Quanto Tempo Demora Para Montar o Guarda Roupa Masculino Ideal?

09/04/2015 2 Comentários por

guarda_roupas_closet_luxo

Há dois anos publicamos um artigo falando sobre como montar um guarda roupa masculino básico, com peças que serviriam tanto para o dia a dia, quanto para ocasiões especiais e que, além de tudo, fossem intercambiáveis em sua maioria, garantindo a maximização de seu uso. Ao mesmo tempo surgiram as dúvidas quanto a dificuldade e o tempo que isso iria tomar, pois muita gente realmente precisa implodir o guarda roupa e começar do zero, não tem outro jeito!

Respondendo a questão do título deste post, eu diria que para montar um guarda roupas perfeito um homem gastaria de 3 a 5 anos, desde que dedique algumas horas semanais a isso, e quando digo “dedicar” não me refiro a comprar, mas manter-se informado sobre moda e pesquisar boas lojas e os melhores preços.

– Tudo isso???

Sim, comprar roupas decentes leva tempo e dinheiro, mesmo para quem tem os dois de sobra, é por isso que eu aconselho você a tornar essa tarefa o mais prazerosa possível, para tanto listei 10 dicas para ajudá-lo a melhorar sua performance durante a missão, deixando as neuras de lado:

1 – Saiba que vai demorar!

Não espere encontrar tudo de uma hora para outra, isso não se resolverá com uma ida ao shopping ou naquela viagem para Nova York onde você acha que tem um outlet de suas marcas preferidas vendendo tudo por 10 dólares e exatamente no seu tamanho. Infelizmente a realidade é outra! Prepare-se para uma longa jornada.

2 – Concentre-se no básico e no essencial primeiro

Não adianta gastar uma grana em um terno Hugo Boss e não ter uma boa camisa para usar com ele, aliás a camisa errada pode arruinar esse terno, corra atrás do básico e do simples primeiro! Só priorize algo diferente se há uma ocasião para uso deste traje específico.

3 – Olhar não tira pedaço

Não tenha vergonha de entrar em uma loja daquela marca top que você admira para provar roupas, sentir os tecidos, observar o caimento e os modelos disponíveis, isso vai aumentar sua experiência com moda e vai evitar comprar gato por lebre, mesmo que você não tenha dinheiro para tanto no momento.

4 – Não fique paranóico

Não entre na fissura de comprar uma peça de roupa a qualquer custo, as vezes aquele blazer marinho perfeito pode demorar a aparecer, nesse meio tempo pense em ter um preto ou grafite, desde que eles tenham qualidade, não compre o primeiro marinho que surgir só porque você tem que ter essa peça de qualquer jeito.

5 – Cuidado com as tendências e modas passageiras

O dinheiro que você gastou com uma calça que mal sobreviveu ao verão poderia ter sido investido em um jeans para toda a vida; aquela camisa cheia de detalhes e cores que pode ser usada em poucas ocasiões poderia ter dado lugar a uma outra para acompanhá-lo a qualquer hora, em qualquer lugar. Priorize o básico ou o clássico e seja crítico com as novidades, nem sempre elas serão ideais para você.

6 – Pense na durabilidade

Seu guarda roupas nunca estará completo se existe a necessidade recorrente de reposição dos itens! Compre peças de qualidade, pois essas durarão mais, assim você se concentra só no que nunca foi comprado e não em repor o que não durou nada!

7 – De olho nas vitrines

Quando estiver dando seu “rolezinho” pelo shopping com a namorada fique atento a duas coisas: novidades e promoções. O primeiro item vai te mostrar o que há de novo na moda, o segundo oportunidades de adquirir algo que até então estava fora de suas possibilidades.

8 – Compre ao poucos

Nada de entrar em uma loja e comprar 10 camisas xadrez de uma vez. Varie, deixe novas mercadorias chegarem, analise o que realmente está faltando em seus cabides para não ficar com um monte de coisas repetidas e sem uso, mas que na hora da compra pareciam muito promissoras.

9 – Cuidado com a etiqueta vermelha

Aqui temos o item 7 as avessas: muita gente fica maluca quando vê uma liquidação e sai comprando de tudo, mas a verdade é que essa atitude é uma das maiores inimigas do guarda roupa perfeito, porque você compra o que não deve, acaba com seu dinheiro e depois fica sem verba para comprar o que precisa.

10 – Uma lista ajuda

Montar uma lista com as roupas que você já tem e com as que precisa pode ser uma maneira de não comprar errado, fazendo melhor controle do que está disponível (pode acreditar que muita gente esquece) e o que falta no armário, mas não caia no erro de transformar a lista em algum tipo de gincana e ficar tentando terminá-la a todo custo, lembre-se do item 4 deste post!

…….

Conclusão

Se você quer mesmo seguir esse caminho e aperfeiçoar cada vez mais seu repertório, esteja preparado para dedicar uma parte de seu tempo a isso, mas também fique ciente de que depois que as peças principais estiverem em seus cabides a jornada fica mais simples e mais agradável, pois você vai parar de correr atrás de camisetas, malhas e camisas para formar seu guarda roupas perfeito que, claro, nunca estará completo, afinal sempre surgirá uma roupa que você vai desejar, entretanto a tarefa será bem menos pesada, sendo possível executá-la com muito mais foco!

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Quanto Tempo Demora Para Montar o Guarda Roupa Masculino Ideal?”

  1. Matheus says:

    É verdade, eu comecei a reformular meu guarda roupas à 5 anos, comecei com o básico e tradicional, hoje tenho algumas peças diferentes para ocasiões especiais.

  2. Lucas Cassiano de Oliveira says:

    Bom dia, Ricardo !

    Obrigado por completar aquele meu comentário (sobre onde achar certas peças) com este post.
    Venho agradecer as dicas. E quero complementar que é bom listar sim, eu planilhei aquele post do check list de roupas básicas que você postou, e tem me ajudado muito!; SE QUISER posso te encaminhar para analisar, complementar e por a disposição para os leitores e ouvintes baixar.
    Reputo primordial a organização usando o bom senso na área financeira. Uma programação bem feita financeiramente falando também é muito importante para compor o guarda roupa, acredito que a enquanto essas peças não aparecem vale a pena poupar dinheiro escolhendo uma ativo que paga boa taxa de juros para quando aparecer você tenha para comprar a peça e até outra quem sabe.
    Acredito que juntando esses critérios facilita demais chegar à esse horizonte do tão desejado guarda roupa masculino completo.

    Obrigado, Lucas Cassiano.

Deixe um comentário