Qual é a Diferença Entre Blazer e Paletó

12/06/2013 45 Comentários por

blazer_paleto_qual_diferenca_1

Quando o comandante da fragata H.M.S. Blazer encomendou um paletó de sarja marinho com botões de metal dourados que servisse de uniforme para seus subordinados e impressionasse a rainha Victoria durante sua visita de inspeção no distante ano de 1837, ele não imaginava que estaria criando a base para o guarda roupa masculino moderno.

Hoje o blazer funciona para qualquer ocasião, formal ou casual, combinando com peças diversas, abrindo todo um leque de opções para a criação de looks em qualquer época do ano. Portanto não é por acaso que nós falamos tanto sobre ele aqui.

blazer_paleto_qual_diferenca_2

Mas é comum ouvir falar em paletó e blazer e, afinal, existe alguma diferença entre os dois?

Se você espera uma resposta rebuscada, cheia de regras e detalhes que permitem a diferenciação das peças, assim como quem identifica se uma cobra inofensiva ou peçonhenta, sinto desapontá-lo! A única diferença que podemos apontar é que o blazer é uma peça solta, não faz parte de um traje completo, já o paletó faz combinação com uma calça na mesma cor e tecido e, por vezes, também tem um colete como parceiro. Contudo, muitos acabaram generalizando e é comum ouvir a parte de cima do traje social ser chamada de blazer, tornando-se algo aceito em qualquer lugar, assim como terno acabou servindo para designar o costume, ou seja, o traje com apenas duas peças.

Resumindo:

O blazer é uma peça casual que pode surgir em diversos tecidos e materiais, como sarja, linho, veludo, moletom e até nylon, aceitando as combinações mais diversas. Já o paletó, por fazer parte do terno, fica limitado a tecidos como a lã fria, lã tropical, rami, linho ou o poliéster, ficando reservado a combinações mais sóbrias com camisa e gravata na maioria das vezes. Ou seja, ambos são idênticos no que diz respeito ao design, mas o blazer possui maior variedade de opções por não estar preso aos tecidos típicos da alfaiataria.

Em breve falaremos mais sobre o blazer e seu uso e aplicações no dia a dia, seja para trabalho ou passeio.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

45 Responses to “Qual é a Diferença Entre Blazer e Paletó”

  1. Fernando Pujaico Rivera says:

    Lei emocionado o post. mas fiquei meio inconforme.
    Sento que vc nao falou nada, so falou como se usa um o outro, e nao como diferenciar na hora da compra.
    “E possivel que alguem venda pra gente um terno completo, por um blazer com calça de graca”. Acho olhar o tipo de tecido nao he uma boa dica, porque o tecido depende do clima.

    • Ricardo says:

      Fernando,
      sim, a resposta está dada, veja abaixo:
      “Se você espera uma resposta rebuscada, cheia de regras e detalhes que permitem a diferenciação das peças, assim como quem identifica se uma cobra inofensiva ou peçonhenta, sinto em desapontá-lo! A única diferença que podemos apontar é que o blazer é uma peça solta, não faz parte de um traje completo, já o paletó faz combinação com uma calça na mesma cor e tecido e, por vezes, também tem um colete como parceiro.”

      Em resumo: blazer e paletó são, hoje, a mesma coisa! Em 1837 ele era um casaco em sarja com botões em metal dourado, o tempo se encarregou de acabar com essas diferenças, simplificando tudo.

      A observação sobre o tecido é um fato, pois além de ser produzido com os mesmos materiais do paletó, o blazer ainda pode ser em sarja, moletom, nylon, veludo, entre outros materiais, mas acredito que raramente veremos alguém usando um costume inteiramente em sarja, não é?

      No restante, os dois, blazer e paletó, são iguais, seja no tamanho da lapela, mangas, número de botões, etc. Até pouco tempo atrás existiam os blazers cropped, que eram mais curtos, atualmente, nem isso, já existem diversas grifes criando ternos com o paletó mais curto.

      Outra coisa, de onde você tirou a frase “E possivel que alguem venda pra gente um terno completo, por um blazer com calça de graca”? Só use aspas quando mostrar uma citação do texto, como eu fiz acima, em momento algum eu afirmei que podemos comprar um blazer e ganhar a calça de graça, um terno custa muito mais do que um blazer e em outros posts já recomendei usar sempre o paletó junto com o restante de terno, pois seu uso a parte desgasta a peça tornando seu tecido diferente do restante do traje.

