Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo

0

Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo

O lenço de bolso é um acessório de moda masculina pouco explorado, muita gente rotula como frescura, outros como excesso, mas a verdade é que se trata de um elemento que eleva o traje social como nenhum outro.

A gravata não entra nessa conta, pois é mais que um acessório qualquer, é parte do dress code e não pode ser taxada como supérflua, já o lenço de bolso é um adorno que traz personalidade e sofisticação visual, sendo facilmente percebido, mais que o relógio ou as abotoaduras, por exemplo.

Dentre os homens que gostam do lenço de bolso encontramos dois grupos: os gostam, mas tem receio de usá-lo e os que fazem dele uma de suas assinaturas de estilo. Falando para o primeiro grupo, posso afirmar que geralmente o receio se dá por vergonha ou por falta de conhecimento, ou até pelos dois, pois a falta de propriedade na composição do traje pode levar a insegurança, que gera a vergonha.

Como sou grande fã do lenço de bolso e quero que mais homens usem esse adereço estiloso, montei esse guia para tirar todas as dúvidas de quem ainda tem receio de usá-lo:

Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo – Guia Completo

1 – Tecidos do lenço de bolso

Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo

Embora muitos achem que o lenço de bolso pode ser feito apenas por um ou dois tipos de tecido, na realidade não há realmente uma limitação para isso além do efeito desejado ao usar o acessório.

Entre os mais populares temso: a seda, sempre é mais sofisticada e luxuosa; o algodão, mais simples e neutro; o linho, com um ar casual; e o poliéster, sempre com uma aparência mais artificial e simples.

Como o lenço de bolso não é realmente usado como um lenço tradicional, ou seja, na condição de adorno ninguém vai assoar o nariz nele, praticamente qualquer tecido pode servir de matéria-prima, desde que tenha uma boa aparência. Mesmo assim, não vou mentir, os de seda são os que mais impressionam!

Além dos citados também é possível encontrar esse tipo de acessório feito de lã, viscose, cetim, flanela e poliviscose, entre outros, mas aconselho a ficar nos mais tradicionais (seda e algodão) se esta começando agora, até porque são os mais fáceis de encontrar. ; )

…….

2 – Lisos e estampados

Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo

Os lenços lisos podem parecer mais simples de combinar, mas é preciso tomar cuidado, o tom errado pode deixar o visual meio “morno”. O branco é uma escolha certeira para ocasiões formais, principalmente casamentos, enquanto os coloridos dependem de um pouco de conhecimento de harmonia cromática na hora de montar o look – falaremos mais sobre isso adiante.

Não existe uma estampa padrão para lenços de bolso, contudo algumas são mais populares com o poá (bolinhas) e o paisley. Xadrez, micro estampas e florais também marcam presença e são relativamente fáceis de achar.

E lembre-se, quanto menor e menos colorida a estampa, mais discreto o resultado!

Existem lenços de bolso que parecem quadros, com imagens grandes e complexas, mas que dobrados criam um efeito interessante pela mistura de cores. Eles podem ser mais chamativos, porém adequados se você quer um acessório que crie um visual marcante ou até exótico.

…….

3 – Tamanhos

Lenço de Bolso: Como Usar e Combinar Com Estilo

As medidas de um lenço de bolso podem variar bastante, entretanto não é exagero afirmar que entre 30 e 40 cm você tem um bom tanto de material para dobrar e fazer um belo volume (sem exageros) na área do tórax.

A dica de ouro aqui é se atentar também para o tamanho do bolso e o tipo de material do lenço: um lenço grande com material espesso vai deixar o bolso pequeno muito volumoso e esticado, tirando a elegância do traje.

Um lenço de seda de algo em torno de 30 cm é perfeito para quem ainda é “amador” no uso do acessório.

…….

4 – Como dobrar seu lenço de bolso

É importante saber que as dobras também indicam o nível de formalidade: as “fofas”, bagunçadas ou despontadas deixam o visual ligeiramente descontraído e casual, as mais simétricas dão um toque mais formal.

Dobras para lenço de bolso

Este vídeo mostra 12 maneiras de dobrar o lenço de bolso, caso você precise de algo mais descritivo.

…….

5 – Quando usar o lenço de bolso

Como existem versões em diversos materiais e estampas é possível dizer que esse adereço pode ser usado em qualquer ocasião que peça um blazer, terno ou costume. Dá para colocar um lenço de bolso de linho com um blazer de algodão para um dia fresco, mas ensolarado, ou um de seda com pequenas estampas para uma festa ou reunião de negócios em ambiente formal.

O lenço branco de seda dá uma ar mais sofisticado e formal, principalmente quando usado com a dobra “presidencial”, aquela reta, com só a pontinha do lenço (1 cm ou menos) saindo para fora, então aconselho a usá-lo sempre que quiser passar um ar bem austero e chique, não é a toa é a escolha mais comum para acompanhar o smoking.

…….

6 – Como combinar o lenço de bolso com sua roupa

Esse é o assunto que mais aflige os homens, mesmo aqueles que se sentem a vontade com esse acessório. O medo de errar quando se está tentando impressionar é multiplicado por dez!

