Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

0

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

Existem botas masculinas com pegada worker, outras que lembram os calçados usados pelos lenhadores e ainda temos os corturnos que são uma referência militar óbvia, mas poucas botas representam tão bem o estilo do motociclistas com a engineer boot (foto acima) e a harness boot.

Apesar de serem razoavelmente similares e visual próximo ao das botas de montaria, os dois calçados tem origens diferentes e vale a pena conhecer um pouco mais sobre elas e até saber como podem ser utilizadas por quem acha a dupla estilosa, mas não tem uma Harley Davidson na garagem.

Engineer boots

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

As engineer boots (botas de engenheiro) foram desenvolvidas na década de 30 para os funcionários das ferrovias, em especial para condutores e maquinistas devido a proteção que o calçado fornecia quando eles tinham que lidar com o maquinário pesado e o calor do vapor.

Características das botas engineer

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

A detalhe mais marcante é a cinta de couro na altura do tornozelo, ou pouco acima disso, que pode ser ajustada com uma fivela, mas também se destaca o cano longo largo nos modelos mais antigos – hoje eles podem ser bem mais curtos – o couro preto maleável e a sola de borracha.

……..

Harness Boots

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

As botas harness foram inspiradas nas botas usadas pelo exército durante guerra civil americana, mas estas não apresentavam as tiras de couro e fivelas de metal que caracterizam as harness, esse modelo específico de bota foi criado em 1960 pela aclamada grife Frye (já falamos sobre ela neste post), tornando-se um clássico, sendo adotado por motociclistas logo em seguida.

Características das botas harness

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

Botas harness e botas engineer são muito similares, inclusive o detalhe que mais chama atenção nas duas é justamente a tira do couro que sai do tornozelo e passa por cima do pé, mas enquanto a engineer boot ostenta uma fivela mais a frente, a harness boot é marcada pela presença de dois aros de metal bem nas laterais onde se prendem as cintas de couro em um visual muito similar ao de um arreio de cavalo, talvez por isso o nome de botas de arnês (ou arreio, traduzindo a palavra harness do inglês).

…….

Modelos disponíveis hoje

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker

As engeneer boots parecem ser mais tradicionais, a maioria das grifes de calçado ainda oferecem modelos muito próximos da original, com uma ou outra modificação, embora a oferta de cores seja maior atualmente. A harness já nasceu em um cenário mais fashion, então era de se esperar que tenha evoluído com os anos, oferecendo uma grande quantidade de diferenciais no que diz respeito a cor (do caramelo ao preto), tipo de couro (camurça, nobuck, etc), solas (couro, borracha) e metais (dourado, envelhecido, cromado).

Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker
Que tal uma bota harness com cara de dress boot?
Engineer Boots e Harness Boots: Botas Masculinas Com Estilo Biker
E uma mistura de harness com chelsea boot? Eu achei bacana!

…….

Por que fizeram sucesso?

Marlon branco com botas engineer

Com o crescimento do motociclismo nos final dos anos 40 e 50 – impulsionado pelos militares que voltaram da guerra onde pegaram gosto pelas motos usadas na rotina do exército e formaram os primeiro motoclubes – era necessária uma indumentária que protegesse de quedas e outros acidentes, mostrando resistência e praticidade. Para isso  espesso jeans e as jaquetas de couro faziam um par ideal e logo foram adotados, então era de se esperar que as botas escolhidas fossem robustas, rústicas e funcionais, sem nenhum adereço que atrapalhasse ou pudesse ficar preso em partes da moto. Tanto as botas engineer nos anos 50 quantos as harness nos anos 60 pareciam escolhas óbvias, pois se encaixavam perfeitamente nesse perfil e tinham o visual que qualquer rebelde sobre rodas poderia desejar.

 

…….

Botas harness e engineer no look casual masculino

Os modelos de cano mais aberto, como eram feitas tradicionalmente essas botas, são mais complicados de usar, dando 3 opções: colocar a barra da calça para dentro do cano; usar um jeans bootcut com o cano por dentro; ou dobrar a barra nos modelos de cano médio e deixar o calçado todo exposto. A primeira e a última opção tem o agravante de encurtar a silhueta e chamar muita atenção para a bota, a restante necessita de um tipo específico de denim que nem todo mundo está disposto a comprar.

Os modelos de cano médio ou baixo e ajustado com a perna são a melhor opção na minha opinião, podem ser usados com qualquer caimento de calça, são mais discretos e fáceis de encaixar em combos que não tenham, necessariamente, uma inspiração biker, principalmente exemplares em camurça e nobuck. Por outro lado falham justamente no quesito que as tornou a escolha dos motociclistas: a proteção contra quedas ou mesmo do calor do escapamento, mas nem todo mundo está preocupado com isso, não é? ; )

…….

Como usar botas harness e botas engineer

  • Visualmente elas dão um toque rústico e másculo ao look, com uma boa pitada do universo biker e rocker, esse último, aliás, contém outros grandes entusiastas dessas botas;
  • Nos dois casos a ausência de detalhes, cadarços e costuras torna o visual limpo e fácil de combinar, quase o mesmo que acontece com as botas chelsea;
  • Como na maioria dos casos essas botas são bem casuais, o melhor e pareá-las compeças na mesma linha;
  • Se a ideia a criar uma combinação com toque vintage, um denim escuro e com a barra dobrada é a melhor pedida;
  • No inverno abuse das jaquetas e casacos pesados sobrepondo camisetas ou camisas jeans;
  • Acessórios como boinas, chapéus e cachecóis também ficam com pegada bem descolada quando acompanham esse tipo de bota;
  • Para o visual “rebelde” completo, a jaqueta de couro tipo perfecto é fundamental, mas não é a única, a biker e a bomber também ficam ótimas e você não precisa seguir fórmulas se não quiser;
  • O look total black também se beneficia de botas harness ou engineers boots, sobretudo no visual roqueiro que ganha ares mais radicais;
  • Com o xadrez em alta fica fácil colocar essas botas em uso, basta adicionar um jeans básico ou uma chino, só fique atento para o cano, se for um pouco mais aberto você vai precisar de uma calça com corte reto para usá-lo por dentro, se for um cano mais seco o modelo slim fit pode servir, mas vale fazer um teste antes para ver qual é melhor.

…….

Onde comprar harness boots e engineer boots

No Brasil é bem complicado comprar botas nesse estilo, mas algumas lojas especializadas em produtos para moto costumam tê-las em formato mais funcional do que fashion. Eu encontrei um modelo próximo dos tradicionais, ou seja, bem biker mesmo, na Black Boots.

No exterior fica mais fácil encontrar, em compensação os preços não parecem nada atrativos, para confirmar essa minha impressão, basta você visitar a loja virtual da Frye ou da Wesco, duas conhecidas marcas gringas que fazem calçados incríveis.

…….

Nota do editor:

Essas duas botas fazem parte da história da moda masculina, sendo adotadas por diversas tribos além dos motociclistas, como os punks, roqueiros e alternativos, o visual inspira rebeldia e liberdade, sem deixar de ser cheio de estilo e impressionar nos combos mais básicos, o que indica que são peças apropriadas para dar um up em suas produções diárias. Provavelmente você não vai encontrar essa dupla de calçados facilmente, mas se encontrar, não perca a oportunidade, eu não perderia!

Deixe uma resposta