16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios

12/08/2013 48 Comentários por

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios

De uns tempos para cá tenho recebido diversas mensagens de leitores que querem adicionar os suspensórios ao seu repertório, mas ainda não tem certeza de como ele pode entrar nas combinações cotidianas, pensando nisso fomos em busca de algumas imagens que pudessem criar um guia de looks para dar ideias de como usar os suspensórios em qualquer ocasião e mostrar que mesmo tendo suas regras de uso, sempre dá para inovar. Veja o resultado abaixo:

Como usar suspensórios em 16 looks

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios1 – Por baixo dos panos – o correto é que os suspensórios fiquem por baixo de todas as peças de roupa, exceto a camisa ou camiseta, mas há quem fuja da regra e se de bem, o que nos leva a nossa próxima foto…

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios2 – Por cima do colete – encontrei algumas fotos de pessoas usando o suspensório por cima do colete, mas, como você pode ver, apesar do resultado visual satisfatório, os bolsos da peça ficam inutilizados pelo acessório e não vou negar que acho um pouco estranho saber que, caso sinta calor, terei que deixar as calças no chão para tirar o colete.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios3 – Por cima da malha – aliás, se é para jogar as regras e a praticidade para o alto, você também pode experimentar o suspensório por cima de uma malha leve ou um tricô e se for como o da foto, que possui tons semelhantes ao da peça que está por baixo, ainda melhor, tudo fica mais discreto e harmonioso.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios4 – Com camiseta por fora da calça – uma grande dúvida dos leitores é a respeito do uso da camiseta por fora da calça e se isso permite a combinação com os suspensórios. Sim é possível usar, mas não é aconselhável se sua camiseta é muito longa, pois o arranjo pode causar um “efeito fralda” com uma quantidade exagerada de tecido escapando por todos os lados. Eu usaria com a camiseta por dentro, mas caso queira arriscar, que esteja dentro do peso, pois uma barriguinha pode por tudo a perder e vai parecer que ela está caindo para fora da calça!

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios5 – Combinado com a calça color e camisa jeans – as cores escolhidas vão muito bem com suspensórios neste tom de marrom, principalmente o vermelho, portanto se você é fã de color jeans e similares, dá para investir em algo deste tipo, ou até ir mais longe, usando o acessório também no tom vermelho, mas neste caso é melhor que ele tenha tiras estreitas para o visual não ficar muito saturado.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios6 – Feitos de couro trançado – um efeito visual mais interessante pode ser alcançado usando-se suspensórios como os da foto e deixando-se um pouco de lado o tradicional feito em lona ou couro liso, só não escolha camisas muito cheias de detalhes, o acessório por si só já é bastante chamativo, no máximo acrescente uma gravata neutra.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios7 – No look total jeans – denim e suspensórios “conversam” bem, certo? Então por que não montar um visual só com peças em jeans quebrando apenas com acessórios bacanas?  Você pode fazer uma combinação em tom sobre tom (como a da foto) ou colocar alguns elementos em cores complementares para chamar mais atenção, tudo depende da sua intenção.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios8 – Totalmente casual com camisa henley – quem acha a camiseta básica um pouco simples pode optar pela camisa henley que tem como diferencial os botões da gola. Aliás uma camisa pólo também não está fora de cogitação e o resultado é bem similar, mas um pouco mais arrumadinho.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios9 – Com trench coat – quem acha que suspensórios só vão bem por baixo de blazers e jaquetas está muito enganado, o combo camisa + gravata + casaco dá um resultado excelente e bem estiloso, principalmente se houver preocupação com detalhes como sapatos e chapéu, criando complementos perfeitos para o look.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios10 – Com padrão listado e look de cores escuras – duas dicas aqui: uma delas é o suspensório com listras, que chama a atenção e quebra o visual chapado, o outro é a utilização de peças escuras justamente para destacar o acessório. O equilíbrio entre a sobriedade da roupa e o estilo despojado do suspensório mostra o quanto o autor do look é confiante e arrojado.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios11 – Com smoking ou terno – claro que não poderia faltar o visual clássico e formal com suspensórios. Aqueles que trabalham em ambientes conservadores não estão quebrando nenhum protocolo se acrescentarem a peça ao costume (a não ser que seu patrão tenha algo contra!) e em um evento especial o smoking fica incrível quando usado com suspensórios.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios12 – Combinando com camisa e gravata – você já combinou a camisa e a gravata, certo? então basta “casar” o suspensório com a gravata ou, como mostra a foto, com a camisa. Caso ache que complicou demais, use uma peça neutra (em preto, cinza escuro ou branco) e não se preocupe com o restante.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios13 – Com chapéu – como já disse, outros acessórios podem contribuir para criar seu estilo e complementar os suspensórios e como podemos ver acima, o chapéu cria um clima vintage que muita gente aprecia e procura desenvolver cada vez mais, principalmente se for um fedora ou Panamá.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios14 – Com calça e camisa em alfaiataria – tem muita gente que não precisa usar terno, mas não abre mão de um um traje mais alinhadinho, mesmo estes podem acrescentar os suspensórios e deixar de lado o velho cinto de vez em quando, principalmente se a peça tiver alguma cor vibrante para dar um charme a mais para o visual.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios15 – Colocar, mas não usar – este estilo levemente relaxado tem seus adeptos, aliás mais do que eu imaginava! Procurando imagens para este post me deparei com algumas fotos trazendo visuais muito interessantes que faziam uso do suspensório desta maneira, indo do preppy ao punk. Entretanto não creio que o item solto e caído seja algo para qualquer ocasião, locais mais sisudos e eventos mais formais não comportam este estilo que cai bem em momentos de lazer e descontração.

