12 Dicas Para Dar Nova Vida a Tênis e Sapatos Usando Cadarços Coloridos

19/04/2014 Sem comentários por

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_01Tênis e sapatos, quando bem cuidados, costumam durar muito tempo e o excesso de uso pode fazer com que eles comecem a perder a graça, pois não apresentam novidade nenhuma e a maioria das combinações de roupas que você pretendia fazer com eles já foram para as ruas há algum tempo. Neste caso o ideal é dar uma renovada no calçado com um recurso muito simples: trocar os cadarços!

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_05

Atualmente temos uma imensa gama de cores, materiais e estilos de cadarços a venda, desde os mais comuns, em cordão ou nylon de cores fortes, até os de couro em tons invernais, portanto, decidida a troca, fica a seu encargo saber se quer algo extremamente chamativo ou apenas alguma coisa para fazer seu calçado ganhar novos ares.

Abaixo separamos algumas dicas de como fazer isso:

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_061 – Combine
Quando a ideia é dar uma mudada no visual dos tênis você tem a opção de colocar um cadarço que combine com alguma parte da peça, pode ser um pedaço da sola, do cabedal ou mesmo de uma faixa discreta. Dessa maneira a harmonia será mantida e não parecerá que ele foi modificado. Na imagem acima não temos como dizer se o sneaker já veio assim ou foi modificado por seu dono;

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_08

2 – Mude com discrição, se necessário
Nem sempre cores fortes são a melhor pedida! Se a intenção é mudar, mas manter o calcado discreto, um tom escuro pode funcionar bem.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_07

3 – Deixe o visual mais leve
Se o sapato tem tons escuros, uma maneira de deixá-lo mais leve é mudar para cadarços mais claros, mas fazendo uso de algum tom que já existente no par, assim mantém-se a harmonia.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_11

4 – Use o contraste
Cores com alto contraste deixam o calçado com uma cara jovem e moderna, mas cuidado, não é aconselhável usá-los com roupas e em ocasiões que exijam o mínimo de formalidade.

…….sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_14

5 – Tons neutros onde já há cor
Se o tênis ou sapato já tem cores suficientes para você, dá para fazer o contrário também, troque o cadarço colorido ou mesmo o branco por algum tom neutro e apagado como cinza, castor ou o bege. O visual fica mais discreto sem perder o detalhe da amarração incomum.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_136 – Quanto mais casual, mais original!
Quanto mais casual o calçado, mais liberdade você tem para escolher cores de chamem a atenção e isso vale para tênis ou sapatos, pois nessas horas o que vale é a originalidade… com bom senso, claro!

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_097 – Dê mais estilo ao sapatênis
A maioria dos calçados estilo “sapatênis” são bem conservadores, com cores neutras ou sem muito contraste. Se você enjoou do jeitão sem sal daquele modelo que você comprou para trabalhar, mas acabou ficando para lazer, experimente trocar o cadarço por uma cor que realmente tenha a ver com você!

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_038 – Fique por dentro
Quem pensa que o recurso do cadarço colorido serve só para aqueles que não tem grana para comprar uma peça nova, é melhor repensar seus conceitos, o modelo acima é da Hermès, é disputadíssimo e custa muuuuito caro. Então saiba que o que você está fazendo não é nenhuma novidade, mas está longe de ficar “fora de moda”.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_029 – Traga mais cor ao outono
No outono a tendência é usar roupas com cores neutras: muito bege, marinho e marrom, exatamente por este motivo que mesmo não tendo enjoado do seu sapato, bota ou tênis, inserir um pouco de cor no look pode ser uma boa ideia.

……. sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_1010 – Botas mais estilosas
E por falar em botas, elas também aceitam uma repaginada de vez em quando, além disso tem os cadarços de hicking boots (botas de caminhada) que são bicolores e combinam muito bem com elas.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_17

11 – Experimente os de couro
Os cadarços de couro além de muito estilosos, agora podem ser encontrados em várias cores e combinam tanto com sapatos casuais, quanto com tênis de diversos modelos. É um pouco mais difícil de achá-los, mas com a popularidade que eles estão ganhando, em breve isso não será mais problema.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_16

12 – Use com cuidado
Por mais bacana que seja dar essa renovada em seu calçado, procure não abusar, cadarços diferentes no mesmo par pode ser demais até para os ambientes mais descontraídos.

…….

sapatos_tenis_cadarcos_coloridos_15

Últimos toques

– Antes de jogar fora os cadarços antigos, veja se os novos estão realmente contribuindo para a melhoria da aparência do seu calçado e do look como um todo;

– Procure usá-los em ambientes em que há liberdade para tanto. Em eventos formais e no local de trabalho é melhor evitar;

– Os tênis aceitam cadarços baratos e em materiais sintéticos como o nylon, no caso dos sapatos, couro, cordão encerado e algodão são mais adequados;

– Como chamam mais atenção, o ideal é mantê-los sempre limpos. Verifique na embalagem ou no site do fabricante dicas de como lavá-los corretamente.

…….

Veja na galeria abaixo mais alguma imagens para você se inspirar:

Onde encontrar

Lojas virtuais como a Netshoes costumam ter os modelos mais tradicionais em diversas cores, já os de couro são mais raros, mas podem ser encontrados em alguns e-commerce como o da Richards, por exemplo. Nos shoppings é possível adquirí-los na Sapataria do Futuro ou na maioria das lojas especializadas em tênis “Premium”.

Leia também:

Destaques, Estilo, Galerias de Fotos, Multimídia

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “12 Dicas Para Dar Nova Vida a Tênis e Sapatos Usando Cadarços Coloridos”

Deixe um comentário