O trabalho que não exige o traje formal completo, mas que necessita de peças de alfaiataria e tem a camisa sempre acompanhada da gravata, pode ganhar um toque esportivo no inverno para ajudar a variar o estilo sem quebrar as regras do ambiente profissional. Já demos uma dica de look com o gilet (o colete esporte) sobreposto pelo blazer, agora a dica é usá-lo sobre o blazer.
Por que funciona?
A cada dia que passa a mistura de elementos da alfaiataria com itens casuais e com inspiração esportiva é mais aceita em ambientes de trabalho, pois a elegância é mantida, mas temos um visual mais original e criativo. Esta combinação tem elementos que refletem um profissional preocupado com sua imagem, mas que tem um perfil mais arrojado e não tem medo de inserir peças que destacam sua personalidade.
A combinação da calça chino marinho com a blazer marrom window pane e a gravata em tom mais escuro já mostra um bom gosto ao escolher os itens, criando um combo que funciona bem, mesmo se tirarmos o blazer em um dia de calor ou a gravata para um happy hour mais a vontade. O contraste entre a calça e as peças em marrom está ótimo, e até os detalhes das listras e quadriculado estão harmoniosos, mas é importante destacar o colete como peça que vem para tirar o look do lugar comum e emprestar um ar descolado e jovem.
Claro que este tipo de recurso só funciona enquanto você estiver em ambientes externos, dentro do escritório fique apenas com o blazer, mas ainda assim é um diferencial interessante.
Experimente…
Nos dias mais frios vale acrescentar um cachecol de lã, mas não muito volumoso, o colete já tem volume suficiente!
Não seria a mesma coisa se…
Em vez do gilet usássemos um casaco, pois o visual ficaria bem mais sisudo.
Resumindo:
- É importante variar as roupas de trabalho e acrescentar seu toque pessoal, se há espaço para isso, claro;
- Misturar alfaiataria e peças com inspiração esportiva é uma opção para mostrar-se arrojado;
- Invista em roupas sóbrias e deixe que as cores dêem o destaque, mas não exagere;
- O colete esporte traz um ar jovial a combinação, mas só use a peça em ambientes externos;
- Acrescente acessórios como o cachecol, mas cuide para que ele não fique muito volumoso.
Dicas complementares:
Para gordinhos – escolha um colete que não tenha muito enchimento nem muitos detalhes e bolsos, isso só aumenta sua silhueta, mantenha tudo rente ao corpo.
Para baixinhos – diminua o contraste das cores para criar um corpo mais alongado, inclusive no colete.
Para os altões – se quiser pode aumentar o contraste entre as peças, quanto mais sua silhueta ficar fatiada melhor. O colete ajuda porque cria volume e chama atenção para a parte de cima.
Ótimas dicas! Taí, um assunto, muito procurado mas, muito pouco abordado