Cabelos Masculinos: Como Escolher o Produto Para Modelar

0

Cabelos Masculinos: Como Escolher o Produto Para Modelar

Atualmente é um pouco raro um homem que não use absolutamente nada para modelar o penteado, pois os cortes de cabelo modernos sempre tem um design que necessita de algo para mantê-lo no lugar, é aí que entram produtos como gel, pomadas, ceras, mousses e até sprays fixadores.

Então o leitor entra com a maior boa vontade em uma loja de produtos cosméticos ou visita um dos tantos e-commerces voltados para beleza masculina e se depara com todo esse aparato voltado simplesmente para deixar seus fios de cabelo no lugar. Acredite, todo mundo fica perdido, pelo menos no começo.

Como eu já estou nessa há quase uma década, já passei por toda a chateação e desorientação possível, hoje acredito que peguei o jeitinho e consigo me virar seguindo as seguintes diretrizes:

Cabelos Masculinos: Como Escolher o Produto Para Modelar

1 – Saiba qual é o efeito desejado

Você quer um penteado com spikes ou algo clássico? Bagunçado ou arrumadinho? Saber qual é o visual que você quer alcançar vai traçar metade do caminho para encontrar o produto ideal. Aliás, na hora do corte também vale perguntar para o barbeiro o que ele indica, geralmente é um produto que custa um rim e que talvez não caiba no seu orçamento, mas vai te dar uma pista do que começar a procurar.

2 – Procure em locais especializados

Dificilmente você vai encontrar um bom produto na farmácia da esquina. Lojas especializadas em cosméticos e sites de produtos para grooming são os locais onde a probabilidade de encontrar algo de qualidade e eficiência é alta.

3 – Escolha pela fixação

Um mesmo tipo de produto pode ter diferentes graus de fixação, como é o caso das pomadas e das ceras, já o gel é mais usado para manter o fios sob controle, o mousse dá volume e o spray praticamente deixa o penteado indestrutível, mas pouco natural. Antes de comprar é preciso saber qual desses produtos vai conseguir manter seus cabelos do jeito desejado, para ter uma noção, verifique as especificações na embalagem.

4 – Matte X brilhante

O produto pode ser matte (mais conhecido como opaco) ou brilhante, mas não dá para dizer que um é melhor ou pior, existem ceras matte que são muito artificiais tirando demais o brilho do cabelo e outras que dão um aspecto completamente natural. O mesmo vale para os produtos com brilho: os exagerados podem fazer parecer que os fios estão sebosos, mas outros dão um visual muito saudável e bonito. Como saber qual usar? Duas opções: testar por si mesmo ou encontrar algum review na internet que mostre o resultado.

5 – Compare quantidade X preço

O preço pode ser um critério de desempate, entretanto muitos produtos só são mais baratos na etiqueta, mas a comparação de quantidade pode mostrar que não são um bom negócio. Também existem aqueles que são abundantes, mas é requerida uma grande quantidade na aplicação, fazendo com que o produto dure pouco, o que infelizmente só se nota no dia-a-dia.

Cabelos Masculinos: Como Escolher o Produto Para Modelar

6 – Praticidade de aplicação

Pode ser um fator decisivo para a escolha, por incrível que pareça. Seja uma pomada, cera ou gel, muita gente desanima se a aplicação demora muito, se o penteado precisa de muito trabalho para acontecer ou se a aplicação pede algum cuidado especial, como secador ou auxílio de uma escova. Na maioria dos casos o método de uso vem especificado na embalagem, dê uma olhada antes.

7 – Cheiro

Já parei de usar uma pomada porque o odor me dava dor de cabeça e tem quem desista porque sente que o produto de grooming consegue sobrepor o perfume aplicado no corpo. Verifique o cheiro antes de comprar, se sentir o exagero, pense duas vezes.

Dica: se existe a possibilidade de testar, dissolva um pouco do produto na mão e espere uns 5 minutos, geralmente muito do odor não perdura.

8 – Combine, se necessário

Se você tem pouco cabelo e os fios são finos, pode combinar um mousse com um fixador se quiser. Penteados que se desfazem fácil podem ser domados com o spray, mas não modelados, mas para criar o design perfeito antes, pode ser necessária uma pomada. Juntar produtos é mais comum do que você imagina, só leve em consideração se você vai ter paciência para fazer isso sempre, também deve ser observado se os produtos não vão agredir seus cabelos, causando problemas de queda, caspa ou irritação no couro cabeludo.

9 – Experimente

É isso mesmo, nem sempre você vai encontrar o produto ideal logo de cara, então vai ter que experimentar muito antes de eleger seu fixador perfeito. Prepare-se para transformar sua cabeça em um laboratório de testes e fique pronto para algumas decepções.

10 – Pesquise antes de comprar

A insternet está cheia de informações sobre produtos para estilizar os cabelos masculinos, os sites dos fabricantes podem ter informações valiosas de composição, aplicação e duração, assim como resenhas de usuários e avaliações de blogs especializados podem te ajudar a escolher o produto ideal.

A pesquisa também vai te ajudar a conhecer novos produtos ou descobrir mudanças em formulações usadas anteriormente.

…….

Nota do editor:

Esses são os critérios e as atitudes que eu tomo antes de escolher um novo produto. Já mudei diversas vezes devido a alterações na fórmula, mudança no corte de cabelo, vontade de alterar o efeito dado por uma cera/pomada ou simplesmente insatisfação com os resultados. Também recebo muita coisa para teste que me fez ver como existem produtos que podem não agradar alguns mas caem como uma luva para outros ou como podemos encontrar resultados semelhantes com preços completamente diferentes.

Deixe uma resposta