Dicas de Moda Masculina de Inverno Para Gordinhos

14/04/2014 2 Comentários por

roupas_boas_gordinhos_inverno_jorge_garcia

Com a proximidade do inverno as vitrines das lojas se enchem de peças incríveis, afinal a moda masculina ganha contornos quase europeus neste época do ano e a oportunidade de se vestir elegantemente tem um apelo irresistível! Infelizmente as roupas de frio podem ser uma armadilha para os gordinhos que tentam parecer mais alinhados, pois um volume, listra ou cor no lugar errado são um perigo para quem não deseja ficar mais corpulento do que já é. Veja algumas peças que vão deixar sua silhueta mais esbeltas e outras que podem atrapalhar qualquer um que esteja acima do peso:

1 – Estes te deixam mais elegante

roupas_boas_gordinhos_inverno

a) Malhas lisas o caneladas

Aquecem sem acrescentar muito volume, fazendo uma boa combinação por cima das camisas e por baixo de blazers e casacos.

b) Blusas gola V

Alongam o pescoço e não destacam quem tem problemas com a papada, além de chamar mais atenção para orosto do que para a barriga.

c) Blazers e casacos de abotoamento simples

O abotoamento forma uma linha vertical no seu torço que ajuda a alongá-lo, quando aberto não sobra tecido e continua verticalizando sua silhueta.

d) Camisas com listras verticais

Nem é preciso dizer o quanto as listras verticais ajudam quem está acima do peso, principalmente se combinadas com as outras peças indicadas aqui, pois assim é possível formar um conjunto harmônico.

e) Jeans straight escuro

Não só os jeans, mas todas as peças nos tons escuros invernais evitam que a silhueta fique “fatiada”, ou seja, a alternância de cores claras e escuras crie faixas horizontais, criando a ilusão que você é mais baixo e rechonchudo!

f) Sapatos escuros e sem muitos detalhes

Os sapatos escuros vão alongar suas pernas se você estiver usando um “dark jeans”e nada melhor do que isso para melhorar sua aparência.

g) Cachecol sem muito volume jogado no pescoço

Cuidado com os cachecóis com muito volume, prefira os mais enxutos apenas jogados no pescoço e não enrolados, eles cairão junto a lapela do casaco ou blazer e reforçarão aquela linha vertical formada pelo abotoamento da roupa.

h) Suspensórios

São uma boa para evitar aquele problema que os americanos chamam de “muffin top”. Sabe quando a massa do bolinho escapa da forma e cai para os lados? Então, algumas pessoas acima do peso enfrentam este problema com o cinto que acaba prendendo a barriga e cria volumes exagerados nas laterais, já com o suspensório há uma grande chance de acabar com isso.

i) Colete

A peça dá aquela alinhada no visual e também mantém a atenção no rosto, mas dê preferência para os modelos em alfaiataria, tecidos como o jeans ou nylon podem aumentar o volume consideravelmente.

…….

2 – Estes não vão te ajudar

roupas_ruins_gordinhos_inverno

a) Tricot Cable Knit ou Aran

São as peças de malha mais volumosas graças ao desenho trançado criado em sua trama, além disso, chamam muita atenção para a área abdominal, duas coisas que quem te problemas com a balança realmente não precisa.

b) Jeans claros ou desbotados na altura nas coxas

Roupa clara faz as pessoas parecerem um pouco maiores, sem dúvida, e muita gente os evita, mas um efeito semelhante ocorre com o denim que recebe lavagem muito forte na região das coxas, fazendo as pernas se destacarem demais. A calça jeans até pode ter um pouco de lavagem, mas que seja discreta e estilosa, muitos detalhes e até rasgados ou manchas podem poluir demais.

c) Blazers e casacos com abotoamento duplo

Quando fechados destacam a barriga, quando abertos ficam com tecido sobrando e não causam aquela ilusão vertical tão desejada, nem é preciso dizer que não são recomendados!

d) Blusas gola rulê

A gola alta faz seu pescoço desaparecer e, consequentemente, deixa seu rosto mais redondo, além disso, ao contrário do que muitos pensam, podem destacar detalhes indesejados como a papada. A solução, como dito acima, é a gola V ou então usar a camisa com um ou dois botões abertos.

e) Camisas, malhas e camisetas com listras horizontais

Estão em alta, mas são para poucos. Até dá para forçar seu uso se forem combinadas com um blazer ou camisa por cima que force uma linha vertical no torso quando aberto, porém o melhor mesmo é evitar.

f) Sapatos bicolores ou visualmente poluídos

Sapatos com muita informação visual, e incluo aí também os tênis, não vão criar aquela ilusão agradável de pernas mais longas quando combinados com a calça escura e discreta, além disso costumam deixar os pés parecendo maiores, ou seja, nada do que alguém acima do peso deseja.

g) Cachecol volumoso enrolado no pescoço

O cachecol é um acessório de inverno muito charmoso, entretanto enrolá-lo com muitas voltas e nós no pescoço pode causar um efeito visual negativo. Opte por modelos com tecido fino, mas quente e procure dar nós simples ou simplesmente jogue-o em cima do pescoço deixando as duas pontas seguirem para baixo, junto as lapelas do casaco.

h) Jaquetas de nylon

As sequinhas até ficam bacanas e criam um visual esportivo sofisticado, se combinadas com as peças certas, mas aquelas que parecem infladas com uma bomba de ar tendem a dobrar seu volume.

i) Muitas camadas

Há tempos você ouve o pessoal dizer que uma das grandes sacadas do inverno é montar looks com camadas: camisetas, camisas, moletons jaquetas, cardigans, blazers e casacos, tudo (ou quase tudo!) de uma vez só. Isso é muito bonito para quem é bem magro, os gordinhos, além de sentirem mais calor e não precisarem de tantas peças assim para se aquecer, não querem aumentar sua silhueta com essa quantidade de tecido, então capriche em acessórios como óculos, relógio e cachecol e dispense os “layers”.

…….

Uma última dica

Mesmo querendo ficar com a silhueta enxuta, nunca compre roupas muito justas e tenha sempre em mente 3 coisas:

1 – Remover massa;

2 – Alongar a silhueta;

3 – Atrair atenção para o torax e rosto;

Toda vez em que estiver escolhendo uma roupa pergunte-se se ela está quebrando alguma destas diretrizes, caso a resposta seja positiva, talvez seja melhor repensar sua compra.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Dicas de Moda Masculina de Inverno Para Gordinhos”

  1. Maikol says:

    Na verdade gostaria de algumas dicas para pessoas com a pele mais morena e negra.

Deixe um comentário