no street style do Brasil já nos próximos meses, visto que o outono começa em março por aqui.
Por isso, é bom estar ligado no que rolou por lá e se inspirar para incorporar ao seu guarda-roupa as tendências que mais têm a ver com seu estilo. Mas tendo em vista ao número de desfiles e suas diferentes propostas e abordagens pode ser um pouco difícil identificar quais são realmente as apostas da temporada.
Portanto, para facilitar esse processo, confira o que promete estar em alta ao longo do ano com a lista a seguir.
Tendências – Semana de Moda de Milão
Brilho
Essa com certeza não é uma tendência para os mais discretos, porém o brilho apareceu de diversas formas nos desfiles do Milão Fashion Week. Dessa maneira, para embarcar nessa onda não é preciso necessariamente apostar em glitter e lantejoulas como algumas marcas.
O metalizado também foi muito utilizado, sendo bem mais fácil de combinar em seus visuais, trazendo muito estilo e elegância. Então seja aplicado apenas em pequenos detalhes como botões de um casaco ou em peças inteiras essa é uma opção muito interessante para dar um toque diferenciado para o seu look.
Cropped
O comprimento cropped é mais comumente utilizado no guarda-roupa feminino, contudo pouco a pouco ele vem ganhando espaço também na moda masculina. Para o outono/inverno 2023 o que podemos esperar são casacos e jaquetas mais curtos nos mais variados designs para agradar uma grande gama de gostos e estilos diferentes.
Um modelo que merece destaque é a jaqueta puffer cropped, já que foi a proposta de mais uma grife durante os desfiles italianos. Essa versão encurtada de um clássico que sempre aparece quando as temperaturas caem ganha uma repaginada deixando mais estiloso um item que é conhecido mais por sua funcionalidade e praticidade.
Calça Oversized
Para as modelagens de calça masculina o que mais se viu foram cortes oversized que proporcionam um ar mais relaxado e descontraído para o visual. Isso é uma tendência tanto para o jeanswear quanto para os modelos de alfaiataria. Então se a sua preferência é por modelos de calças mais folgados, pode comemorar, porque o estilo que dominava a moda masculina dos anos 90 e início dos anos 2000 também promete estar bastante em evidência em 2023. O único cuidado que se deve ter é quanto a informalidade trazida pela peça, pois itens oversized, especialmente os mais amplos, tendem a não ficar bem em certas as ocasiões mais sóbrias.
Abotoamento Duplo
Se o modelo de calça que está em alta não é o ideal para um dress code profissional mais rígido, a tendência do abotoamento duplo pode ficar muito bem em seus looks formais de trabalho. Esse tipo de fechamento possuí uma presença mais tradicional e sofisticada, tendo sido a escolha de várias marcas trazer esse detalhe para as passarelas em seus blazers e casacos de alfaiataria. Homens com um estilo retrô irão adorar a volta dessa tendência que já fez tanto sucesso em diferentes épocas desde seu surgimento no final do século XIX.
Tons de Roxo
A cor que ficou mais em evidência nas passarelas italianas foi o roxo, aparecendo em diversos desfiles em nuances diferentes. As coleções de outono/inverno geralmente contam com tons mais neutros e/ou escuros, tendo isso em vista, foi animador ver uma cor menos fechada ganhar tamanho destaque.
Com visuais inteiramente compostos pela tonalidade ou sendo colocada para quebrar a sobriedade do look como um ponto de cor, o roxo tem tudo para ser muito utilizado ao longo das estações mais frias de 2023 assim como foi feito na Semana de Moda de Milão.
Tendências — Semana de Moda de Paris
Xadrez
O xadrez sempre é uma aposta segura para o outono/inverno e durante o Paris Men’s Fashion Week 2023 isso não foi diferente. Clássico, tradicional com um estilo preppy ou em versões mais diferenciadas e coloridas, essa padronagem esteve bastante presente nos desfiles franceses.
A proposta de diversas marcas foi utilizar a estampa em peças mais pesadas como sobretudos, no entanto, ela é uma opção para diversos itens do guarda-roupa masculino, blazers, camisas, coletes, calças e acessórios. Dessa maneira, é fácil encontrar o jeito de utilizá-la que mais combina com o seu estilo.
Camadas
Parece um pouco redundante recomendar camadas como uma tendência de outono/inverno, entretanto na Semana de Moda de Paris foi percebido o uso desse recurso em exagero como forma de estilizar o visual. Para tal propósito, as marcas montaram os looks com no mínimo três camadas a mostra, frequentemente incluindo a utilização de mais um casaco ou também coletes.
Essa composição pode ser mais difícil de recriar, visto que o Brasil em sua maioria não é um país que possuí frio intenso, por isso é melhor escolher peças mais leves para embarcar nessa moda.
Patchwork
Trazendo um estilo mais excêntrico para as passarelas, os blusões e suéteres produzidos com patchwork surgiram como tendência para a malharia e tricô da temporada. Um mix de cores e texturas, é uma opção que pode não agradar a todos por ser bem chamativa, embora exista também alternativas com combinações que são um pouco mais discretas. Então se estiver disposto a arriscar, pode ter certeza de que uma peça nesse estilo irá adicionar muita autenticidade e irreverência para o seu visual.
Caramelo
Os tons terrosos combinam muito com as estações mais frias do ano, diante disso não é uma surpresa ver o caramelo se fazer tão presente nas coleções da temporada. Tonalidade bastante utilizada em peças de alfaiataria, assim como nos clássicos sobretudos, é uma cor que propicia visuais elegantes e sofisticados.
Por ser um tom neutro, combiná-la com outras cores é super fácil, mas os looks monocromáticos ou ainda tom sobre tom também são opções cheias de estilo. Portanto, é uma ótima alternativa para se ter no guarda-roupa de inverno, principalmente em 2023, já que o caramelo promete ser um dos destaques da estação.
Fico pensando que grupo para e decide que agora é época de determinada peça. Estou lendo e ouvindo em vários lugares sobre calças largas, até na alfaiataria. Esses dias ouvi dizer que calça de alfaiataria slim fit não é mais elegante. Bom, vou continuar com minhas slim fit, quem quiser que ache deselegante, o que importa é eu me sentir bem.
Existem vários elementos que contribuem para o surgimento de uma tendência, mas no final das contas quem decide mesmo é o público, como você mesmo concluiu. A modelagem mais larga é um sonho da indústria, porque é a maneira de fazer você jogar todo seu guarda-roupas dos últimos 10 anos no lixo e comprar tudo novo, mas é puro delírio, a calça slim fit feita com precisão tem o caimento similar a roupa tradicional de alfaiate e ajuda a alongar a silhueta, enquanto que o caimento alargado não vai bem em todo mundo e pode criar um look meio desleixado. Junte a isso o culto ao corpo e as pessoas querendo mostrar sua boa forma e fica difícil defender esse tipo de roupa.
Abs.