…….

16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios16 – Preso a camisa? – eu pensei que já havia visto de tudo até me deparar com esta imagem! Como estas presilhas estão se segurando na camisa é um mistério, mas não deixa de ser inspirador saber que tem gente por aí inventando novas maneiras de incluir um suspensório em sua combinação de roupas!

…….

Espero que este artigo tenha ajudado e inspirado o uso criativo deste acessório estiloso. Se julgar necessário, leia também este post: Que Tal Trocar o Cinto Por Suspensórios?

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

48 Responses to “16 Looks Dão Ideias de Como Usar Suspensórios”

  1. João Víctor says:

    Coisa que eu percebi só de ver as fotos: os plus size não podem usar suspensórios muito finos, pelo mesmo motivo que os impedem de usar gravata skinny

  2. Leonardo says:

    Eu não acredito nesse post! Eu já ia mandar uma mensagem perguntado melhor sobre como poderia usar o suspensório quando me deparo com esse post, olha que sorte a minha.

    Gostei muito, principalmente porque estava com dúvida se poderia usar com uma camisa pólo.

    Agora só me falta perder a vergonha de usar esse acessório, alguma dica para isso, rs?

    • João Víctor says:

      Leonardo,

      Uma coisa que funcionou comigo: procure em sua agenda um “evento-teste”. Algo seguro, que não vá atrapalhar sua vida profissional, financeira, amorosa… (vc entendeu). Use suspensório e então decida se terá coragem de adicionar a peça de vez ao guardarroupa.

      Boa sorte!

      • Ricardo says:

        Também acho uma boa idéia começar a usar os suspensórios por baixo de um blazer, casaco ou jaqueta para começar. Depois, com o costume, fica mais fácil criar looks onde ele aparece com maior destaque.
        Abs.

        • Leonardo says:

          Valeu pela dicas João e Ricardo. Estou usando ele largado – solto, sem passar pelo o ombro – até pegar um pouco mais de confiança.

          Abs.

  3. paulo roberto da rocha e pinho says:

    Bom dia Ricardo, prarabéns pelo site, sempre consulto quando quero dicas e sugestão. Gostaria de saber onde posso comprar variedades de suspensórios . Tenho 50 anos e me crei usando suspensório até os 10 anos de idade.Também gostaria de saber onde posso comprar calça social 100% de lã. para usar no inverno(marcas).

    • Ricardo says:

      Paulo,
      na esquinad da Oscar Freire com Augusta tem uma loja chamada Petulan, lé, apesar de caros, tem suspensórios de boa qualidade. Não sei bem se é o que está procurando, mas vale a tentativa. Calças 100% lã não são difíceis de encontrar, lojas como a Harrys, Brooksfield e Via Veneto tem a peça para venda, até mesmo a Zara, em meio a algumas calças em poliviscose, tem modelos em lã fria (boa para qualquer temperatura) e, se der sorte, até com matéria prima da italiana Marzotto, que é uma das melhores do mundo.

      Abs.

