Os Cortes de Cabelo Ideais Para Seu Formato de Rosto

12/01/2014 22 Comentários por

corte_cabelo_formato_rosto_backhamMuita gente me pergunta sobre os cortes de cabelo mais indicados para 2014, mas escolher um corte baseado apenas no que é tendência ou não é um erro, você deve primeiro reconhecer o formato de seu rosto e depois buscar um hair styling que evidencie as características positivas e esconda as negativas. Como fazer isso? Veja abaixo:

formatos_de_rosto_masculino

Rosto oval

Considerado o formato de rosto perfeito, o oval combina com praticamente todos os cortes de cabelo. Com a testa levemente mais larga e o queixo arredondado, apresenta uma boa oportunidade para experimentar novos cortes e penteados modernos.

Rosto quadrado

A mandíbula angular alinhada com uma testa quadrada caracteriza este tipo de rosto. O cabelo deve deixar o rosto mais alongado, podendo ter até um pouco de franja. Um estilo texturizado em camadas funciona bem com este formato.

Rosto redondo

Mais curto que o oval e com a testa, maçãs do rosto e mandíbulas em largura similar, ou seja, cortes muito curtos só vão acentuar suas feições, enquanto um corte mais longo, cheio e com alguma textura na parte de cima pode ajudar a alongar sua face.

Rosto em forma de coração

Se sua testa e os ossos de sua face são largos, mas as formas se afinam até chegar ao queixo que se torna pontudo. Os cortes modernos, com bastante volume em cima ficam muito bem com este tipo de rosto, entretanto os com muito volume nas laterais devem ser evitados a fim de não deixar a testa ainda mais larga.

Rosto retangular

Um rosto comprido de maxilar largo e testa também é o que chamamos de retangular. Cortes com muito volume no topo da cabeça são um erro, já uma franja para cobrir o início do couro cabeludo e diminuir a testa é um bom recurso para torná-lo mais proporcional.

Rosto triângulo invertido

A testa é larga e logo em seguida o rosto já afina terminando em um queixo pontudo. O objetivo aqui é não permitir que o corte aumente ainda mais a parte de cima da cabeça, logo os cabelos devem ficar curtos, mas mesmo assim é interessante pensar em uma barba para ajudar nas proporções.

Rosto diamante

Mais larga na parte dos olhos e estreitando-se tanto no queixo quanto na testa a face diamante. Curto no topo, mas não tão curto nas laterais, lançando mão até de uma franja, este é o corte que valoriza o rosto diamante. Mais uma vez, pensar em uma barba completa não é má ideia.

Aguarde…

No próximo artigo montaremos uma galeria de fotos para que você possa reconhecer os cortes mais adequados para quem possui suas características faciais e se inspirar a mudar (ou não!) o visual.

Leia também:

Destaques, Grooming

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

22 Responses to “Os Cortes de Cabelo Ideais Para Seu Formato de Rosto”

  1. João Víctor says:

    E se os cabelos já estão caindo?!?!?!?!? :O :O :O :O :O :O :O

  2. Guilherme says:

    Eu tenho o rosto oval e cabelo liso, qual seria o corte ideal para mim? Nao gostaria de cortes curtos… obrigado

  3. Iago says:

    Olá Ricardo, tenho o rosto oval e meu cabelo é razoavelmente liso, mas muito fino. Sempre tenho problemas pra pentear, independentemente dos cortes que eu já testei até hoje… além disso, boa parte das situações em que eu me vejo envolvido, são quando estou na piscina ou acabei de sair, e despenteado ele fica estranho pakas… tem algum corte que você possa sugerir, que fique bom tanto quando eu puder pentear, como também nos casos onde ele vai estar molhado? E uma dica também pra eu pentear meu cabelo, sem ter que sempre estar a mercê da boa vontade dele? rsrs

    • Ricardo says:

      Iago,
      esse é um papo que você tem que levar com o seu barbeiro, se o cara é competente vai saber contornar a situação, caso contrário, mude de salão. Fica difícil te aconselhar neste tipo de assunto sem respaldo profissional.

