A Volta do Moletom a Moda Masculina e Dicas de Como Usá-lo

07/06/2015 2 Comentários por

moletom_calca_blazer

O moletom é como a camiseta básica, você até pode trocar por outra peça mais sofisticada, mas mais cedo ou mais tarde vai acabar voltando a simplicidade da malha de algodão. Nos últimos 30 anos nós assistimos este item tornar-se um sucesso estrondoso, ser deixado de lado e voltar a dar as caras nas combinações masculinas como se nunca tivesse partido… Bem, na realidade ele nunca foi embora mesmo, afinal, até quando andou em baixa não havia uma única loja de moda jovem que não tinha pelo menos um exemplar nas araras!

moletom_calca_basico3

O homem nunca abandonou completamente um de seus melhores amigos graças a este conjunto de fatores:

Conforto – você pode passar o dia inteiro com ele sem se incomodar;

Versatilidade – dá para usar em diversas ocasiões, desde que sejam casuais, claro;

Preço – é possível comprar uma blusa desse material em diversas lojas por menos de 100 reais;

Estilo – se você souber usa-lo dá um toque descolado e jovem ao look.

Voltando 10 anos no tempo…

moletom_calca_tendencia

Lembro que por volta de 2005 era muito bacana colocar uma jaqueta de moletom com capuz sobreposta por um blazer ou casaco. Se você assistir algumas das séries de TV da época poderá ver diversos personagens vestidos dessa maneira. Eu me recordo claramente de duas: o sucesso Heroes e a quase desconhecida Love Monkey: a primeira já tem logo no primeiro episódio seu protagonista, Peter Petrelli, vivido por Milo Ventimiglia (foto abaixo), com uma jaqueta vermelho e azul por baixo de um casaco bege, na segunda, Tom Cavanagh, que interpretava Tom Farrel, dono de uma pequena gravadora, vivia com um moletom de capuz por baixo de alguma peça mais pesada.

moletom_casaco_heroes

Por que perdeu popularidade?

Na sequência a indústria da moda se preocupou em valorizar peças que o brasileiro deixava em segundo plano, como cardigãs e suéteres de tricô, além disso essas roupas eram mais adequadas para ambientes com um certo grau de formalidade, ou seja, muita gente investiu nelas porque sabia que ia usar no trabalho sem receber uma cara feia do patrão.

Também conta termos passado os anos 80 e 90 usando roupas de moletom o tempo todo, o coitado precisava de um descanso!

Por que voltou a se destacar?

moletom_calca_alfaiataria_03

Mas eis que nos últimos anos essa mesma indústria da moda resolveu idolatrar o “normcore”, nome dado a pessoas que tem facilidade de se mesclar justamente por suas roupas básicas, baseadas em jeans, sarja e, adivinhe? Sim, moletom! A ideia de um sujeito usando todo o catálogo da Hering não é nova, nem deve mudar os padrões da sociedade, mas fez com que as pessoas pensassem em combinações que pudessem levar uma peça de moletom sem ficar com cara de look dos anos 80, quando ele era o item principal.

O que mudou na última década?

moletom_calca_casaco2

Pouca coisa. O layering de 2006 (suéter e blazer) ainda vale, mas a jaqueta de malha deu espaço ao moletom conhecido como canguru, aquele com os bolsos na frente e sem o zíper, mas ainda com o capuz. A blusa básica, principalmente em mescla cinza, está mais em alta do que nunca, principalmente por ser muito fácil de combinar e manter a discrição. O modelo com detalhe em V na gola está presente em quase todas as lojas e é um bom investimento para quem gosta desse tipo de visual.

Veja abaixo um guia prático para usar moletom e criar combinações modernas:

1 – Jeans, moletom e nada mais

moletom_calca_basicoCom os modelos leves e mais justos, usar o moletom como se fosse uma malha ou camiseta, sem mais nada por baixo, tornou-se comum. Neste caso os acessórios são responsáveis pelo toque de estilo, então escolha com capricho e imponha sua personalidade. Mas cuidado com os quilinhos a mais, a peça pode marcar demais os pneuzinhos ou a barriga saliente.

…….

2 – Moletom e calça de alfaiataria

moletom_calca_alfaiataria_01A mistura da alfaiataria com a simplicidade do moletom gera um contraste interessante que funciona muito bem para quem gosta de algo despojado, mas com um certo grau de sofisticação. Para não errar, escolha sempre uma peça neutra e outra colorida, o look fica comportado sem parecer tedioso. O calçado também conta: tênis são ótimos para passeios ao ar livre, já sapatos casuais combinam com um programa divertido com os amigos.

…….

3 – Moletom com calça de sarja ou chino

moletom_calca_sarja_chino-04É a combinação que une duas peças confortáveis e simples, agradando quem gosta de um visual discreto com um toque jovem. Mas também dá para radicalizar e juntar cores fortes para algo mais chamativo, dependendo apenas do seu gosto. Barras dobradas podem ser usadas em dias de meia estação, mas uma meia colorida pode dar um toque de cor divertido, principalmente se combinada com um sapato casual, já para usar com tênis pode soar exagerada. Mochilas de lona e couro e bolsas carteiro complementam bem o look que também funciona para um programa com os amigos em locais despojados.

