Existem por aí diversos vídeos ensinando a dar nós na gravata, mas a grande maioria deles tem ponto de partida: o acessório tem que estar no pescoço do usuário prestes a terminar de se vestir.
Os dois vídeos a seguir mostram como fazer um nó de gravata sem nem mesmo ter que colocar a peça no corpo, o que tem uma certa vantagem, já que aqueles que não tem muita prática nessa área são obrigados a guiar seus movimentos vendo o reflexo no espelho, algo desnecessário quando a gravata está bem na sua frente.
Além disso o destaque das duas técnicas é que elas no dependem do “passa passa” de ponta pra cá e ponta pra lá, os movimentos são quase robóticos, com a prática dá para fazer um nó perfeito até no escuro.
Esta primeira técnica eu já mostrei há alguns anos, mas tenho certeza que pouca gente viu:
https://youtu.be/e0ykswI49BI
Sim, meu amigo, o cara gastou 10 segundos para fazer um Windsor perfeito! Se você perdeu os movimentos, coloque a reprodução do YouTube para 0.25, e fique atento a execução desse nó, é mais fácil do que parece.
Este outro é para quem é fã do four-in-hand. Não é tão rápido como o primeiro, mas acredito que com treino você vai conseguir dar o nó em questão de segundos.
…….
Um certeza na vida: tudo sempre pode ser feito de um jeito mais fácil e mais rápido. ; P