Afinal, Existe Roupa Para Balada? Como Se Vestir Para a Ocasião?

16/08/2016 2 Comentários por

Afinal, Existe Roupa Para Balada? Como Se Vestir Para a Ocasião?

Sabe quando um vendedor de uma loja de roupas masculinas mostra uma camisa espalhafatosa e diz que uma roupa para balada? Pois é, essa cara está mentindo. Roupa para balada é o nome que se dá para aquela peça de gosto duvidoso, geralmente portadora de algum brilho, transparência ou qualquer outro detalhe que fuja ao clássico, mas não no sentido de ser inovadora, o que seria algo positivo. Dizer que ela foi feita para balada é uma maneira de justificar todo aquele aparato visual inútil, mas que pode seduzir alguns incautos ou mal informados.

O problema é que fica difícil saber em quem confiar, pois muitas das namoradas ou esposas – nossas fontes de conselhos fashion quando falta informação a respeito de determinado estilo de roupa – são as que mais acreditam na “roupa de balada”, pois as mulheres tem roupa para balada e elas acham que o mesmo vale para os homens. A coisa que mais ouço quando estou no setor masculino de alguma loja é uma voz feminina declarando peremptoriamente algo do tipo “Otávio, essa calça aqui você vai deixar para quando for para alguma balada”. Ou seja, trata-se de um péssimo investimento se nosso amigo Otávio não for um frequentador da noite, não é? Onde mais ele usará uma “calça de balada”?

Surge outra duvida: porque existiria uma roupa especialmente criada para ser usada em um barzinho ou algo do tipo? Não existe nenhum dress code estabelecido para esse tipo de ocasião afinal os ambientes são muito diversificados! Mesmo assim tem o cara que veste sua camiseta com o logotipo gigante de Calvin Klein e o sapatênis só quando vai para a balada – mentira, o sapatênis ele usa o tempo todo – como se isso o habilitasse a frequentar a vida noturna de sua cidade.

Mas qual é a solução? O que vestir em uma balada?

Afinal, Existe Roupa Para Balada? Como Se Vestir Para a Ocasião?

O homem bem vestido e estiloso sempre está adequado a qualquer situação (ou quase!), mas é óbvio que algumas ocasiões pedem um traje que combine com o local ou com o grau de (in)formalidade exigido, felizmente a maioria dos eventos noturnos é bem tolerante, deixando bastante espaço para imaginação.

Veja algumas peças que funcionam bem em eventos noturnos casuais:

  • Camisas de algodão escuras sem muitos detalhes e camisas jeans;
  • Camisetas lisas ou com estampas monocromáticas e minimalistas, mas nada de ostentar marcas ou frases engraçadinhas;
  • Tênis clássicos para locais descontraídos e sapatos casuais ou formais para um ambiente mais requintado;
  • Jeans escuros ou calças de alfaiataria, você escolhe, mas ambos com caimento acertado ao corpo;
  • Jaquetas de couro, sarja ou nylon (sem volume) são uma boa para proteger do frio;
  • Um casaco deixa o visual elegante, mas pode parecer exagero em ambientes fechados, portanto deixe-o na chapelaria ou prefira uma jaqueta;
  • Blazers são sempre um upgrade, os de sarja fazem um look casual moderninho e os de lã fria mostram sofisticação;
  • Acessórios são apreciados, principalmente pulseiras, elas deixam o visual mais descontraído;
  • Bermudas só em ambientes muito descontraídos, com preferência pelas sem bolsos nas pernas ou com bolsos flat, evite as cargo volumosas que te deixam com cara de largado;
  • Retificando: nem todos os acessórios são apreciados, bonés na balada te deixam com cara de moleque.

Cores mais adequadas

Tudo vai depender do ambiente: quanto mais descontraído e despojado, mais aceitas as cores fortes, mas para não errar nunca é mais fácil apelar para tons fechados. Marinho, preto, grafite, marrom e vinho funcionam muito bem, fazem looks elegantes e nunca estão fora de contexto, contudo o branco pode aparecer em peças que serão sobrepostas como camisetas e camisas e os tons quentes como vermelho, laranja e amarelo dão toque final quando estão em acessórios ou pequenos detalhes do traje.

Estampas e padrões que funcionam bem em roupa para balada

O xadrez grande serve para combinações bem casuais, enquanto o pequeno deixa o visual mais discreto e alinhado; o poá também é outro padrão bacana e que dá uma certa leveza a composição; os florais e folhagens funcionam como o xadrez, quanto maior, mais descolado. Listras são básicas e funcionam para camisas e camisetas, nos blazers, cuidado com as riscas de giz, você pode ficar com cara de mafioso.

Nota do Editor:

Como você pode notar, os trajes para uso em eventos sociais noturnos que envolvam um barzinho, uma festa ou uma casa noturna não necessitam de nenhum detalhe especial, apenas discernimento e bom gosto. Aposte no “menos é mais”, escolha as cores com cuidado e fique atento para um caimento que valorize seu corpo, lembrando que a ocasião não é desculpa para vestir roupas que parecem que estão te embalando a vácuo.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Afinal, Existe Roupa Para Balada? Como Se Vestir Para a Ocasião?”

  1. Filipe says:

    Você faz ideia que tipo de pano é o do primeiro blazer preto da foto? Alguma ideia onde compro um assim?

    Obrigado, Filipe

Deixe um comentário