O Look Certo: Uma Combinação Para o Ano Todo

19/06/2015 Sem comentários por

look_certo_inverno_cores_veraoUma coisa interessante de adentrar o inverno em São Paulo é o fato de que mesmo nessa estação temos dias ensolarados onde as cores claras, mais comuns no verão, ainda funcionam bem. O look dessa semana não chega a ter matizes espalhafatosas, mas ganha destaque por ser uma roupa tão versátil que, com pequenas variações, pode ser usada o ano todo, basta saber adicionar ou tirar algo conforme a temperatura aumenta ou diminui.

Por que funciona?

A combinação de 3 peças neutras e básicas é o segredo de tudo. O blazer de algodão bege é um item que todo homem deveria ter no guarda roupas, pois serve para diversas ocasiões, em contraponto temos a camisa jeans (ou chambray) que também é um verdadeiro coringa, fazendo um ótimo fundo para as peças que você pode querer sobrepor, incluindo aí cachecóis, echarpes, coletes, malhas e cardigãs, na medida da necessidade criada pelas variações de temperatura. A calça está em harmonia com o restante, principalmente porque seu tom de verde não é forte, nem fraco, ficando em um meio termo que facilita o trânsito do traje pelas estações do ano.

Experimente…

Uma camisa jeans de poá ou alguma outra repetição de micro estampa, tendência forte no últimos ano. Na hora de escolher o sapato não fique preso a um único modelo: o docksider funciona bem no verão, tênis ou sapatos casuais vão cair como uma luva no outono ou na primavera e as botas fazem sucesso no inverno.

Não seria a mesma coisa se…

Trocássemos o blazer por um tom mais escuro, como o marrom ou vinho, a escolha seria boa para o inverno, mas um pouco pesada para o verão.

Resumindo:

  • Existem looks que podem ser usados o ano todo, mesmo compostos cores claras, mais usadas no verão;
  • Neutro não ser refere apenas a cinza, branco ou preto! Bege, azul claro e verde podem ser consideradas neutras, mas aí depende do tom;
  • Blazers de algodão e camisas jeans são coringas, dá para usar estes itens juntos em diversas ocasiões;
  • Acessórios e sobreposições ajudarão a enfrentar as mudanças de tempo;
  • A camisa pode ganhar estampas para fazer um look mais interessante;
  • Tons escuros aqui, só na calça, o blazer ficaria muito restrito a inverno.

Dicas complementares:

Para gordinhos – em vez de poá na camisa, tente listras verticais e use sempre o blazer aberto para formar uma linha vertical e não marcar a barriga. Cuidado com cachecóis e malhas muito volumosos, prefira tricôs lisos e sem desenhos, principalmente na área da barriga.

Para baixinhos – acessórios sempre na parte de cima para chamar atenção para seu rosto e evite dobrar as barras da calça para não parecer que suas pernas são mais curtas do que na realidade. O contraste entre a parte de cima e a de baixo não é muito favorável, tente escolher uma calça em um tom mais claro, mas não muito vivo.

Para os muito altos – use a camisa sempre por dentro da calça e não dispense o cinto, eles vão ajudar a fatiar a silhueta, escolha um calçado com uma cor bem diferente da calça e fique longe dos solados muito grossos.

 

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Uma Combinação Para o Ano Todo”

Deixe um comentário