10 Dicas de Como Vestir-se Bem Mesmo em Cidades Onde Faz Muito Calor

22/05/2013 32 Comentários por

vestir_bem_cidades_quentes

Um a cada 10 e-mails que chegam ao Canal Masculino foram enviados por pessoas que moram em cidades onde o inverno é praticamente inexistente e contam o drama de quem tenta estar sempre elegante debaixo de 40 graus sem poder vestir nenhuma peça de roupa que o faça sofrer desidratação. Já visitamos cidades deste tipo e sentimos na pele (literalmente) como é esse problema, mas ao mesmo tempo isso nos deu conhecimento suficiente para montar um guia de como vestir-se bem mesmo morando em cidades escaldantes, confira:

1 – Camisas são mais elegantes

vestir_bem_cidades_quentes_camisa

É quase uma obrigação do homem estar eternamente atrás da camisa perfeita, não há quem não chame atenção usando um belo exemplar desta peça e se, ainda por cima, você mora em um lugar muito quente onde não é possível aproveitar-se de blazers, casacos ou jaquetas para incrementar o look, a camisa de tom claro é sua melhor amiga.

…….

2 – Mais atenção aos pequenos acessórios

vestir_bem_cidades_quentes_acessorios

Uma pulseira, um bracelete ou um pingente com design bacana podem acrescentar muito a produção e, na maioria dos casos, não são peças caras. Eis uma boa maneira de mostrar estilo sem acrescentar camadas de roupa ao visual.

…….

3 – Sapatos sempre!

vestir_bem_cidades_quentes_sapatos

Amamos tênis, quem não ama? Mas sapatos são mais sofisticados e clássicos emprestando um charme ao look que os tênis não conseguem. Sempre que puder vá de sapato!

…….

4 – Valorize caimento

vestir_bem_cidades_quentes_caimento

Uma peça de roupa simples pode tornar-se o centro de um look se tiver aquele corte impecável e um caimento que valoriza seu corpo, essa lei vale para qualquer um, em baixas ou altas temperaturas.

…….

5 – Abuse das cores

vestir_bem_cidades_quentes_cores

Já que você está em uma cidade onde o sol brilha o tempo todo, aproveite toda esta luz e invista em cores fortes. O azul klein e o burgundy ficam ainda melhores sob a luz que incide perto da linha do Equador, parecendo muito mais pálidos sob a iluminação tênue próxima aos pólos. Por mais bacana e chique que seja a roupa de quem mora em na Noruega, nunca será tão colorida como a de quem mora em Fortaleza ou Recife!

…….

6 – Proteja-se com estilo

vestir_bem_cidades_quentes_panama

Já que o sol vai te castigar, escolha um bonito modelo de chapéu para te proteger e acrescente alguns pontos de estilo ao seu look. Um Panamá, por exemplo, é fresco e está mais em alta do que nunca.

…….

7 – Alfaiataria na parte de baixo

vestir_bem_cidades_quentes_alfaiataria

Já dissemos antes e repetimos: dê um tempo para o jeans e experimente uma calça em alfaiataria, seu visual ficará mais marcante e tecidos como a lã fria, linho e rami não te deixarão cozinhando.

…….

8 – Use bolsas que mostrem seu estilo

vestir_bem_cidades_quentes_bolsas

Está na hora de aposentar aquela sua mochila de nylon e partir para uma bolsa em couro ou mesmo uma híbrida em lona e couro que é mais descolada. Este é o tipo de acessório que pode mudar um look e chamar muita atenção, principalmente se possuir detalhes marcantes.

…….

9 – Tenha um relógio que vale por 10

vestir_bem_cidades_quentes_relogios

Quando falamos em valer por 10, não estamos de preço e sim de estilo. Existem modelos que custam uma fração de valor de uma Rolex, mas que fazem qualquer um babar. Procure com calma o que mais se adequa ao seu estilo e invista nele, mesmo que seja um pouco mais caro, garanto que será um companheiro para toda a vida.

……..

10 – Invista em óculos incríveis

oculos_escutos_de_sol_aviador_ft01

Assim como os relógios e camisas, os óculos perfeitos (escuros ou de grau) são itens que ajudam a definir seu estilo e mostrar seu bom gosto e sofisticação. Ao invés de comprar dúzias e de marcas baratas, tenha um par  de qualidade, um clássico e um esportivo e esteja pronto para qualquer ocasião.

……..

Dica extra! – Detalhes também contam

vestir_bem_cidades_quentes_detalhes

Detalhes como uma dobrada de manga da camisa ou da barra da calça, a maneira de usar o colarinho ou de mostrar o acabamento de uma camisa, até mesmo meias coloridas são apenas alguns dos detalhes que podem acrescentar e dar seu toque pessoal a produção, encontre seu estilo e aproveite as opções, ou até mesmo crie novas maneiras de usar peças cotidianas. A criatividade fala alto quando a lista de roupas é limitada pelo calor!

…….

Peças para manter:

Bermudas – combine com alfaiataria para dar um ar sofisticado e menos casual;
Camisetas – ainda tem seu lugar garantido no guarda roupa do homem, mas guarde para ocasiões mais relax;

Tênis – usados de maneira correta acrescentam muito estilo ao look, mas com sapato é mais chique, o melhor é alterná-los e ficar com um leque de opções maior.

Sinal amarelo:

Regatas – são uma beleza nos dias mais quentes, mas perdem muito no quesito estilo, se puder evitar, melhor;

Sandálias – alguns modelos em couro são bem bonitas e caem bem com uma roupa mais alinhada, já as de borracha são melhores para uso doméstico.

Bonés – no esporte e na praia, tudo bem, em outras ocasiões um chapéu fica bem melhor na minha opinião.

