Como se Vestir de Maneira Adequada Para Sua Idade

0

Como se Vestir de Maneira Adequada Para Sua Idade

Com o passar dos anos (e a chegada do juízo) a maioria de homens acaba fazendo a mesma pergunta: “como me vestir de maneira adequada para minha idade?” A dúvida é mais comum do que se imagina e costuma afligir com mais frequência aqueles que chegam na casa dos trinta.

Conforme a adolescência fica mais distante nos preocupamos mais com nossa imagem, pois surgem as responsabilidades, família, emprego, etc, e pouca gente quer parecer um garoto inconsequente dentro desse cenário. Além disso, nossos gostos ficam mais sofisticados, então a camiseta com tema de vídeo game não parece tão adequada para um jantar a dois.

Contudo, a vontade de aparentar maturidade traz outro temor: o de parecer velho demais, não só isso, porque não há problema nenhum em envelhecer, mas sim em aparentar uma idade que não condiz com a realidade, ou pior, parecer ultrapassado e deselegante!

Outro ponto: a “moda tiozão” assusta muita gente, o dress code adotado por aquele homem que envelheceu e perdeu a vaidade e o bom senso é um fantasma que aflige qualquer pessoa que preza a elegância.

Entre o jovem demais e o senhor desatualizado, escolha a coluna do meio!

Mandando a real sobre se vestir adequadamente para sua idade!

Vamos falar a verdade? O que você quer é não estar mal vestido! Os exageros da juventude e o desapego da idade avançada levam a escolhas muito equivocadas, na maioria dos casos é isso que gera insegurança e preocupação no homem maduro.

Então preste atenção nisso: o importante é focar na roupa e na ocasião, não na idade! Roupa bem escolhida veste bem qualquer pessoa, do boomer ao genZ.

Você terá oportunidade de trajar algo mais juvenil em um churrasco com os amigos, ou algo mais sério em um casamento ou reunião de negócios, mas isso não te fará um cosplay de k-poper ou do vovô da novela das seis se você se atentar a alguns pontos importantes:

1 – Caimento no ponto certo

Tudo ajustado na medida certa. Mangas e barras no ponto também são fundamentais!

Preste atenção no caimento, faça barra da calça e ajuste mangas, roupa desleixada e mal acertada sempre leva a extremos: ou parece o adolescente que não liga para o que veste ou o senhor que perdeu o capricho com o vestir.

A roupa atual é acertada ao corpo, sem apertar, como se fosse feita por um alfaiate. Se suas roupas tem pano demais sobrando, leve-as para um serviço de costura que faça os devidos ajustes.

…….

2 – Clássico e atemporal

A camisa henley foi criada há mais de cem anos e nunca ficou obsoleta!

Invista em peças clássicas e atemporais, fuja dos exageros típicos da adolescência e do visual datado reacionário.

Lembre-se que quando suas roupas não estão ligadas a nenhuma época específica ou a tendências exageradas as pessoas focam mais na sua idade real e não na impressão errada que a indumentária passa.

…….

3 – Esteja atualizado

Informe-se sobre moda masculina, hoje isso é muito fácil, existem muitos veículos especializados e perfis em redes sociais que podem te ajudar.

Dessa maneira você pode ter uma visão mais crítica do que surge como novidade e do que está ficando para trás. Nem tudo que é novo é bom e muito do que fica para traz pode ser mantido, assim como se apegar demais ao passado pode te fazer soar ultrapassado.

…….

4 – Tênis são bons, sapatos são melhores!

É ótimo calçar um sneaker confortável, mas é igualmente bom saber que os sapatos atuais também envolvem seus pés com carinho. Pare de resistir e coloque alguns calçados de adulto no seu repertório, principalmente nas ocasiões que pedem um toque a mais de elegância.

…….

5 – Referências sempre a mão

Tenha referências visuais de como você quer se vestir. O pinterest e o Google Imagens são ótimas maneiras de encontrar fotos de looks que podem te inspirar e te manter focado em um estilo que atenda seu dia a dia.

Monte uma pasta no seu smartphone para ter sempre por perto referências do que usar dentro do seu estilo pessoal.

…….

6 – Seja criativo

Se você repetir sempre o mesmo look, mais cedo ou mais tarde ele vai ficar datado, pois a verdade é que mesmo as roupas mais atemporais acabam tendo algum elemento que as deixam fora de moda passado muito tempo. Além disso as próprias combinações podem soar datadas, pois a cada ano temos mudanças nas tendências das cores e na maneira como compomos o traje.

Com informação de moda, boas referências e criatividade seus looks sempre terão um certo “frescor”, mas com maturidade e elegância.

…….

E tem mais…

Quer descontrair? Invista em cores mais vibrantes, mas sem exageros, aplique essa cor apenas em uma peça ou em um acessório, optando por neutros (branco, preto, bege, cinza, marinho e marrom) nas demais. Uma camiseta estampada aqui e ali também não vai matar ninguém, mas saiba quando usá-la, ou seja, em momentos totalmente descontraídos.

Por outro lado dá para adotar um visual sério sem envelhecer 30 anos. Opte por roupas mais refinadas, como os itens de alfaiataria, para dar um sóbrio ao look, aplicando as dicas acima na hora de montar seu traje não tem como dar errado!

…….

A quem estas dicas atendem?

A qualquer cidadão que tenha bom senso, mas principalmente quem passou dos vinte e poucos e não tem mais como sustentar uma imagem adolescente, além do homem que chegou aos 50, mas quer esbanjar jovialidade com estilo e sem exageros.

Na adolescência é aceitável alguma excentricidade no vestir, mas depois disso os compromissos sociais, ambiente profissional e o respeito pelos demais exigem que você se comporte de maneira mais responsável e séria, contudo, nem por isso você precisa ser sisudo, como já foi dito anteriormente.

…….

Para complementar:

Este artigo é um bom complemento o texto que você acabou de ler e vice-versa:

Vista-se de Acordo Com Sua Idade #SQN

Mais sobre estar sempre vestido adequadamente para a ocasião:

5 Dicas de Como Ser um Homem Bem Vestido em Qualquer Ocasião

Deixe uma resposta