  4. Marcos says:

    Ótimas informações nesse e no post que fala em trocar o cinto pelo suspensório.
    Tenho avaliado usar suspensório, primeiro como opção ao cinto (que dá umas beliscadas nos pelos e machuca um pouco a pele) e segundo pelo estilo. Como não curto muito ternos e gravatas, acho que vou optar pelos estilos mais próximos do punk e do rockabilly.
    Vocês tem alguma dica?
    Penso em combina-los com calças jeans um pouco mais justas, camisetas lisas de manga curta ou pólos, bota estilo curturno de cano curto ou estilo motoqueiro, sempre cobertas pelas barras das calças. E ainda blazers ou jaquetas de couro.
    Que tipo de camisetas e jaquetas posso ou não usar com suspensórios? Abraço!

    • Ricardo says:

      Marcos, felizmente os suspensórios não tem muita frescura, dá para usar com quase tudo. Nessa linha mais rocker funcionam bem por cima de camisas xadrezes, camisetas de banda ou mesmo as básicas, por baixo são companhia para jaquetas de couro ou jeans e até casacos pesados.

      Só não gosto muito do acessório por cima de moletom ou usado com bermudas, no mais, dá para explorar muito o potêncial.

      Abs.

  5. Victor Monteiro says:

    Boa Noite
    Tenho 15 anos de idade e sempre achei o suspensorio algo estiloso de usar… graças a esse post eu sei como usa-lo agr…
    Mt bom o site
    Abs.

  6. Fernanda says:

    Acho que vão gostar de ter uma opinião feminina: particularmente acho lindo homens usando suspensórios, é elegante e bem charmoso!!!

  7. Moacir M. says:

    Olá Ricardo
    Tem um casamento no qual sou padrinho no cartório. O evento é à tarde. Pensei em ir com calça de alfaiataria preta, camisa xadrezinho azul marinho com branco, sapato casual e suspensório preto de couro. Seria adequado ?

  8. Ricardo R Silva says:

    Boa tarde, vi em muitas fotos de suspensórios em que as presilhas se encontram presas por dentro da barra da calça, ao invés de estarem presas na barra da calça propriamente. Costumo usar peças de alfaiataria e gostaria de saber como as presilhas ficam presas por dentro da calça e não na barra. Grato pela atenção.

    • Ricardo says:

      Ricardo,
      existem calças com botões próprios para isso na parte interna da cintura, mas são bem difíceis de encontrar no Brasil. Uma opção é pedir para um alfaiate ou costureira colocar os botões.
      Abs.

  9. Ricardo R Silva says:

    Grato pela sugestão, mas ainda assim resta um empecilho. Como posso adquirir um suspensório com casas para abotoar os botões ao invés de garras?

  10. Junior says:

    No caso de suspensorio com camisa e gravata eu devo usar a gravata ornando com o suspensório ou camisa?

  11. Junior says:

    Tenho um suspensório vinho, posso usar com camisa xadrez(preta, cinza e branco) + calça escura + bota ?
    Obrigado !

  12. Gustavo says:

    Olá, Ricardo. Gostei muito do post sobre o uso dos suspensórios. Tirou muitas dúvidas que eu tinha, porém, gostaria de saber a respeito de quem tem uma estatura mediana (1,67). Gostaria também de saber se o look de camiseta branca com calça branca daria certo com um suspensório preto. Vi uma imagem com um modelo usando esse look e achei muito bacana.

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      muita gente gosta, mas confesso que não sou muito fã dessa combinação. Quanto a sua altura, suspensórios são ótimos para alongar a silhueta, só que é muito alto (muito mesmo) deve evitá-los.
      Abs.

  13. Carlos Henrique says:

    Acho muito legal o uso do suspensório. Considero um charme e um estilo que valoriza qualquer look.

  14. hamilton says:

    Boa noite. Tenho 73 anos e gosto demais de suspensórios. Fica fora de estilo usa-los junto com cinto?

  15. Matheus says:

    Ricardo, tenho um pouco mais de 1,80m e peso 60 kg, ficaria estranho eu usar um suspensório?

    • Ricardo says:

      Matheus,
      pela descrição você é bem magro, o suspensório pode deixar sua silhueta ainda mais vertical do que você deseja, aconselho a experimentar o acessório em uma loja e dar uma boa olhada para saber se ele não vai te deixar magro demais ou muito esticado.
      Abs.

  16. Renato Torres says:

    Ola,

    Adorei a dica, mas tenho um certo receio em usar suspensorio..

    Eu sou forte e muito ombrudo… não fica estranho?