      Recomendo uma leitura mais atenta do texto nas próximas vezes.

      Abs.

  2. Fernando Pujaico Rivera says:

    Entendi o que me falou fico mais tranquilo, o de as aspas era um comentario que me fez um vendedor, que se compraba um blazer daba pra mim de graça uma calça. entao pensei nao sera que me quer vender um terno. Mas ja ficou claro as difernças entre paleto en blazer, obrigado por responder.

  3. Elson says:

    Em relação a Blazer , qual a cor que mais combina com quase todas as roupas , O Marrom esta entre as mesmas?

    • Ricardo says:

      Elson,
      marinho, preto e cinza são as cores mais versáteis para blazers, o verde e marrom também funcionam bem, principalmente este último que faz um bom contraponto com jeans escuro, mesmo que tenha alguma lavagem mais clara. Uma boa dica é antes de escolher a cor do blazer dar uma olhada nos tons que predominam em seu guarda roupa, pode ser que você não se sinta a vontade de usá-los com um blazer marrom, então seria mais inteligente escolher outra cor.
      Abs.

  4. Vinicius Lemos says:

    Usar um blazer de cor clara a noite é correto, ou de preferencia usar no período do dia?

    • Ricardo says:

      Vinicius, a preferência é que seja usado de dia, porém um cinza pode ser admitido para uso noturno, então lembre-se: quanto mais claro, mais casual ele parecerá, portanto certifique-se que a ocasião comporta algo assim.
      Abs.

  5. Vinícius says:

    Dá para usar um blazer preto em um casamento?

  6. Alex says:

    Ola Ricardo
    Nao é correto eu usar paletó de uma cor, e uma calca um pouco diferente? Nao sendo do mesmo traje?

    Obrigado

    • Ricardo says:

      Alex,
      muita gente usa, mas eu não sou muito fã. A verdade é que o blazer foi feito para ser usado desta maneira, pois sempre foi uma peça comprada a parte, enquanto o paletó faz parte do terno ou costume, mas também é bom lembrar que tratava-se de uma peça um pouco diferente, com botões de metal dourados (abotoamento duplo) e tecido marinho, usado, geralmente, com uma calça mais clara. O que nós chamamos de blazer, com tecido em lã fria ou poliviscose, com apenas dois botões e diversas cores, era (ou é) chamado de sports jacket nos EUA.

      Se você der uma olhada no Lookbook.nu, Pinterest ou Tumblr vai encontrar muitas fotos de homens se vestindo assim, mas requer uma certa habilidade para ficar bacana, tem que cuidar do caimento de ambas as peças, seu tecido e harmonizar o estilo entre elas, é bem mais fácil combinar com uma calça de jeans ou sarja.

      Abs.

  7. Genival Camilo says:

    Eu gostei de ouvir as esplicacoes sobre a diferencia entre blezer e paletó que quase não existem, exceto o tipo de tecido, eu queria saber mais sobre essas digerencias mais concleto, pos não sou muito informado sobre moda. Obg.

  8. Haroldo haroldo says:

    Trocando em Miúdos: Um Paletó pode vir a ser um Blazer…mas, jamais o “Solitário” do Blazer ganhará o status de um Paletó!

  9. Juliano says:

    Ricardo em primeiro lugar parabéns pelo blog!
    No livre do falecido consultor de moda e cineasta Fernando De Barros, ele afirma categoricamente que blazer é somente a peça azul marinho com botões dourados. Todos os demais seriam paletós, jaquetões e afins. Você acha que esta é uma proposição ultrapassada? Que seria algo como nadar contra a correnteza? Algo como querer que as pessoas chamem de Champanhe só os vinhos espumantes produzidos na província de Champagne?
    Blazer então teria “caído na boca do povo” e ser diferente é ser blasé?

    • Ricardo says:

      Olá Juliano,
      realmente Fernando de Barros está correto, mas como a moda está em constante movimento, muitos dos conceitos e nomenclaturas antigas acabam perdendo seu sentido original, assim foi com o terno que mesmo sem a terceira peça ainda é chamado de terno, mas o correto seria costume. Mas existem coisas inaceitáveis, como o pessoal que chama o traje social de paletó, seria o mesmo de chamar um macacão de camisa ou vice-versa.

