10 Mentiras Que os Gurus da Moda Masculina Contam Para Você

4

10 Mentiras Que os Gurus da Moda Masculina Contam Para Você

O acesso fácil a informações que antes davam um trabalhão para serem colhidas e passadas adiante inundou a internet de especialistas, mas existe uma diferença entre quem entende de um assunto e quem apenas recita o que decorou, sem nenhum tipo de compreensão mais profunda sobre o tema, como acontece muito com a moda masculina por exemplo.

Se entender os meandros da moda masculina já é complicado, aplicá-la aos diversos tipos de homens, levar em consideração sua cultura, seu cotidiano e até mesmo o clima de sua região, só complica mais a equação, talvez seja por isso que muitos dos chamados gurus da moda, consultores de imagem, mestres do estilo (ou seja lá qual for nome que prefiram) acabam optando pela generalização, e dela surgem algumas regras que até podem parecer bem intencionadas, mas só criam um cenário simplista, que em nada representa tudo que a moda masculina engloba e como pode ser aplicada.

Eu leio, escrevo e falo sobre esse assunto há mais de 10 anos, mas só agora tive certeza de possuir um repertório decente o suficiente para criar um curso que pudesse fazer com que as pessoas passassem a entender como usar a moda em seu dia a dia sem apenas repetir regras que, mesmo ditas com intuito de ajudar, não são realmente verdade, abaixo listei algumas delas:

10 Mentiras Que os Gurus da Moda Masculina Contam Para Vocês

1 – “Tenha um guarda roupas atemporal e você nunca mais vai precisar comprar roupas”

Não precisa ir muito longe para ver que isso não é verdade. Um dia suas roupas vão se desgastar, manchar, rasgar ou você simplesmente vai se encher delas e pensará em comprar novas para dar um “refresh” em seu repertório. Caimentos e detalhes também mudam em períodos de tempo mais longos, dificilmente você conseguiria usar um terno dos anos 90 nos dias de hoje sem fazer ajustes. Além disso algumas mudanças em sua vida podem resultar em uma alteração de estilo que pode pedir novos itens nos cabides e gavetas.

Seria mais correto dizer que com um guarda-roupas atemporal você vai gastar muito menos com roupas porque elas vão durar mais. Já estaria ótimo, não é?

…….

2 – “Tenha um guarda-roupas cápsula e você nunca mais vai precisar comprar roupas

Idem ao item anterior, só troque “atemporal” por “cápsula”. A diferença aqui é que o ponto principal não é a durabilidade das roupas, mas a facilidade de combiná-las, ainda assim, mais cedo ou mais tarde você vai ter que ir às compras.

…….

3 – “Todo homem precisa de um smoking”

Um mantra repetido pelas revistas e canais de moda do exterior e muito reproduzido por aqui pelos sites e blogs que amam o Google Tradutor™, mas temos que ser realistas: quantas pessoas tem a oportunidade de ir a um evento black tie atualmente no Brasil?

Se você faz parte de um círculo social onde o smoking se faz necessário de tempos em tempos, invista no traje, caso contrário é melhor ter um bom terno para casamentos, formaturas e outros eventos formais, deixando o smoking para um aluguel em momentos pontuais, isto é, caso eles surjam!

…….

4 – “Esta é a lista das peças que você precisa ter para…”

Cada caso é um caso. Quando escrevo meus posts com listas sempre tento deixar claro que as algumas sugestões (sim, eu dou apenas sugestões) devem ser adaptadas para a realidade de cada um. Não posso dizer que alguém que mora em uma cidade extremamente quente deve ter, obrigatoriamente, um pea coat, uma jaqueta perfecto e uma coleção de tricôs pesados.

…….

5 – “Saiba aqui todas as regras da moda masculina”

A moda masculina é muito mais sobre entender a harmonia das roupas e seu corpo do que regras propriamente ditas. Esses dogmas são facilmente contornáveis se você souber algo sobre proporções, caimento, cores e materiais (hello, pirâmide do estilo!), tendo ainda uma boa quantidade de bom senso envolvida. É bom ter uma ideia das regras, mas é melhor ainda saber quando burlá-las e investir em seu próprio estilo. ; )

…….

6 – “Vou te ensinar a ter seu próprio estilo, minha regra número 1 é…”

Existem alguns toques que vão te ajudar a desenvolver seu estilo próprio, mas o que muitos (pseudo)consultores e autointitulados especialistas fazem é criar clones de si mesmos. Existem cursos de estilo e consultorias de imagem excelentes, mas existem também os caras que decoraram algumas regras manjadas que funcionaram para eles (veja o item anterior) e saem por aí pregando isso como se fosse a única maneira de ter estilo. No final das contas todo mundo se veste igual e a criatividade vai para o buraco.