    • Ricardo says:

      Renato,
      o segredo está em escolher suspensórios proporcionais para seu físico, para você os muito finos, por exemplo, não vão funcionar bem, já os mais largos podem dar um resultado bacana. O negócio é experimentar!
      Abs.

  17. Jefferson Josias says:

    Boa noite preciso de ajuda, vou casar agora em Jan/2016 e decidi usar esse acessório, bom minha dúvida é sobre a combinação das cores, será um casamento a tarde, sou moreno decidi usar um terno slim bege camisa branca e gravata slim marrom e sapato social marrom tbm, ai sobre o suspensorio minha duvida seria se devo usar um marrom ou bege? Ou se vc tiver outra sugestão aceito tbm!

  18. Guilherme Aguiar says:

    Boa noite. Preciso de uma dica ainda hoje, se possível rs… Bom, amanhã irei para uma festa retrô, comprei uma calça que ficou só um pouco folgada, tenho que usar suspensório nessa festa, mas ficou muito feio por conta da calça folgada. A pergunta é: Tem problema de eu usar sinto e suspensório juntos? Agradeço desde já!

  19. Jonathan says:

    Tenho 1.80 115kg (ou seja sou gordinho), mas particularmente sou muito fashionista e adoro usar e abusar de acessórios e afins. Não me importo em usar um calça até mais apertada por conta do meu peso, me acho até mais confortável com elas, enfim, semana que vem vou em uma RAVE, e estou pensando em ir de suspensório, calça sarja preta, camiseta preta, e chapéu, nos pés um tipo de bota (Slum).Queria saber qual dica você me dá no modo de usar o suspensório, pois estarei de camiseta básica (sem estampa). Penso em um vermelho, mas não sei, e por ser gordinho, aquelas camisetas longs combinam ? Obrigado ?

    • Ricardo says:

      Jonathan,
      esse tipo de local é bem permissivo quanto aos trajes, então dá para fazer algo mais extravagante sem problemas. Quanto a camisa, o melhor é usar por dentro da calça para não embolar no suspensório, principalmente os modelos mais longos.
      Abs.

  20. Rogerio says:

    Boa noite. ..tenho uma festa de debutante e gostaria de usar o supensorio. Pensei numa calça de sarja caqui com uma camisa slim branca e suspensório bordo. Pensei num sapato preto mas não sei se td vai colar bem.

  21. Bruno says:

    Achei muito boas suas dicas, eu tenho uma duvida, vou baixo tenho 1,64m, fica feio o suspensório ?

    • Ricardo says:

      Bruno, não fica, mas não use aqueles muito grossos, prefira os finos que são mais proporcionais ao seu corpo. Outra coisa bacana é que os suspensórios ajudam a criar uma ilusão de alongamento que favorece quem não é muito alto.
      Abs.

  22. Sweet Bunny says:

    Sou uma garota, e por mais que essa peça seja denominada “masculina” tento incrementar suspensórios em meus looks de forma que fique mais feminino, com uma saia godê de couro por exemplo, o suspensório fica lindo e salto estilo boneca. Gosto muito, apesar de também usar com calça.

    • Ricardo says:

      Sweet Bunny,
      também acho que as mulheres ficam muito estilosas com suspensórios, aliás muito do que está no guarda roupas do homem fica bem nas meninas e não é a primeira vez que elas pegam emprestadas nossas peças!
      Abs.

  23. Neto says:

    Ricardo, vou a um evento onde a única regra é estar de preto, e penso em usar calça preta (não social), camisa preta e suspensório cinza escuro, ou preto com algum detalhe, se encontrar. O que acha?

    • Ricardo says:

      Neto,
      acho que está ok, mas como não sei se há um dress code para a festa (além do preto) não posso dizer se você está “overdressed” ou “underdressed”.
      Abs.

  24. Matheus says:

    Pelo que entendi dos comentários, o suspensório não tem a mesma função que o cinto (amarrar a calça); ou seja, a calça ja deve estar bem ajustada e o suspensório funciona apenas como enfeite. Correto?

    • Ricardo says:

      Matheus,
      tanto o cinto quanto os suspensórios podem ajudar a manter a calça no lugar, mas o ideal é que você compre uma peça com medidas que não dependam desses acessórios.
      Abs.

  25. Felipe Richieri Fernandes says:

    Boa Tarde,

    Gostaria de algumas dicas para usar suspensório e gravata borboletas juntos.

    Att,

    Felipe.

Deixe um comentário