      Acho que nessa altura do campeonato tentar fazer com que as pessoas mudem a maneira de se referir a essa roupa seria complicado e desnecessário e é bom lembrar que nem mesmo o terno mantém suas características originais do século XVIII.

      Abs.

  10. José says:

    Estou estudando a ideia de mudar de estilo, ou melhor, de vestimentas. Para isso estou pesquisando a respeito dos trajes mais social. Esses comentários ajudaram-me bastante.

  11. Leonardo says:

    Ricardo, tenho um casamento para ir e estou na dúvida. To pensando em calça sarja, camisa social e um ( blazer/paletó). É um bom traje?

  12. Henrique says:

    Boa tarde Ricardo. Minha pergunta não é exatamente sobre Blazer ou Paleto, mas está linkado.
    Como eu, a maioria que está começando tem apenas um costume praticamente preto, só com umas riscas cinza escuro de detalhes. Pretendo comprar um relogio mais adequado para usar em situações mais formais. A roupa é simples, sempre o mesmo costume preto, com sapatos pretos. Eu poderia usar um relógio de couro marrom ou teria de ser couro preto?
    E se eu for sair casualmente com sapato casual marrom, e camisa social por exemplo, apenas, poderia usar o relogio de couro preto?
    Obrigado pelas sugestões.

    • Ricardo says:

      Henrique,
      o costume preto deve ser usado com sapatos também pretos, combinando com o cinto, então o relógio com pulseira de couro deve ser preto também. Para combos casuais a regra não é tão rígida, atualmente a tendência é descombinar, mas há quem prefira sair com tudo perfeitamente harmônico, neste vaso vai do gosto de cada um. Eu não me preocupo em combinar o relógio quando saio com um jeans, sapato casual e camisa, mas combino o cinto com o calçado em 90% das vezes.
      Abs.

  13. Nei dias says:

    Ricardo! boa noite
    Estou com uma duvida, gosto de cores mais vivas, em julho tenho uma festa de 15 anos da minha sobrinha para ir, estou pensando em confeccionar esta camisa social ajustada ao corpo e mais curta,(na altura dos Bolsos) com gola de padre, na cor vermelho carmesim e vou usa-la com calça Jeans, então entra minha dúvida: fica legal, usa-la com o blazer e um sapatênis, ou sapato social .

  14. Nei dias says:

    Boa Noite, Obrigado Ricardo pela dica!

  15. Jorge Ribeiro says:

    Olá Ricardo boa nhoite!

    Blaser escuro e calça clara, ou blaser claro e calça escura?

    E como usar um smoking, que mandei tirar as partes brilhantes e manter com o mesmo tecido toda a peça?

  16. Jorge Ribeiro says:

    Grato Ricardo;

    A resposta foi bastante clara e resolveu minha dúvida.

    Vou usar o smoking, com a calça da mesma cor, sem gravata ou com a gravata tradicional e uma camisa que quebre um pouco a formalidade, tipo listas etc.

    Abraços.

  17. Lora says:

    Bom dia, iremos casar as 15hs, meu marido escolheu uma calça verde bem escuro e um blazer com listras finas branca e cinza, q no ginal parece todo cinza. 1ª pergunta, ele pode usar essa roupa para o casamento? Meu vestido é curto mesmo. 2ª pergunta, nosso filho será pajem, tem que ir igual ao pai? Ou pode ir de jeans escuro e blazer preto ou cinza??

    • Ricardo says:

      Lora,
      sendo o noivo um dos donos da festa é comum que ele escolha o traje que mais o agrade, mas ainda assim é preciso que a escolha seja feita levando em consideração as roupas usadas pelos convidados e vice-versa, não adianta estar vestido de uma maneira informal e cobrar traje social completo do restante das pessoas, então é de bom tom comunicar o dress code no convite.

      Quanto ao pajem, não há necessidade que ele vá vestido igual ao noivo. Ele pode ir com um blazer marinho e uma calça cáqui, por exemplo.

      Abs e boa festa!

