Como Escolher e Usar Anéis – Um Guia Para Homens

18/10/2016 9 Comentários por

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

Já falamos aqui de relógios, pulseiras, cachecóis, chapéus, abotoaduras e até prendedores de gravatas, mas um assunto ainda pouco explorado no Canal Masculino diz respeito aos anéis masculinos, um acessório que é recebido com reservas pela maioria dos homens, provavelmente porque muitos deles tem dúvidas sobre escolha e uso de tal item, então vamos a questão principal:

Homens podem usar anéis?

E por que não? Atualmente temos centenas de joalherias e até marcas dedicadas a bijuterias fazendo anéis dos mais variados estilos e voltados para o público masculino, uma delas, a King Baby que teve aqui um artigo a respeito, é a escolha de muitas celebridades e rock stars.

Os anéis fazem parte da indumentária masculina há muito tempo e além de servirem apenas como ornamento, também foram usados como identificação, prêmio e até ferramenta de trabalho se levarmos em consideração a função do anel de sinete, que marcava o selo de autenticação na cera que lacrava um documento.

Na minha opinião existem 3 razões para a resistência do homem a respeito do anel:

  1. Falta de informação de moda;
  2. Falta de costume de usar anéis no dia a dia;
  3. Medo da gozação dos amigos menos instruídos.

Solução: Informação de moda você vai adquirindo com o tempo, o costume você adquire com o uso e os amigos babacas você ignora!

…….

Tipos de anéis masculinos

Podemos separar os anéis masculinos usando dois critérios:

1 – Material

Escolha o material que mais te agrada e cabe em seu bolso, lembre-se apenas que o tom pode ser uma barreira na hora de combinar com o tipo de roupa escolhido.

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

a) Ouro – atualmente não são os mais desejados tanto pelo preço alto quanto pelo visual muito chamativo do ouro amarelo e do ouro rosê, já o ouro branco, que recebe a adição de manganês ou níquel para atingir esse tom, tem um visual bonito, mas, como já disse, faz todo mundo pensar duas vezes ao ver as cifras na etiqueta de preço. A pureza do material também conta, sendo 24 quilates (ou 24k) a identificação do material mais puro e decrescendo conforme outros metais entram no composição e deixam a peça mais barata.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

b) Prata – a alternativa mais popular para o ouro, mas que nem sempre é mais barata, pois o ouro pode ser de baixo quilate, já a prata costuma ser razoavelmente pura, ainda assim recebe uma pequena quantidade de cobre como liga, o que evita que a peça risque facilmente. O visual da prata agrada muito em anéis e torna a escolha mais fácil, afinal é bem mais fácil de combinar com as roupas e acessórios masculinos

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

c) Platina – perde para a prata por ter um visual similar, mas ser mais cara do que o ouro, dependendo de seu grau de pureza (medido da mesma forma que o ouro, em quilates). A platina tem seu status de metal precioso, é bem bonita e até mais brilhante que a prata, mas se torna proibitiva para quem tem um orçamento limitado.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

d) Aço inoxidável – é a alternativa barata aos metais precisos, já que tem um visual que impressiona e tem ganhado destaque na joalheria masculina. O aço mais puro é aquele conhecido como aço cirúrgico; bonito e altamente resistente a corrosão, ele é considerado hipoalergênico, mas a adição de manganês ou níquel a sua composição pode causar alergia caso ele sofra algum risco e a camada de cromo da superfície seja tirada.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

e) Titânio – sua cor original se parece com a prata, mas pode ser tingido para ficar preto ou ganhar tons de cobre e ouro. É extremamente durável, difícil de ser corroído e hipoalergênico. Apesar do preço um pouco salgado, anda ganhado mercado entre o público masculino, principalmente na versão preta.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

f) Tungstênio – é um metal resistente em tom de prata brilhante e ainda mais denso que o aço ou o titânio. Sua forma original é um pó, logo precisa de outras ligas para atingir o ponto ideal para a confecção de jóias e mudança de cor, o que o impede de ser hipoalergênico.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

