Ao contrário deste look, onde sujeito preferiu usar roupas mais apropriadas ao verão nos “tops” e um jeans escuro com coturno na parte de baixo, o visual escolhido para esta semana investe em peças de inverno e até uma gravata na parte de cima, enquanto o restante do combo se resume a uma bermuda jeans e um tênis com estilo vintage.
Antes de me adentrar em comentários mais minuciosos quero deixar claro que não sou muito fã de combinações com blazer e bermuda ou shorts, acho que combinar os dois é um certo abuso da casualidade que não gera um traje adequado para certos ambientes, mas aqui a jaqueta muda um pouco o panorama, emprestando um ar esportivo ao visual, deixando claro que se trata de algo bem desencanado, ao contrário da roupa que chamo de “o executivo vai a praia”.
Porque funciona
A combinação de peças é realmente inusitada, com o colete dando um acabamento perfeito, os tons de azul como caramelo da jaqueta e o marrom da camisa também deram um belo contraste, a bermuda não tem nada de especial, o que é bom, pois não deve chamar muita atenção mesmo, o tênis off white é neutro e bem discreto figurando como mais um item inusitado, pois eu apostaria em um sapato casual, mas não em um sneaker.
Não daria certo se…
Como eu disse, trocássemos a jaqueta por um blazer, parecendo mais formal do que deve. Se tirássemos a camisa e a gravata perderíamos todo este contraste bacana, caindo no comum.
Experimente…
Trocar a jaqueta por um corta vento azul com um corte mais seco e menos solto do que o normal. Um sapato em camurça bem leve também pode entrar na composição, os tons podem ser camelo, bege ou marrom.
Resumindo:
- mais uma prova que misturar as estações pode dar bons resultados;
- guarde o blazer para ocasiões um pouco mais sérias e, neste caso, não abra mão da calça;
- unir peças esportivas com outras formais pode ser bacana, mas pense bem antes de partir para este tipo de mix;
- caramelo, marrom, marinho e azul claro dão certo em 99% das vezes;
- as vezes um tênis discreto funciona tão bem quanto um sapato, mas não é sempre;
- contraste de estilos é arriscado, mas pode te tornar “O” cara. : )
o
Tenho uma sugestão!
Que você peça para os internautas enviarem fotos mostrando seus looks e assim você avaliar e eleger os “certos”.
#ficaadica
Bruno,
agradeço a sugestão, mas já ví este tipo de coisa por aí e o resultado é sempre confusão. Muita gente não aceita os comentários – muitas vezes maldosos – e acaba baixando o nível ou ficando magoado, é por isso que prefiro escolher uma foto de algum editorial, site de streetstyle ou lookbook.
Ricardo, descobri o seu site… uma riqueza de conteúdo e bom gosto. Parabéns pelo trabalho de preparo e pesquisa. Usarei as suas dicas e orientações.
SUCESSO!
Fernando Fernandes