O Look Certo: Visual Urbano Apostando na Sarja

31/07/2015 Sem comentários por

look_certo_sarja_algodaoA sarja é um dos tecidos mais masculinos que existem, sua aparência que oscila entre o rústico e o urbano, o visual que pode ser meio surrado, o toque mais áspero do material, suas cores que geralmente variam entre os tons outonais e os terrosos, fazem dela um tecido ótimo para as roupas dos homens que gostam sobretudo do estilo casual. Nesta semana vamos falar sobre uma combinação de peças onde a sarja impera e dá o tom da produção.

Por que funciona?

Primeiramente é bom destacar o versatilidade da sarja em dois ambientes: o urbano casual, onde seu aspecto e sua textura são ideais para criar looks tanto para cidade, quanto para o ambiente campestre, pois a sarja mais rústica combina perfeitamente com a vida ao ar livre, além de ser um tecido resistente e ideal para enfrentar as intempéries.

A combinação acima investiu pesado no algodão e na neutralidade, deixando o casaco de abotoamento duplo dar um toque levemente mais sofisticado ao look; já a calça cargo vai na contramão, criando um certo contraste por ser uma peça claramente despojada e utilitária e a t-shirt cinza mescla garante o conforto. É interessante notar o capricho do autor do look ao inserir um lenço no bolso, mesmo em um combo relativamente simples. Destaque também para os óculos de armação redonda que voltaram a chamar atenção dos homens nas últimas temporadas.

Experimente…

Dar ainda mais leveza ao visual com um simples tênis branco de lona ou então deixe tudo mais elegante com um oxford marrom médio ou um loafer de nobuck café. Se seu estilo é mais agressivo uma work boot também cabe nesta combinação.

Não seria a mesma coisa se…

Trocássemos o blazer por um modelo similar de alfaiataria, o visual continuaria bacana, mas perderia um pouco dessa verve descolada e extremamente casual.

Resumindo:

  • Sarja combina muito bem com moda casual masculina;
  • É um tecido é versátil que trafega entre o ambiente urbano e o campestre;
  • Suas cores neutras facilitam a combinação;
  • Peças clássicas ganham um ar despojado quando feitas de sarja;
  • Detalhes como o lenço no bolso dão um toque bacana e sofisticado;
  • Pense com carinho nos óculos de armação redonda, eles estão em alta;
  • Complemente com um tênis para um visual leve e descontraído ou com sapato para algo mais elegante;

Dicas complementares:

Para gordinhos – cuidado com bolsos saltados, prefira os embutidos no blazer e os flat na cargo para não adicionar volume ao corpo. Evite camisetas com desenhos na altura da barriga ou que chamem atenção para ela.

Para baixinhos – procure uma cargo com caimento mais seco e diminua o contraste entre as peças para alongar a silhueta. Um calçado com sola parruda é uma boa maneira de acrescentar alguns centímetros, mas tome cuidado com os bicos muito arredondados que diminuem os pés e procura uma cor próxima a da calça.

Para os altões – destaque o cinto para fatiar ainda mais e deixar o corpo menos longilíneo. Fique com os tênis rasos ou com sapatos que não sejam muito bicudos nem tenham sola grossa.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Visual Urbano Apostando na Sarja”

Deixe um comentário