Ressence é a Prova de Que os Designers de Relógios Não Conhecem Limites

0

Ressence é a Prova de Que os Designers de Relógios Não Conhecem Limites

Em um mundo onde os smartwatches são cada vez mais comuns e avançados você poderia apostar que os relógios mecânicos se tornariam secundários e menos impressionantes, certo? Mas como a relojoaria não conhece limites – ela ri dos limites – todo ano somos surpreendidos por lançamentos que nos deixam boquiabertos devido a capacidade deste ramo em se reinventar.

Os relógios da Ressence

Fundada por um designer industrial, a Ressence é uma empresa de relojoaria sediada na Antuérpia, Bélgica, e seus produtos não são exatamente uma novidade para quem acompanha o mercado, mas muita gente ainda não conhece esses relógios cujo mostrador se comporta de uma maneira completamente diferente do que estamos acostumados, criando um visual extremamente original.

Ressence é a Prova de Que os Designers de Relógios Não Conhecem Limites

Um engenhoso mecanismo exclui o uso dos ponteiros tradicionais colocando os mostradores em um display móvel que muda sua configuração o tempo todo, aliás, o site da marca permite que você simule essas mudanças para entender melhor.

Atualmente existem 4 versões deste relógio muito parecidas entre si, com alterações no formato da caixa de aço e em alguns detalhes do display, entre outras características.

O incrível display

Uma das coisas que chamam atenção nos modelos Type 3 e Type 5 é a maneira como o mostrador parece se moldar ao cristal (vidro de proteção) como se fosse um display OLED, esse recurso visual foi conseguido preenchendo o espaço entre o mostrador e o cristal com óleo! Na verdade existem duas câmaras, uma delas preserva o calibre (maquinário) do contato com o líquido, a outra abriga o mostrador com 35,7 ml de óleo. Engenhoso, não? O efeito visual foi batizado de water drop (gota d’água).

Onde está a coroa?

Outro detalhe importante dos relógios criados pela Ressence está na ausência da coroa. A corda e o ajuste de horário e data é feito na parte de trás do relógio em um sistema bastante original e, até onde eu sei, sem igual atualmente. O vídeo a seguir mostra como isso funciona:

Aqui um pouco mais do modelo Type 1:

Neste vídeo você tem uma boa amostra do efeito water drop:

Tanto empenho para fazer algo único só poderia resultar em uma peça que não é para qualquer bolso, em uma pesquisa rápida encontrei alguns exemplares do modelo Type 1 a venda por 20 mil dólares cada, ou seja, mais ou menos o preço de um Jeep Renegade mais básico.

Se você quiser saber mais a respeito dos relógios da Ressence, basta acessar o site da marca.

Deixe uma resposta