Muita gente fala em combinar o lenço de bolso com a gravata, mas fica mais fácil se, ao invés disso, pensarmos em usar o lenço complementar a gravata ou até mesmo o traje todo, dessa maneira você terá um visual harmônico e cheio de personalidade, sem nunca soar tedioso.

E na ausência da gravata?

Nesse caso é possível complementar o paletó ou a camisa, você escolhe. Se estiver usando só roupas neutras ainda pode escolher uma peça em tom vibrante sem se preocupar muito com a cor.

Veja algumas combinações possíveis:

a. Neutros

As cores consideradas neutras são preto, branco, cinza, bege, marrom e azul marinho. Na imagem acima você pode ver que somente essas cores foram usadas no traje, o que garante um visual harmonizado, pois essas cores não entram em conflito uma com a outra.

b. Neutros + uma cor não neutra

Neste caso temos um terno marinho, a gravata cinza e a camisa branca fazendo o background de neutros, o lenço entra com bege, preto e laranja, sendo que essa última cor poderia ser problemática, pois é intensa e fora da paleta neutra, contudo não há nenhuma que possa conflitar com ela, o restante, como já disse, é neutro.

Esse recurso é ótimo para criar um ponto de interesse na parte de cima do traje, com a cor forte se destacando.

b. Cores complementares

Na imagem acima podemos ver um lenço composto por cores complementares e uma delas (o verde) repetida na gravata. Poderia ser ao contrário, a gravata estampada e o lenço liso, também funcionaria!

Cores complementares são aquelas que ficam em partes opostas no círculo cromático. Na imagem do item anterior além de não ser neutro, o laranja também contrasta com o marinho, que é uma versão mais escura de sua complementar (azul) o que ajuda ainda mais a atrair o olhar e gerar um resultado satisfatório.

Para entender melhor, veja este artigo sobre cores complementares.

Obs: outra lição que aprendemos aqui é que a própria solução para a combinação pode estar na peça escolhida. Na dúvida, escolha uma das cores da peça estampada e replique no item que vai complementá-la.

c. Cores análogas

Cores análogas são aquelas que estão próximas no círculo cromático, gerando pouco contraste entre elas. São boas para quem quer criar uma harmonia suave e elegante.

Para entender melhor, veja este artigo sobre cores análogas.

d. Tom sobre tom

É o ato de combinar vários tons da mesma cor, tendo assim certeza do sucesso desse visual, já que nada pode estragar essa harmonia. Você pode ter um terno cinza e uma gravata marinho, com um lenço de bolso em tom mais claro que a gravata, por exemplo.

Note que na imagem acima a combinação de tom sobre tom foi feita com o terno, mantendo-se uma gravata cinza, portanto, também neutra.

e. Combine com a gravata

Use a mesma cor da gravata, mas com uma estampa diferente, para que, como já dito antes, uma peça complemente a outra, evitando assim um visual sem graça e pouco elaborado.

Nota:

A verdade é que existem diversas combinações que podem ser feitas com lenço de bolso, você vai descobri-las assim que se sentir mais confiante ao usar o acessório. Estampas, padrões, cores, até mesmo detalhes dos desenhos, tudo pode ser usado para deixar o visual mais coeso e interessante, mostrando seu bom gosto e habilidade com moda masculina.

…….

Cuidados com o lenço de bolso:

  • Guarde-os dobrados em uma gaveta ou naqueles cabides para lenços, echarpes e cachecóis, mas sempre com muito cuidado para não deixá-los marcados;
  • Não coloque outras peças por cima dos lenços isso pode criar vincos muito perceptíveis e deselegantes;
  • Lave-os respeitando as indicações das etiquetas e, se possível, coloque-os dentro de um daqueles sacos para roupas delicadas;
  • Não misture com roupas que possam soltar tinta e manchá-los;
  • Não compre kits com gravata e lenço combinando (mesma estampa) a não ser que pretenda usá-los separados e combinados com outras peças;
  • Evite lenços e gravatas de poliéster, geralmente a aparência do tecido sintético é muito artificial;
  • Repare se o lenço não é muito grande para o bolso, isso costuma criar um volume que deforma o peito do paletó/ blazer que tira um pouco da elegância e caimento da peça;
  • Quando colocar a ponta do lenço para fora do bolso, cuide para que não seja em demasia, as vezes isso chama muita atenção e faz parecer que o lenço está transbordando, principalmente quando o look é muito sério.
  • Existem envelopes e prendedores para lenço de bolso, eles são usados para manter a dobra no lugar, principalmente se você tem um bolso grande e um lenço pequeno. Você pode encontrá-los em sites como a Amazon, por exemplo, e não são caros.

…….

Nota final:

Existe uma certa “ciência” por trás do lenço de bolso se você quer sair do básico, mas mesmo o básico já é muito bacana e mostra o zelo que você tem por sua imagem. Como eu já disse, é comum começar com combinações simples e depois criar looks mais sofisticados, afinal, experiência é tudo!

Logo mais farei um artigo mostrando mais combinações e como elas foram feitas, aguarde!

Deixe uma resposta