      Na pior da hipóteses, corte bem curto, é a escolha da maioria das pessoas que tem problemas com penteado, basta passar uma cera ou pomada para dar um pouco de textura e pronto.

      Abs.

  4. Reinaldo says:

    Olá Ricardo, muito bom o seu site, parabéns!
    Cara, é o seguinte, o meu rosto não se adequa a nenhum desses exemplos, tipo, é uma mistura de triangulo com o queixo quadrado rsrs, não sei explicar.
    Enfim, eu estou preste a me casar e preciso de um help seu quanto ao corte e ao peteado.
    Dá uma força ai mano que eu já estou desesperado, pois não encontrei um salão aqui em Salvador-BA que tenham boas idéias quanto a isso.
    Se quiser, eu te mando uma foto minha.
    Forte abraço cara e muito sucesso!

  5. Anderson Nick says:

    Senti falta de algumas imagens, mas como avisaram que futuramente vão fazer uma galeria, fico no aguardo! Muito bom.

  6. Guilherme Loss says:

    Olá
    Meu cabelo é loiro e liso, tenho redemuinhos no cabelo, e um deles é na franja, qual corte seria melhor ?

    • Ricardo says:

      Guilherme,
      geralmente as pessoas que tem problemas com redemoinhos optam por cortes bem curtos, mas não sou a pessoa mais indicada para dar a dica, converse primeiro com o seu barbeiro e veja se ele tem uma solução para o problema.

  7. Bruno Silva says:

    Olá, minha cabeça nas Laterais tem um formato de ovo, qual corte devo ter.?

    E meu cabelo É liso mais fica umas pontinhas chatas e fica Horrível

    • Ricardo says:

      Bruno, o rosto oval é o mas fácil de combinar com um corte, peça para o profissional que vai cortar seu cabelo atentar o detalhe das pontas que você citou e indicar um corte que resolva esse problema. O uso de alguma pomada ou cera também é indicado para domar esses fios.
      Abs.

  8. Raphael Oliveira says:

    Olá, Ricardo, estive olhando seus posts e acabei ancontrando um sobre algo que sempre me fez me questionar, sobre o corte ideal para o formato do rosto. Acabei descubrindo que tenho o rosto “Diamante”, mas como todo cearense tenho a cabeça meio achatada rsrs, acho, e sem falar na testa avantajada meio calva.
    Queria uma dica pra um bom corte moderno que não me deixe com aspecto de pessoa mais velha. Obs:Tenho 23 anos e sombrancelhas grossas rs
    Ajude-me
    Parabéns pelo site e sucesso

    • Ricardo says:

      Raphael,
      a melhor pessoa para te orientar sobre isso é o seu barbeiro, ele vai analisar o volume, textura e espessura do seu cabelo, combinar com o formato de seu rosto e atentar a detalhes como esse da sobrancelha para indicar um corte adequado, se ele não conseguir te ajudar com isso, aconselho a procurar outro profissional.
      Abs.

  9. Henrique says:

    Acho que nunca vou descobrir meu tipo de rosto… hueheuheuheu
    Sei lá, me perco nesses padrões.

  10. Gabriel Calixto says:

    Olá Ricardo considero meu rosto formato oval e tenho cabelo liso mais uma testa grande e achatada uso franja o que me recomendaria ? obrigado

  11. Sanney says:

    Muito boa a matéria, mas precisava saber sobre as cabeças chatas, como poderia disfarçar ?

  12. João Manuel Filho says:

    Ricardo,

    Tenho o rosto oval e o cabelo grosso e um pouco o dulado, tenho experimentado as laterais mais baixas e um pouco de topete, mas quando não uso creme pra pentar fica bem armado e desajeitado, sempre usei bem curtinho, mas to querendo dar uma mudada, vc acha que uma cera pode me ajudar? Ou o q posso fazer pra dar uma aparência melhor ao penteado? Trabalho em um lugar q eu exige uso de social…

Deixe um comentário