10 Bons Motivos Para Não Usar Barba

19/10/2015 4 Comentários por

barba-motivos-nao-usar-01

Apesar de todo o hype da mídia em torno da febre dos homens barbados que tomou conta do nosso país, temos que ser realistas: nem todo mundo pode ostentar uma barba de respeito, os motivos são diversos e vamos enumerar alguns deles abaixo:

1 – Você tem a barba falhada ou rala

Dá até para sonhar com um barbão cheio e viçoso, mas a realidade é que seus pelos faciais crescem em tufos aleatórios pelo seu rosto, causando mais estranheza do que admiração. Neste caso nem tudo está perdido, até dá para pensar em um plano B meio capenga, como um cavanhaque ou uma barba com um desenho diferente, indicado por um barbeiro experiente e que evite as áreas sem pelos. Só tome cuidado para não ficar com cara de vilão de filme de baixo orçamento.

2 – Sua barba tem um tom muito diferente do seus cabelos

É um pouco raro e muitas vezes passa despercebido, mas tem gente com uma barba de um tom tão diferente da cabeleira que chega a parecer falsa. Dá a impressão que o sujeito estava tão afoito para conseguir o visual barbado que colou um pedaço do carpete na cara na tentativa de enganar.

3 – Você tem cara de criança

A barba é uma boa maneira te fazer parecer mais velho, mas quem tem cara de muito novo – estou falando de você que tem 24, mas parece recém chegado a puberdade – também sofre do efeito barba falsa descrito no item anterior.

4 – Você tem preguiça de cuidar

Pense que com grandes barbas, vem grandes responsabilidades! Não é só deixar crescer e ficar parecendo uma bucha de canhão. Tem que aparar, encontrar e manter o formato correto, passar produtos para livrá-la de oleosidade e sujeira, entre outros pequenos cuidados. Se você não é dado a este tipo de capricho, é melhor repensar seu visual!

5 – Sua namorada pode não gostar

Muita gente não está nem aí para a opinião das mulheres (ou dos homens, dependendo da sua orientação sexual), mas é bom lembrar que nem todas elas curtem barba, portanto se seu objetivo é ganhar pontos com sua namorada, pergunte a opinião dela antes de deixar os primeiros fios despontarem.

6 – Seus gastos com grooming vão aumentar

Como dito no item 4, barbas necessitam de cuidados e estes cuidados se traduzem em produtos de beleza relativamente caros (cremes, óleos), idas ao barbeiro mais frequentes e compra de acessórios (tesouras, pentes específicos) que antes nem faziam parte do seu orçamento, podendo pesar no bolso se você está em uma situação financeira complicada.

7 – Ela te envelhece demais

É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até fazer parecer que você é mais velho, mas algumas pessoas envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças a fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso. Talvez seja uma boa para você evitar a barba a não ser que esteja de olho naquela vaga de idoso na porta do shopping.

8 – Ela destaca “defeitos” do seu rosto

Como a barba esconde algumas partes do seu rosto, outras ganham destaque, como testa, área dos olhos, bochechas e nariz. Mas o que acontece se essas áreas não são as que merecem mais atenção? A barba também pode potencializar características que você não gosta, portanto é bom levar em consideração esse fato antes de “cultivá-la”.

9 – Ela não combina com o corte do seu cabelo

Pode parecer besteira, mas a barba tem que estar em harmonia com seu cabelo para a coisa funcionar como um todo, logo sua presença pode resultar em uma reformulação de seu corte, ou seja, se você não quer abrir mão da cabeleira, talvez não seja uma boa aposentar o barbeador.

10 – Infelizmente você não fica bem de barba

Vamos encarar os fatos? A barba não teve aquele efeito esperado no seu visual, simplesmente porque você não tem nada a ver com ela. É a vida, jovem, conforme-se e não fique triste! Já pensou em fazer uma tattoo irada? ; P

…….

Obs: Como você pôde notar, não estamos desencorajando ninguém – ao contrário do que o título deste artigo possa sugerir – apenas deixando claro que existem obstáculos que podem se colocar entre você e visual considerado ideal.

Leia também:

Destaques, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “10 Bons Motivos Para Não Usar Barba”

  1. Evaldo Maciel (Dinho) says:

    Prefiro a barba, mas é foto que minha namorada odeia, mas como não nos vemos todos os dias não preciso me preocupar tanto, por enquanto, com isso.

  2. Rafael Machado says:

    Eu coloco outro, tem que arrumar um bom barbeiro, principalmente experiente, que saiba o que faz.

    Nesse tempo- mais ou menos 1 ano- rodei por muitos barbeiros, a maioria faz o desenho e dá uma aparada, coisa que você faz em casa.

    No fim, me lembrei de um barbeiro onde eu costumava cortar cabelo desde criança. Ele tem pelo menos uns 30 anos de experiência, quando fez minha barba soube exatamente o que fazer. Que é tirar o peso da barba e alonga a silhueta do rosto, e fez numa naturalidade sem tamanha.

    Às vezes vale a pena trocar as “barbearias baladas” e ir pras barbearias mais antigas e tradicionais.

  3. Jorge says:

    Antes eu achava que era só deixar crescer, não me tocava que era esquisito se a barba não for bem cuidada, ainda mais por eu ter o cabelo loiro e a barba preta, um premiado.

Deixe um comentário