Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

04/07/2016 6 Comentários por

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

O brasileiro ignorou veementemente a camisa xadrez masculina enquanto considerava a peça parte da indumentária de festas juninas, o que, convenhamos, não passa de babaquice da nossa parte! Foi necessário o alerta hipster para que passássemos a encarar o padrão como mais um elemento de moda masculina capaz de incrementar nosso estilo e criar combinações arrasadoras.

Como resultado, no início desta década a camisa reinava absoluta e com o passar do tempo fomos passando de um estilo de xadrez a outro, mas mantendo sempre o interesse no padrão. Vieram o madras, depois o vichy e o lenhador, entre outros que passaram a fazer parte de nosso guarda roupas permanentemente e, mesmo depois de diversas estampas e padrões ocuparem os holofotes em coleções masculinas dos últimos anos, a camisa xadrez continua sendo um item essencial para looks estilosos que necessitem um dose de casualidade.

Veja abaixo 10 looks que provam que a camisa xadrez continua arrasando:

Camisa xadrez masculina em look com toque esportivo

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Aqui temos dois exemplos de como uma camisa xadrez pode se encaixar em um look com pegada esportiva. Para chegar a um resultado similar invista em camisetas de mescla, sweaters e casacos de moletom, tênis de academia com visual clean ou aqueles que ficam entre o esporte e o retrô. O jeans entra no combo, mas também há espaço para um calça jogger de sarja. Para complementar, uma bolsa carteiro de couro, lona ou nylon, o material vai depender da ocasião, ou seja, trabalho, passeio e academia respectivamente.

…….

Camisa xadrez masculina com jaqueta jeans trucker

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Dois exemplos quase iguais onde o tamanho do xadrez acaba influenciando o resultado final. Essa é uma das coisas bacanas desse padrão, pequenas mudanças podem gerar looks diferentes! Como em ambos os casos os tops são azuis, a calça de sarja marrom entra fazendo o contraste. Os calçados também coincidiram, ambos são botas, a de cima é uma moc boot (bota tipo mocassim) e a de baixo uma desert boot, mas um tênis de lona ou até um sapato casual também podem ajudar a compor o visual. Faltou uma sugestão de cinto na foto, porém o look é tão casual que as possibilidades são infinitas, serve desde um trançado marinho, até um de couro marrom surrado.

…….

Camisa xadrez masculina com blazer de sarja

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

O blazer é fundamental para quem quer montar uma combinação mais alinhada, pode ser para um encontro, uma balada ou trabalho, com a formalidade mudando de acordo com o ambiente. O combo acima é muito casual graças ao jeans e o calçado, mas pode ficar mais sisudo se você incluir uma calça chino marinho e um sapato tipo brogue de nobuck, nesse caso dá para frequentar um ambiente de trabalho com dress code liberal, sem problemas.

…….

Camisa xadrez masculina contrastando com tricô

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Os tricôs que estão em alta neste inverno, e prometem continuar assim, também fazem sucesso quando encontram uma camisa xadrez, sobretudo se o padrão tem uma cor que causa alto contraste como o laranja da peça acima. O jeans escuro vai ajudar a alongar a silhueta, favorecendo quem é baixo, as cores escuras ajudam a parecer mais magro, agradando os gordinhos e a gola do tricô e o colarinho da camisa chamam atenção para o rosto o que é perfeito para quem é muito alto. Eis um look que atende a todos!

…….

Camisa xadrez masculina em look normcore

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

O visual normcore, que nós também conhecemos no Brasil como “basicão”, consiste em reunir peças simples e confortáveis, é por isso que o moletom sempre está envolvido nesse tipo de combinação, além do jeans surrado e dos clássicos tênis brancos de lona. Há alguma dívida de quem uma camisa xadrez não se encaixa ai no meio?

Caso queira dar um toque a mais, capriche no relógio e na pulseiras, isso não tira a simplicidade do traje mas mostra estilo!

…….

Camisa xadrez masculina com malha leve

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Se você não trabalha usando roupas formais, pode chamar esse look de uniforme! Dá para passar o mês usando a mesma combinação de peças mudando apenas as cores e os tipos de xadrez! No verão, livre-se da malha e troque a bota por um sapato baixo. Se quiser dar uma incrementada, use gravata, o acessório dá um belo upgrade no visual.

…….

Camisa xadrez masculina em look “quase” lenhador

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

É impossível olhar para uma camisa xadrez que tenha como cores básicas o preto e o vermelho sem sentir a vibe “lumberjack”, pois se você entrou no espírito, adicione uma bota pesada de couro e um jeans escuro para completar o kit lenhador. O bacana aqui é que o resultado é o mesmo, mas, ainda assim, você está diferente da galera barbuda que anda fazendo cosplay de cortador de lenha. ;P

…….

Camisa xadrez masculina em look de verão

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Nos dias de calor só não vale camisa xadrez de flanela, mas os modelos de algodão leve e gaze são altamente recomendados, eles podem acompanhar um jeans destroyed, uma calça de sarja clara ou uma jogger. Os padrões do xadrez mais adequados para o verão são aqueles que tem cores mais vivas e descontraídas que ganham destaque sob a luz forte da estação, como o madras, por exemplo, cujas cores originais usadas na Índia eram sempre vivas e contrastantes. Escolha um calçado bem leve e, se quiser, dispense as meias para garantir um frescor a mais nos pés, mas não esqueça o protetor solar e os óculos de sol estilosos.

…….

Camisa xadrez masculina com jaqueta de matelassê

Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial

Outro item que está se destacando nos últimos anos é a jaqueta de matelassê, apesar de forrada a peça não é volumosa como uma jaqueta doudoune e serve muito bem para um look para trabalho, basta combinar com os elementos certos, e nesse caso estamos nos referindo a uma camisa com xadrez vichy, uma calça discreta e uma bota ou sapato casual. Com o já foi dito anteriormente, a gravata sempre serve para reforçar o caráter profissional do look, mesmo que você trabalhe em um local onde não há exigência de um dress code qualquer.

…….

Obs: Neste artigo  mostramos apena exemplos casuais com camisa xadrez, mas os padrões mais discretos como o window pane e o vichy bem pequeno podem servir muito bem com um costume para ocasiões em que o traje não seja extremamente formal, mas haja a necessidade de algo elegante.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Camisa Xadrez Masculina: 12 Looks Mostram Porque Ela Ainda É Essencial”

  1. Vitor says:

    Bom dia. Qual a marca das roupas aqui postadas?

  2. WILSON SOUZA says:

    Nossa, juro que deu vontade de comprar cada um dos looks!

  3. WILSON SOUZA says:

    Só falta o “dolars”, parabéns pelo post

  4. Alex says:

    Há alguns anos atrás, eu tinha uma certa rejeição com o xadrez. Aos poucos, fui incorporando-a no meu estilo. Hoje, a maior parte das minhas camisas são xadrezes. 🙂

  5. Thiago says:

    Um dos melhores posts sobre camisa xadrez que já li. Os looks ficaram ótimos. Dá vontade de ter todos.
    Parabéns!

Deixe um comentário