Estampa Paisley Também Está de Volta a Moda Masculina

08/10/2012 9 Comentários por

Seu nome original era cashmere, pois seu verdadeiro berço, segundo reza a lenda, é a cidade de Caxemira, na India, entretanto indícios apontam também localidades como a Pérsia e o Paquistão como outra possível fonte de sua criação. Foram os escoceses da cidade de Paisley que resolveram produzir uma versão caseira da estampa, e portanto mais barata, que acabou dando popularidade a ela no ocidente e rebatizando-a.

Muitos anos depois, seu padrão em forma de gota, todo rebuscado, acabou agradando jovens em plena década de 70 e, por anos, o paisley ficou com fama de “coisa de hippie”. Claro que as grifes estão sempre se inspirando no passado, e algumas das maiores delas resgataram a estampa entre as temporadas de moda de 2011 e 2012, fazendo com que ela voltasse a ser destaque em diversas peças.

A moda masculina não ficou de fora da onda do paisley e hoje é fácil encontrar desde os básicos como lenços e gravatas, até tênis e camisetas com uma imensidão de combinações de cores e até mesmo algumas licenças na composição da estampa, onde elementos mais modernos são mesclados entre as tradicionais formas do paisley.

Veja mais exemplos e aplicações do paisley:

Leia também:

Destaques, Galerias de Fotos, Moda Masculina, Multimídia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Estampa Paisley Também Está de Volta a Moda Masculina”

  1. Lucifer says:

    A boa velha Cashemir esta de volta direto dos anos 80.
    Ou seja: mais do mesmo com nome moderninho pra ninguem
    se sentir velho.
    KAKAKAKAKAKAKAKAAK

    • Ricardo says:

      Lucifer,
      na verdade tem uma pequena diferença: o paisley é um cashmere com cores mais frias e cara de inverno e sempre foi chamado assim, desde que foi copiado dos indianos pelos escoceses que moram na região do mesmo nome. Mas a moda é assim mesmo, vive se reclando e os elementos vão ressurgindo quando o panorama e favorável.
      Abs.

  2. Mario Almeida says:

    Ricardo,
    onde encontro essas camisas com estampas Paisley ?

  3. Silas Santos says:

    Meu mano Ricardo, boa tarde!
    Gostei do post e gostaria de saber onde encontrar camisas Paisley, fico no aguardo

    Grato desde já

  4. Alessandro Borges says:

    Foi postado alguns anos atrás, mas o paisley no meu entender não sai de moda. Quem é estiloso sabe usar o diferencial. Em 2015 comprei várias gravatas com paisley.

    O engraçado foi um amigo dizer que não usaria uma gravata assim, mas um belo dia, quando ele chega no escrito, lá está ele, com uma gravata com paisley azul clara. Muito bom!

    Tenho 4 unidades, só não tenho mais para não ficar repetitivo. Apesar que, ter mais de cem gravatas, não ficará repetitivo. Rsrs

    Abraço

    • Ricardo says:

      Alessandro,
      “voltar a moda” é um termo até meio exagerado, o correto é dizer que está em baixa ou que perdeu um pouco de destaque, quando outros elementos estão chamando mais atenção. Realmente na moda masculina é raro algo clássico como o paisley cair em desuso.
      Abs.

Deixe um comentário