12 Dicas Para Saber a Hora de Aposentar Aquela Roupa Surrada

0

Tão importante quanto comprar uma roupa de boa qualidade e caimento é saber quando aposentar aquela peça com aparência surrada, que já teve seus dias de glória, mas que agora está dando um “downgrade” no seu visual e, pior, talvez você nem esteja notando que isso está acontecendo!

Depois que passei a dar aulas de estilo masculino vasculhei algumas dezenas de guarda-roupas de alunos – parte do processo e consultoria que vem embutido no curso – e notei o quanto vamos deixando as roupas lá, seja por apego a peça, por preguiça de organizar  armário ou simplesmente por não notar que o tempo dela já passou.

Todo mundo tem um ou até muitos itens guardados que deveriam, no mínimo, servir de indumentária para o dia de limpeza ou para dormir, mas estão lá, na linha de frente, algumas vezes usados em momentos que pedem algo bem melhor.

12 Dicas Para Saber a Hora de Aposentar Aquela Roupa Surrada

O que você deve observar?

Como saber se chegou a hora de doar aquela camiseta do coração? Fique atento para um (ou mais de um) desses sinais:

1 – Tecidos desbotados demais

A roupa vai perdendo cor, perdendo cor, até que um dia a camiseta preta virou cinza batido, o marrom virou um bege doente, então chegou a hora de parar de usar essas peças em público!

…….

2 – Tecidos esfiapados

Sabe quando o tecido envelhece com o uso e começa a ficar meio felpudo, porque as fibras estão se soltado e não param no lugar? É mais um indício visual que grita roupa velha de longe, melhor aposentar!

Isso também vale para os tricôs de lã acrílica que hoje são mais bolinhas do que tecido!

…….

3 – Roupas com pequenos rasgos

Sabe aquele rasguinho que você acha que ninghuém vê? Na verdade muita gente está vendo e isso está queimando seu filme. Em alguns casos é possível reformar a roupa ou simplesmente reparar, mas tem casos em que o melhor é tirar a peça da área de visão do grande público, se é que você me entende.

…….

4 – Puídos nas golas e extremidades

As golas das camisetas e camisas costumam desgastar por causa do contato com o pescoço, ou mesmo na hora da passagem da cabeça, outra marca da roupa que já passou de seus tempos de glória, o mesmo vale para aqueles pequenos puídos na barra da camiseta ou nas mangas.

…….

5 – Tecido sem viço

Muitos tecidos quando novos tem uma aparência bonita e imponente, mas o tempo e o uso podem ser terríveis com esse tipo de material, em poucos anos eles podem passar do luxo ao lixo e se você não nota a decadência do tecido acaba usando uma roupa prejudica seu visual sem nem saber. Cuidado!

…….

6 – Costuras soltando

Aqueles fiapos de costura ou um forro com tecido solto tem grande potencial de deixar sua roupa com um certo tom de desleixo, em certos casos há salvação, basta levar em um serviço de costura competente, em outros só resta a aposentadoria para a peça, infelizmente.

…….

7 – Roupa queimada pelo sol

Sabemos que o sol pode interagir de maneira ruim com as tinturas têxteis, deixando o item com visual esquisito, tipo o FIAT 147 azul marinho que ficava com a carroceria roxa nos locais em que recebia os raios solares com maior frequência.

Tem salvação? Tem, o tingimento! Mas a roupa tem que valer a pena, dependendo da idade e do estado da peça o melhor é fazer uma doação.

…….

8 – Manchas nas axilas

São um dos maiores males que acometem as camisetas brancas de algodão, geralmente aquelas que a gente gosta mais, que é para ficar bem traumatizado. Há quem finja que não é nada, mas não é bonito sair na rua com aquelas rodelas amarelas no sovaco! Vá comprar uma camiseta nova!

…….

9 – Itens que perderam a modelagem

Malhas podem sofrer muita deformação com o uso ou por estarem guardadas de maneira incorreta, pois esse tipo de roupa não deve ficar em cabide e sim dobrada em uma gaveta ou prateleira. Casacos de lã sintética também podem passar pelo mesmo problema, principalmente se o material e o acabamento não são dos melhores.

Lembre-se: roupa torta faz parecer que seu corpo é torto! Quem quer isso?

…….

10 – Calçados muito surrados

Na teoria qualquer calçado pode ser reformado, mas aí surgem duas questões: você conhece um sapateiro habilidoso o suficiente para trazê-los de volta a glória? O custo desse serviço compensará?

Sapatos são o elemento que mais pode prejudicar um look perfeito, você até pode estar de terno com uma gravata de poliéster ou um a camisa ligeiramente barata e ainda parecer elegante, mas um sapato detonado não dá, acaba com seu estilo.

…….

11 – Meias furadas, esgarçadas e manchadas

Uma meia furada em local não visível ainda pode te machucar e te deixar desconfortável, elásticos esgarçados dão um visual desleixado e manchas sugerem sujeira, mesmo que sejam marcas do tempo. Então não tem muita desculpa, se o furo é pequeno dá at;e para costurar, mas qualquer outro item dá lista não é negociável.

…….

12 – Roupas com cheiro esquisito

Alguma roupa pegou cheiro ruim e você não consegue tirar? Chegou a hora de se livrar dela! Não adianta tentar disfarçar, você acha que consegue, mas as pessoas a sua volta sabem (e sentem!) que não. Jogue a toalha, mesmo que seja aquela jaqueta de estimação, sinto muito, mas é a atitude certa!

…….

Nota final

é claro que algumas pessoas podem estar usando roupas desse tipo por estarem em dificuldades financeiras, mas se você tem condições de adquirir uma peça nova ou tem outros itens no guarda-roupas que podem substituir, o melhor é não prejudicar seu visual por apego ou preguiça de dar uma geral no guarda-roupas.

Deixe uma resposta