Tipos de Xadrez: Tartan

2

O xadrez tartan, mais conhecido por ser o padrão presente nos kilts escoceses, tem sua origem na Escócia no século III a.C., mas os highlanders só passaram a usá-lo mesmo no saiote por volta de 1.730. Apenas no final século XIX o tartan passou a identificar as famílias escocesas, época em que a tecnologia tornou possível a produção de xadrezes mais complexos. Ainda hoje os tartans Royal Stewart e Black Watch servem como insígnias da Rainha Elizabeth II e 3º Batalhão do Regimento Real da Escócia, respectivamente.

Nos anos 70 o tartan foi adotado pela tribo punk e até hoje carrega consigo uma aura mais rocker, integrando grande parte das coleções que se inspiram nesse estilo musical.


Na moda masculina o xadrez tartan aparece frequentemente em diversas peças de vestuário como camisas, cachecóis, gravatas e meias, entretanto, por ser um padrão tipicamente europeu, no Brasil ainda não se encontra tão difundido quanto o xadrez madras, por exemplo. Fora de nosso país blazers, casacos, chapéus, tênis, bolsas e calças são mais comuns.

Veja mais exemplos na galeria abaixo:


2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo. Tudo bem?
    Poderia me ajudar, por favor?
    São raras as estampas que eu não gosto muito, como camuflado, por exemplo, mas praticamente todas as que você apresenta aqui no site eu saio em busca depois… Mas algumas são um pouco difíceis de reconhecer.
    Você poderia me dizer se alguma dessas duas camisas de flanela são xadrez tartan?

    https://www.zara.com/es/es/camisa-franela-cuadros-p06608407.html?v1=10936456&v2=1262990

    https://www.zara.com/es/es/camisa-franela-cuadros-p06608408.html?v1=12418947&v2=1262990

    Obrigado.
    Abraço.

Deixe uma resposta