  18. joao says:

    Ricardo

    seus posts são ótimos, parabéns, mas me permita dizer que esse post sobre blazer ficou superficial, você ficou muito em cima do muro! foi como o colega disse, vc não respondeu o básico: exemplo: entro na loja e digo que preciso de um blazer e que não quero um costume. O vendedor pega um na loja e diz que é um blazer,,,como faço para saber se não seria um costume que ele tirou a calça para não perder a venda (já que o vendedor sabia que não quero um costume)?. Esse deveria ser seu foco no post, quem não lê seus posts vai pensar que vc não sabe a diferença de blazer e paletó e deu uma enrolada e ficou na zona de conforto (mas eu sei que seu conhecimento é grande). Sugiro um novo post porque acredito que nem a sua explicação no fundo te convenceu. Continue com seu excelente trabalho! abraço joao

    • Ricardo says:

      João,
      a explicação está correta e completa, o blazer nada mais é do um paletó separado do terno. Lapelas, botões (ok, o paletó pode ter 3 e blazer não, mas até isso é discutível atualmente), bolsos, forro, comprimento, praticamente tudo é igual.

      Você falou sobre o vendedor te oferecer um paletó separado do terno? Pois bem, a Zara é uma das lojas que vendem as peças do costume separadas, se você quiser só a parte de cima para usá-la com jeans ou mesmo uma calça de alfaiataria de outra cor, não há problema, as vezes eu mesmo compro dessa maneira. Algumas outras lojas nunca vendem a peça separada, pois elas não querem ficar com calças avulsas, e mesmo se quisessem te vender só o paletó do terno, não tem como, o traje tem apenas um código de barras com o preço cheio que não permite desmembramentos.

      Não costumo escrever posts com um conteúdo que não me convença, se publico alguma coisa aqui é porque pesquisei a respeito e encontrei a melhor maneira de passar a informação para o leitor. Sei que muita gente queria uma receita para diferenciar o blazer do paletó, mas no fim das contas tudo se resume a maneira como você usa a peça.

      Abs.

  19. FABIO APARECIDO VASCONCELOS says:

    Posso usa um paleto preto com camiseta branca por baixo e calça slim preta ?

  20. Mario says:

    Falou falou e não fez a diferenciação correta

  21. Ayslan says:

    Ricardo boa noite posso usar um paletó com calça Jens e uma camisa branca sem gravata,e a cor do sapato,deve ser Preto ou marrom .e para um jantar traje Sporting fino

    • Ricardo says:

      Ô Ayslan, precisa melhorar essa pontuação, meu filho!

      Vamos ver se eu entendi…

      Você vai de jeans e camisa branca com um paletó por cima, mas quer saber a cor do sapato. É isso?

      Pode ser preto ou marrom, mas se o ambiente for muito chique sempre aconselho o preto, que é um pouco mais formal.

      Só para avisar: o traje que você descreveu é o esporte, o esporte fino consiste em terno + camisa, mas sem gravata. Alguns lugares aceitam o jeans no lugar da calça social, mas se você puder se informar a respeito, melhor.

      Abs.

  22. Pablo says:

    Boa tarde Ricardo.
    Eu irei em um baile de formatura na qual possivelmente terei que dançar com a minha prima, o traje sugerido e social ou esporte fino, estou pensando no esporte fino uma calça jeans uma camisa social preta e um blazer com um sapato social marrom e um relógio de couro tbm marrom.
    O que vc sugere?

    • Ricardo says:

      Oi Pablo,
      se a gente levar ao pé da letra, o traje esporte fino é composto por terno e camisa sem gravata, ou seja um traje social mais descontraído, esse que você descreveu é (tradicionalmente) um traje esporte, mas no Brasil o pessoal deu um ar mais casual ao traje e acabou ficando por isso mesmo.

      Desse traje que você mencionou, eu trocaria a camisa preta, não é uma peça muito apropriada para festas e pode deixar o look um pouco “pesado”, experimente uma cor mais clara.

      Abs.

  23. Luiz says:

    Olá quero saber se posso usar blazer preto com calça de brim preta e camisa preta?

  24. Fernand says:

    Boa noite. Comprei um terno preto (paletó + calça) ontem. Tenho uma jantar de bodas de prata para ir no final de semana, gostaria de saber se eu posso usar o paletó preto com uma calça de sarja, já que não tenho um blazer?
    A minha dúvida é essa, posso usar o paletó ou esse paletó só pode ser acompanhado da calça que o acompanha no terno?

    • Ricardo says:

      Fernand,
      se o paletó é de dois botões ele pode sr usado como blazer eventualmente, só tente não fazer disso um hábito muito recorrente, pois o tecido pode se desgastar e começar a dar diferença com a calça, fazendo parecer que as duas peças não pertencem ao mesmo traje.

      Abs.

Deixe um comentário