g) Paládio – dependendo de como andam os estoques deste metal ele pode ser mais barato que a platina, com um resultado visual bem parecido e ainda mais leve, entretanto sua durabilidade não se iguala.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

h) Cerâmica – não espere um visual rústico aqui, na verdade o que chama de cerâmica é um composto em pó que pode levar carboneto de silício e carboneto de tungstênio. Depois de feita, a peça não pode ser alterada, tão pouco riscada, mas pode ser quebrada se a força correta for aplicada. Em alguns casos o visual é claro e brilhante, como na prata. Estão se tornando populares devido ao baixo preço e ao fato de serem hipoalergênicos. 

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

f) Madeira – ganham admiradores pelo visual natural e a parte artesanal de sua criação, alguns são feitos até com madeira reciclada de velhos skates ou algo do tipo. Geralmente tem valor acessível, mas não são muito duráveis, pois riscam facilmente e lascam se bateram contra algo duro.

…….

Como Escolher e Usar Anéis - Um Guia Para Homens

g) Resina – são uma forma barata de produzir anéis, além de abrirem um leque de possibilidades de cor e formato, contudo tem um visual pouco nobre e combinam apenas com trajes mais casuais.

…….

2 – Design

Aqui a escolha mais importante: qual será o formato da peça que você usará? Veja alguns estilos mais comuns:

a) Rocker

Como usar anéis masculinos

Caveiras, spikes, águias, cobras e cruzes vão combinar muito bem com aquela sua camiseta de banda, jeans destroyed e bota estilo biker ou militar. Os anéis com estilo roqueiro estão entre os mais fáceis de achar e podem ser feitos de prata, aço e resina.

…….

b) Rústico

Como usar anéis masculinos

Estes vão bem com o look lenhador ou algo mais voltado para atividades ao ar livre, geralmente são de aço, prata ou madeira e parecem feitos a mão ou com alguma técnica antiga meio rudimentar.

…….

c) Geométrico

Como usar anéis masculinos

Dão destaque a uma forma geométrica ou usam várias delas para criar um desenho reconhecível. São uma boa escolha para um visual urbano e moderno na maioria das vezes.

…….

d) Com pedra

Como usar anéis masculinos

São a escolha mais difícil, pois chamam muita atenção, mas se você tem estilo pode usá-los tranquilamente, já vi caras completamente tatuados com esse tipo de anel e ficou bem bacana.

…….

e) Com arabescos, padrões celtas, runas etc.

Como usar anéis masculinos

Se caracterizam pelos desenhos intrincados que fazem a peça parecer antiga, pois são adornos típicos da idade média ou até anteriores a essa época. Também tem seu apelo rocker, mas agradam a um público mais amplo, principalmente aqueles que procuram por peças detalhadas e que pareçam que tenham saído de dentro de algum baú do tesouro! 🙂

…….

f) Lisos / minimalistas

Como usar anéis masculinos

Alguns são simples como alianças, outros tem uma parte achatada como se um dia ali houvesse sido fixada uma pedra ou selo, combinam com quase tudo pois são muito simples e neutros.

…….

g) Náuticos

Como usar anéis masculinos

Aqui abundam as âncoras, cordas, rosas dos ventos, navios, velas e toda sorte de referências ao mar e aos marinheiros. Apesar do tema específico, há quem use até com terno, pois a masculinidade dos símbolos acaba dando um passe livre para esse acessório no dia a dia.

…….

Veja mais exemplos de anéis masculinos na galeria de fotos abaixo:

Como usar anéis masculinos?

aneis-masculinos-outros-acessorios

1 – A regra para combinar com outros acessórios é parecida com a do sapato e do cinto, preocupe-se em “casar” os materiais se o traje for formal, quanto mais casual, menos necessidade de combinar a cor do metal, ou seja, se está de terno, é desejável que o anel orne com o relógio, se está de camiseta e jeans pode usar um anel de madeira com um relógio com pulseira de lona, por exemplo.

