É difícil pensar em tênis e não imaginar um Chuck Taylor All Star, o calçado que já foi usado por, pelo menos, 60% dos americanos passou pelo século XX com um dos mais populares sneakers de todos os tempos e até os anos 60 dominou o cenário esportivo, além de ser adotado pelos jovens, bandas de rock e celebridades do cinema e TV.
Isso não te faz pensar em como essa jornada começou?
O Início da Converse

Em 1908 um profissional do ramo dos calçados chamado Marquis Mills Converse fundou, em Malda, Massachusetts, sua própria empresa de calçados com sola de borracha: a Converse Rubber Shoe Company. Na época a borracha estava para a indústria como a impressora 3D está hoje para os pequenos negócios, todo mundo tentava se dar bem usando esse recurso de alguma maneira, afinal, as possibilidades pareciam infinitas.
Chuck Taylor e o primeiro All Star

Em 1917 a empresa lançaria sua primeira versão do Converse All Star, um calçado destinado a prática esportiva, mais precisamente o basquete, esporte muito popular até então. Em 1921 um jogador semi-profissional de basquete chamado Charles ‘Chuck’ Taylor surgiu na loja da Converse com uma porção de sugestões (e algumas reclamações) para a melhoria do produto, afinal ele entendia do esporte e sabia o que era necessário. A empresa, que não era boba, deu a Chuck um emprego como vendedor e embaixador da marca, aproveitando-se de seu entusiasmo e expertise para desenvolver um tênis melhor e divulgá-lo por todo país. Em 1932 a empresa reconheceria seus valiosos esforços em aperfeiçoar e divulgar o tênis, adicionando seu nome ao logo e patches do produtos, nascia finalmente o Chuck Taylor All Star.

Conquistando a América
O All Star teve vendas tímidas no início, mas graças ao entusiasmo e dedicação de Chuck Taylor no trabalho de promovê-lo as vendas sofreram um rápido crescimento, tornando-o o primeiro calçado dedicado ao basquete produzido em massa nos EUA.
Com a chegada das Olimpíadas de 1936, Chuck Taylor desenhou um novo modelo de All Star, com o tradicional cano alto, lona branca e faixas discretas nas cores azul e vermelho. O calçado patriótico se tornou sucesso ao lado dos tradicionais, sendo produzido até os dias de hoje.

Na Segunda Guerra Mundial Chuck Taylor serviu como capitão e parte de seu serviço era treinar as equipes de basquete das tropas – atividade considerada importante, pois mantinha o espírito de equipe e a moral dos soldados em alta e adivinhe qual calçado foi adotado pelos times militares. Nem na guerra o All Star ficava para trás…
Em 1949 foi produzido o primeiro Chuck Taylor All Star preto e branco como alternativa ao modelo monocromático, popularizando de uma vez por todas o design que nós conhecemos hoje. Em 1957 surgem os primeiros “Chucks” cano baixo (low cut) que ganharam público entre os jovens por causa de seu apelo casual e menos esportivo. A essa altura, aliás, os modelos de All Star já eram usados por atletas, estudantes, trabalhadores.
O auge do Chuck Taylor All Star

Em 1968 Charles ‘Chuck’ Taylor, considerado o embaixador do basquete, foi incluido no Basketball Hall Of Fame em reconhecimento a todos os seus serviços em prol do esporte, mas, infelizmente, viria a falecer um ano depois, contudo, seu nome estava eternizado também nos calçados dos jovens no mundo todo, embora poucos conheçam sua história.
Até então a Converse reinava: nos anos 60 a ela tinha de 70% a 80% da indústria de tênis nos EUA e isso não era pouca coisa! A situação só viria a mudar nos anos 70 com a competição se tornando acirrada – Nike, Adidas e Puma vieram com tudo, dispostas a tirar a Converse do topo… e conseguiram!
A derrocada da Converse
No anos 70 lançamentos dos concorrentes com novos solados e palmilhas, além dos cabedais de couro, fizeram os Chucks parecerem desatualizados, mudando as escolhas dos atletas, sempre em busca de uma performance melhor. Mas vamos ser justos? Decisões de marketing ruins e estratégias equivocadas por parte da Converse também contribuiram para a derrocada, a empresa facilitou o trabalho da concorrência!
Sobrevivendo graças a cultura pop
Mas nem tudo estava perdido, um rei nunca perde a majestade, e nos 80 o All Star ressurgiu graças a seu estilo casual, jovem e despojado, aliado a um preço acessível, afinal, era apenas um calçado de lona com sola simples de borracha, enquanto as outras marcas como a Nike, Adidas e mais recentemente a Reebok, que se encontrava em plena ascensão, ofereciam pares cada vez mais sofisticados e caros.
Os no cinema e na música os ídolos continuavam calçando seus Chucks: Os Ramones nos anos 70 e Michael J. Fox no filme “De Volta Para o Futuro” ou o The Edge nos shows do U2 nos anos 80 (entre tantos outros) mostravam que o All Star tinha uma ligação com a juventude que era praticamente impossível de ser desfeita. Nos anos 90, Kurt Cobain, do Nirvana, apresentou-o para toda uma nova geração de garotos que começavam a escutar rock e adotavam o visual grunge com cabelos longos, camisas xadrez e Chucks nos pés.
A Nike salva o All Star!
Mesmo fazendo parte da cultura pop e sendo revivido de tempos em tempos pela moda, as vendas da Converse se apoiavam apenas na linha All Star, o que não garantia a saúde financeira da marca. Em 2001 a empresa entrou em processo de falência, com uma nova administração assumindo e mudando suas operações para países asiáticos, buscando um custo de produção mais barato. A medidas deram certo, a Converse, embora combalida, conseguia espantar o fantasma do fechamento, afinal ainda tinha um nome sólido e um produto amado no mundo inteiro!
Em 2003, a Nike, ironicamente uma das maiores rivais da Converse, adquire a marca e todas as suas operações por 309 milhões de dólares e investimentos pesados em novas linhas e marketing.

A partir daí a história muda novamente, a empresa passa a receber investimentos que garantem a criação de novos modelos e parcerias com artistas, estilistas, bandas de rock e marcas de streetwear, gerando produtos com grande apelo fashion e jovem. O Chuck Taylor All Star deixa de ser apenas o tênis vintage para se tornar objeto de desejo de fashionistas e sneakerheads, continuando com essa estratégia até hoje.

Chuck Taylor All Star II
Em 2015 a Converse anuncia uma novidade na linha: o Chuck Taylor All Star II (leia mais aqui) uma versão com design mais clean e novos materiais vem com intenção atualizar o ícone sem fazê-lo perder as características que são amadas por tantas pessoas, entretanto o modelo antigo ainda continua sendo o carro-chefe da marca.
Do All Star marrom de borracha escura aos modelos criados por John Varvatos com pegada punk rocker, a criação da Converse em parceria com Charles Taylor teve momentos de altos e baixos, mas nunca foi esquecida, ela continua sua relação não só com a juventude americana, mas com pessoas de todas as idades do mundo inteiro. Gerações calçaram seus Chucks com orgulho e provavelmente muitas outras farão o mesmo.
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Resumo em web stories
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Muito bom o texto, Ricardo! Lembro que na minha juventude tive um, mas somente agora, fui apresentado ao Chuck Taylor All Star! Bela recordação! Parabéns!