…….

4 – Blusa de moletom com camisa e gravata

moletom_calca_camisa_gravataModelos neutros e com bom acabamento fazem looks mais alinhados com camisa e gravata. Aqui novamente fica a dica de sobrepor uma blusa neutra com uma camisa colorida ou mesmo uma camisa branca usando a gravata para criar o destaque colorido. A calça pode ser de alfaiataria, acompanhando um sapato social, jeans e sarja ficam bem com um sapato de camurça e desse jeito o look até pode ir para o trabalho, apenas certifique-se que o ambiente comporta esse tipo de indumentária.

…….

5 – Moletom compondo camadas

moletom_calca_camadasQuem curte criar combos complexos sobrepondo várias peças de roupa pode usar o moletom como uma camada intermediária entre o casaco ou blazer e camisas, camisetas e o que mais der na telha. Se o modelo escolhido for liso, dê destaque ao colarinho, usando camisas com algum tipo de padrão; se for de mescla ou estampado, opte por algo mais contido para não juntar informação demais. Isso também vale para os acessórios, nesse cenário quanto mais discretos melhor.

…….

6 – Moletom no look navy

moletom_calca_navyOs adeptos do visual navy, ou seja, uma composição que usa peças com inspiração ou elementos que lembram o universo náutico, pode lançar mão dos moletons com listras marinho combinados com calças de linho brancas, marinho ou até vinho. Nos pés ficam bem os tradicionais docksides (guarde as sandálias para a praia o beira da piscina), nos braços pulseiras com âncoras, cordas e cabos náuticos. Essa mistura merece atenção, se ficar com muita cara de litoral não deve ser usada na cidade, vai parecer que você errou o caminho do mar.

…….

6 – Blusa de moletom sob o casacomoletom_calca_casaco

Casacos geralmente dão um ar austero e elegante, mas é possível adicionar uma blusa de moletom básica e deixar o visual ligeiramente descontraído. Se ainda assim você quiser impor um tom mais sério não abra mão da camisa por baixo do suéter, o mesmo vale para o calçado, um sapato social vai manter o look alinhado (arriscando até usar no trabalho), um tênis vai deixar tudo mais relax e ideal para passeio.

…….

7 – Moletom com bermuda

moletom_canguru_bermudaO encontro entre duas peças feitas para condições climáticas diferentes pode se sair bem, pois ambas são completamente casuais e jovens, criando uma indumentária ideal para meia estação, ou para aqueles dias em que o tempo não se decide. Esquentou? Amarre o moletom na cintura! Esfriou? Vista a blusa novamente, não tem escapatória. Essa combinação é ideal para quem pratica algum esporte urbano que necessita de liberdade de movimentos, como o skate por exemplo.

…….

8 – Moletom com costume

moletom_basico_terno_costumePara conseguir um look bacana misturando o costume (paletó e calça de alfaiataria) com o suéter de moletom é necessário encarar o traje social de uma maneira totalmente casual e usá-lo com a mesma atitude de quem está de jeans e camiseta para, claro, frequentar locais tão descolados quanto o conjunto de roupas que você está vestindo. O calçado aqui é livre: o tênis deixa ainda mais moderno e o sapato é mais sério, mas quem está ligando? Você está de moletom, oras! : P

…….

9 – O moletom com blazermoletom_basico_blazer

Existem várias maneiras de usar o moletom com blazer (em outro post daremos algumas sugestões), mas sempre existe a opção mais básica e neutra da blusa de mescla sobreposta por uma peça marinho ou preta, acompanhada por um jeans e um calçado bacana como uma bota ou coturno, mas nada te impede de usar um moletom com uma cor forte ou inserir uma calça color para deixar o combo mais vivo e atraente, apenas tome o costumeiro cuidado com exageros.

…….

Se você ainda precisa de inspiração para se convencer a usar o moletom no dia a dia, talvez a encontre na galeria de fotos abaixo:

Fica a dica:

A estampa também é outro fator que pode pesar na hora de compor o look. As muito chamativas podem poluir; as discretas são mais fáceis de combinar, pois não interferem tanto no visual; o moletom liso é uma mão na roda, já que a estampa também influencia o tom visual, as muito divertidas não são para todas as ocasiões e as colegiais podem não ser adequadas para seu estilo ou idade. Outra boa escolha são as discretas com grafismos geométricos ou algo similar, este tipo geralmente interfere menos no resultado final, facilitando a composição.

Leia também:

Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “A Volta do Moletom a Moda Masculina e Dicas de Como Usá-lo”

  1. Rafael says:

    quem nao gosta de um moletom né?! rs
    tão quentinho, tao gostoso, tao conforto ..

    na parte que vc diz sobre “moletom com capuz (de duas cores hahaha) sobreposta por um blazer, casaco, jaqueta jeans .. nossa usei muito pra ir pra faculdade de manha 😀

    ótimas imagens, post explicativo… esse blog é de utilidade publica sabia

Deixe um comentário