…….

7 – “Esqueça as tendências da moda”

Eu sou um pouco resistente às tendências da moda, mais porque estou calejado de ver coisas que pareciam ser o futuro da vestimenta masculina não durarem seis meses e sei que há quem gaste muito tempo pensando nelas e esquecendo coisas mais importantes. Eu acho bacana as roupas clássicas, mas de vez em quando aparecem novidades que podem ser incorporadas a seu repertório para deixá-lo ainda mais personalizado e interessante, outras ainda vão acabar se tornando clássicas um dia. Lembre-se que o mesmo cara que está dizendo para esquecer as tendências da moda está usando um jeans slim fit que praticamente não existia há 15 anos, então há relativamente pouco tempo ele foi trend e acabou caindo no gosto masculino, tornando-se básico.

…….

8 – “Você tem que ter um terno de lã fria”

Defendo que o terno de lã fria é o traje supremo masculino, unindo elegância, classe e qualidade, mas não vou obrigar ninguém (e nem posso, né?) a comprar algo assim, pois entendo que vivemos em um país onde um costume de lã fria custa uma pequena fortuna. Dada a média salarial do brasileiro eu acho plenamente compreensível quando alguém diz que vai ter que se virar com um produto de qualidade inferior, é por isso que sempre tento instruir os leitores a comprar o melhor possível com o dinheiro que tem e não perseguir objetivos inalcançáveis.

…….

9 – “Vestir-se bem te transformará em um homem de sucesso”

Depende, roupa não faz milagre, mas pode ajudar em certas ocasiões. Estar bem vestido sempre é positivo em qualquer situação, mas se você não tem conteúdo, provavelmente não vai muito longe, as pessoas logo vão sacar que estão tratando com uma bela embalagem que está completamente vazia. Leia, informe-se, aperfeiçoe suas habilidades, cultive boas relações, tenha educação e ética, aí o belo visual será uma introdução para um cara que realmente vale a pena dar atenção.

…….

10 – “As roupas X e Y te dão poder”

O sapato social não é a Manopla do Infinito, a gravata de seda não é a Espada de Grayskull, a roupa tem sim um certo poder que é o de te tornar mais notável, respeitável e elegante, além de comunicar discretamente suas intenções, mas a mania que alguns gurus de moda masculina tem de dar poderes místicos às roupas do homem beira ao absurdo. É verdade que um terno bem cortado vai causar uma boa primeira impressão, mas isso só vai até a página 2, se você é um bufão sem nenhum conteúdo intelectual decente não há Akuma no Mi que te ajude.

…….

Nota final

Eu admito que já acreditei em algumas dessas lorotas, era tanta gente repetindo a mesma coisa que você acha impossível estar errado, depois você nota que todo mundo está copiando da mesma fonte essa fonta nem sempre espelha sua realidade.

Existe muita gente competente falando sobre moda masculina por aí, mas também temos alguns caras que simplesmente querem tirar proveito de um assunto muito mais sério do que aparenta, afinal mexe com autoestima, vaidade, socialização, relacionamento, personalidade, enfim, varias coisas que podem mudar a vida de uma pessoa se bem aplicadas.

Continue se informando, mas também mantenha-se questionando e observando o assunto de uma maneira mais ponderada, não aceitando qualquer coisa que te dizem. Moda é feeling, mas também um produto de seu tempo que envolve um pouco de ciência, arte, matemática, psicologia e lógica, não um bando de regras criado por homens de smoking, cartola e monóculo há 100 anos.

…….

Também vale a pena ler:

Conheça Nosso Curso de Estilo Masculino + Consultoria de Imagem

Pirâmide do Estilo: A Base Para Ser Um Homem Bem Vestido

4 COMENTÁRIOS

  1. Posso dizer que já caí na mentira do guarda-roupas cápsula, pensando que eu não precisaria de roupas depois dele. Que engano! Depois fui descobrir que ele serve apenas de base pra você não ficar só nas tendências e gastar menos.

    E concordo que a maioria dos canais de moda masculina só ensinam mesmo a “usar isso, usar aquilo, use esse caimento, etc.”, e isso acaba tirando a personalidade do look. Acaba que todo mundo só investe no básico e fica um monte de gente com looks sem originalidade, um monte de robozinhos. É até bom pra quem está começando (assim como eu estava, 2 anos atrás), mas depois de um tempo você cansa de apostar só no básico, você precisa dar o seu toque pessoal.

  2. Sempre com muito bom senso! Você deveria escrever um livro sobre moda masculina. Não me canso de elogiar e divulgar o seu canal! Parabéns mais uma vez!

Deixe uma resposta