…….

2 – Materiais como madeira e resina são mais adequados para um look casual, para acompanhar trajes formais os metais nobres são a melhor escolha.

…….

3 – Usar muitos anéis em uma só mão é uma escolha perigosa, mas não impossível, tem gente que segura o estilo numa boa, mas aconselho a começar com um só e só acrescentar mais quando estiver seguro de suas escolhas;

…….

aneis-masculinos-combinacoes

4 – Para usar mais de uma anel tente combinar alguma característica em comum como o tipo de metal, formato, estilo ou adornos.

…….

5  – A proporção também importa: mão pequena = anéis delgados e discretos, mão grande = anéis grandes e grossos.

…….

aneis-masculinos-com-alfaiataria

Cool e sem exageros!

6 – Quando estiver usando terno foque no número 1: 1 relógio, 1 pulseira e 1 anel, não mais que isso. Nessas horas minimalismo é sinônimo de elegância.

…….

aneis-masculinos-exagero

Amigo, você exagerou, é melhor rever isso!

 7 – No combo casual cuidado com exageros, muitos anéis e pulseiras podem fazer você parecer uma árvore de Natal, antes de sair de casa avalie se existe algo que pode ser excluído.

…….

Cuidados antes de comprar:

1 – Se for comprar pela internet saiba a medida de seus dedos, muitos anéis não permitem ajustes;

2 – Saiba se tem alergia a determinado metal antes de usá-lo ou opte pelos hipoalergênicos;

3 – Se você é destro saiba que usar anéis nessa mão podem atrapalhar algumas tarefas, riscar objetos, etc, o melhor é usar o acessório na outra mão ou tirá-lo quando for executar alguma atividade braçal. O mesmo vale para os canhotos, claro;

4 – Verifique a composição de metais preciosos no momento da compra, você pode estar levando um anel de ouro ou prata com muitos outros metais misturados por um preço muito alto;

5 – Se você toca guitarra é melhor deixar os anéis na mão direita! ; P

…….

Nota do autor:

Em posts futuros mostraremos mais formas de combinar e sugestões de anéis para compra via internet.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Como Escolher e Usar Anéis – Um Guia Para Homens”

  1. Marcio says:

    Boa noite,

    Cara, muito phoooda a maioria dos anéis…. e adoraria saber onde achou os seguintes anéis: o “Rústico”, o “Com arabescos, padrões celtas, runas etc.” e o que está salvo como anelrustico4

    Att
    Marcio

    PS: sobre o post em si, muito bom, adorei os exemplos, eu uso dois a anos, um tematcia celta e outro do SdA

    • Ricardo says:

      Marcio,
      muitos destes anéis são de coleções antigas, outros são de lojas que não vendem para o Brasil, usei-os apenas como exemplo, na semana que vem vou publicar outro post com opções de compra pela internet e tentarei encontrar alguns modelos similares a esses que você gostou.

      Abs.

  2. Erivelton Ramos says:

    Parabéns pela matéria, sempre muito esclarecedoras.

  3. Íkaro B. says:

    Salve Duque da Moóca, meu caro, sou casado, e para colocar anel na mão direita, preciso tirar a aliança? Combinar com ela? Ou tacar o foda-se?

    • Ricardo says:

      Olá Íkaro!
      Se for usar na mesma mão tente equilibrar, escolha um anel que seja proporcional a aliança e que tenha poucos detalhes, nada de escolher uma enorme caveira mexicana com olhos de rubi. Se quiser usar algo na esquerda pode ser um modelo mais ousado.

      Abs.

  4. Souza says:

    Alguma recomendação de onde comprar online?

  5. Wilian Reis says:

    Muito boa a matéria Ricardo queria alguns sites de vendas de anéis 🙂

Deixe um comentário