Leitura complementar:

Roupas Masculinas Fundamentais Para o Verão
4 Dicas Para o Homem Bem Vestido Não Passar Calor
Aprendendo a Combinar Cores: O Círculo Cromático
Aprendendo a Combinar Cores: A Triade Primária
Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Análogas
Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Complementares

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

32 Responses to “10 Dicas de Como Vestir-se Bem Mesmo em Cidades Onde Faz Muito Calor”

  1. Augusto says:

    Utilidade pública! o/ haha. Mt bom, parabéns.

  2. Gustavo says:

    Belo post! Agora uma coisa que acho meio difícil é conseguir achar certos acessórios como pulseiras.. na maioria dos casos são aquelas rastafaris das feirinhas hype

    • Ricardo says:

      Gustavo, este é o tipo de coisa que voc6e vai comprando aos poucos, conforme vai achando, eu tenho algumas, mas demorei muito tempo até conseguir comprar um número razoável, tem que garimpar ou recorrer a sites gringos como a etsy.com que tem diversas opções, bem baratas.
      Abs.

  3. Cledson says:

    adorei essas roupas! vcs estao de parabens!.

  4. Diego says:

    Ótima matéria! 🙂

  5. Rogério says:

    Ótimo post! São boas dicas para quem mora em cidades extremamente quentes como a minha, haha.

    Você pode sugerir sites confiáveis para comprar acessórios e roupas?

  6. Anderson says:

    Já fazia algumas coisas sugeridas pelo tópico, visto que moro na Cidade Maravilhosa, manter o estilo e o conforto em temperaturas de 40ºC não é fácil! haha

  7. Leo Camargo says:

    E Muito bom o post. Aproveito para deixar a dica contrária. Aqui no Sul temos o verão e o inverno muito intensos e definidos. Sem contar quando os dois climas não aparecem no mesmo dia :sair de casa pela manhã a 5 graus e ao meio dia estamos a 20. Acho difícil ter essa flexibilidade!

  8. Lucas Matos says:

    Acho Quem Se verte muito bem e Chris Brown Sempre tento ter ele como referencia quando vou me vestir e saiu muito bem.
    Ta ai uma dica para por luque do Chris Brown no SITE de Vocês!

  9. Bruno Lopes says:

    E a camisa pólo? Que tal?! Acho que também cai bem, sem ser tão informal quanto uma camiseta comum…
    Ou eu estou falando besteira?

  10. Alessandro Hudson says:

    Ricardo bom dia.

    São excelentes as suas matérias sobre moda masculina, não consegui encontrar algo que fale sobre vestimenta para “atração” de mulheres, você teria alguma sugestão?

    Obrigado.

  11. wagner says:

    dicas ótimas,eu tenho 19 anos e nem sei de que maneira eu me visto,nao tenho estilo,eu uso oque tiver na minha frente,queria sua ajuda para isso,nao sei em quais ocasioes eu uso determinada roupa!

  12. Gabriel Skilnik says:

    Boa noite!
    Um jeans claro com uma camisa escura para fora da calça. Uma boa pedida?
    Se não, teria alguma outra sugestão? Com uma polo listrada ou até mesmo uma camiseta?
    Forte abraço!

    • Ricardo says:

      Gabriel,
      se você mora em um local muito quente a melhor escolha seria uma camisa bem clara ao invés da escura, o look é simples mas funciona bem para a maioria das pessoas.
      Abs.

  13. Neto Naiff says:

    Adorei teu post, ja tinha noção de algumas dessas dicas. Afinal, Belém do Pára é quente demais. Mas tenho duvidas sobre o boné. Por que não cairia bem em uma ocasião casual sem ser praia?

    • Ricardo says:

      Neto,
      como eu disse, acho o chapéu mais elegante, o boné não me parece uma peça de roupa séria não o vejo acrescentando nada a nenhum tipo de combinação.
      Abs.

  14. Cristiano says:

    Tenho uma festa de 15 anos pra ir, ai comprei um blaiser cinza, uma calça saruel branca e um camisa listrada em rosa e branco combina ?

    • Ricardo says:

      Cristiano,
      a calça saruel não é muito indicada para eventos, pois é muito casual, procure substituir por um jeans bem escuro ou uma sarja. No mais, parece que o look está bom.

      Abs.

  15. reginaldo says:

    adorei tudo de bom!!!

  16. Lucas says:

    Você está de parabéns à Bahia é um vulcão de tão quente e esse post me serviu como uma luva, faça mais posts como esse, já sou um visitante acíduo do seu site.

  17. Praxedes Ernesto Camilo Acevedo says:

    love this clothes!

  18. Kiro says:

    quando eu tiver grana , irei me vestir melhor

  19. André says:

    Ótima matéria! É bem complicado conseguir um visual bacana no calor, até por que eu gosto de frio haha, mas valeu as dicas, amigo!

  20. anderson silva says:

    RIcardo
    tenho 45 anos, sou atleta a 20 anos de artes marciais, estou no peso e altura ideal para meu esporte.

    tenho dificuldade de escolher roupas no verão de 35 graus aqui, ah um detalhe sou careca por opção, como devo me vestir ? levando em consideração minha idade. não quero parecer um garotão de 22 anos.
    obrigado.

    • Ricardo says:

      Anderson,
      todas as dicas do post valem para você. Pense mais em camisas, sapatos e outras peças leves com caimento elegante, evitando tudo que tem uma cara muito esportiva como os tênis que são para academia, camisetas regatas e shorts para esporte em vez de bermudas tipo chino. Valorize os acessórios, eles vão dar personalidade ao visual e mostrar que você sabe que os detalhes fazem o estilo.
      Abs.

Deixe um comentário