Qual é a Diferença Entre Traje Esporte e Traje Esportivo

22/09/2015 9 Comentários por

traje_esporte_exemplo_homem

A nomenclatura similar leva muitos ao erro, mas não se engane, existe diferença entre traje esporte e traje esportivo, além disso confundir os dois pode te fazer cometer gafes terríveis, pois tratam-se de indumentárias totalmente diferentes, usadas em momentos bem distintos. Veja abaixo:

O que é traje esporte?

traje_esporte_exemplo_homem2

Este é um dos responsáveis pelos maiores equívocos em eventos sociais, afinal, para os padrões modernos, pouco há de esporte em uma combinação que envolve blazer, camisa, jeans ou calça chino e sapato (de preferência não muito casual), a gravata é opcional, mas se levarmos em consideração que os americanos chamam o blazer com algum tipo de estampa (xadrez, listras) de sport jacket, é possível entender melhor o uso desse termo e porque ele induz as pessoas ao erro.

No Brasil o pessoal aproveita o dress code esporte para descambar ao totalmente casual, trocando a camisa por uma polo ou camiseta, e o sapato por um sapatênis ou tênis discreto. Pessoalmente não acho este tipo de roupa muito adequado para um evento que tenha o mínimo de formalidade ao ponto de exigir um dress code específico.

…….

O que é traje esportivo?

traje_esportivo_exemplo_homem

Nesse caso podemos levar o “esportivo” ao pé da letra, pois estamos falando de uma combinação de peças voltada para prática esportiva, sejam exercícios na academia ou mesmo uma partida de futebol, tênis ou polo. A diferença aqui é que em cada ocasião é necessária uma roupa que cumpra os requisitos da atividade, pois cada esporte requer trajes que facilitem os movimentos e resistam ao impacto gerado por eles, além de evitar o aquecimento excessivo do corpo.

Camisas e camisetas dry fit, shorts e bermudas de tactel, tênis de corrida de alta tecnologia, bonés, regatas, jaquetas corta-vento e blusas de moleton estão entre os itens que podem compor um visual esportivo.

…….

Um surfista usando um macacão de neoprene está com um traje esportivo assim como alguém vestido uma roupa para equitação, então podemos concluir que enquanto o traje esporte te uma gama mais limitada de estilos, o traje esportivo pode ser bem mais variado e apresentar combinações completamente diferentes.

Também é possível inserir peças esportivas em looks casuais para deixá-los mais arrojados e modernos, mas esse assunto merece um artigo a parte para breve!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Qual é a Diferença Entre Traje Esporte e Traje Esportivo”

  1. WILSON SOUZA says:

    Para mim o problema está no famoso “sport chic”, porque na maioria das vezes até mesmo quem coloca esse dress code no convite, não tem certeza do que isto quer dizer.

    Ex. fui convidado para um aniversário de 15 anos, e lá está “sport Chic”, porém não tenho certeza de como devo ir, será ‘esporte fino’? ‘esporte’? Nenhuma das anteriores?

    • Ricardo says:

      Wilson,
      realmente o dress code sport chic não existe, na maioria das vezes as pessoas estão se referindo ao traje que nós conhecemos por esporte, mas sem abrir espaço para camisetas e polos, ou seja, blazer + camisa + calça casual + sapato.
      Abs.

  2. netto says:

    olá, fui convidado para um casamento i estou com uma duvida!!
    eu o uso blazer com qual tipo de camisa por baixo??
    uma camisa social mesmo ou uma gola careca sem detalhes??
    pq nao quero ir muito social, pq nao sou um dos padrinhos sou apenas um convidado da festa. abs

    • Ricardo says:

      Netto,
      nesse caso quem escolhe o traje dos convidados são os noivos, se eles estipularem o dress code formal você não tem como fugir do costume com camisa e gravata. De qualquer forma usar uma camiseta gola careca em um casamento não é uma boa ideia.
      Abs.

Deixe um comentário